19
mar
2024

Professores aprovados em concurso público denunciam demora na convocação em Paço do Lumiar

Pelo Jornalista Domingos Costa

Os professores aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar em 2023, na área da educação, denunciam demora na convocação para assumirem seus cargos. Enquanto isso, pais de alunos reclamam do atraso das aulas da rede de ensino público municipal em diversas escolas.

No final do ano de 2023, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), obrigou a prefeitura a realizar concurso público e exonerar os servidores temporários na área da educação. Apesar do certame, apenas uma parte dos aprovados tomou posse.

Conforme relatado por alguns dos aprovados, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Paço do Lumiar enfrenta um déficit de professores, tornando a convocação dos demais aprovados uma necessidade urgente para suprir essa escassez. Mesmo diante dessa realidade, há relatos de que a quantidade de vagas oferecidas no concurso é insuficiente para alguns cargos, devido à alta demanda por profissionais qualificados na área da educação.

Responsabilidade

Uma pessoa, que prefere não ser identificada, entrou em contato com o Blog do Domingos Costa, relatando que contactou SEMED, a qual joga a responsabilidade da convocação para a Procuradoria Geral do Município. “Ambos se eximem da responsabilidade, passando a bola um para o outro. Chegamos a ouvir até mesmo que não há necessidade de profissionais, o que parece uma brincadeira”, diz.

“Procuramos a SEMED e não obtivemos respostas. O Ministério Público tem acumulado pilhas e pilhas de denúncias sobre a situação, mas não vemos nenhuma providência sendo tomada”, completa.

A mesma pessoa também expressa preocupação pois, de forma extraoficial, souberam que a prefeitura pretende realizar uma chamada do seletivo para suprir as vagas dos professores que estão afastados. Já as vagas que estão em aberto de professores que eram efetivos terão que aguardar uma nova convocação. A última convocação do concurso foi feita em 31 de janeiro, há quase dois meses.

Preocupação

Quem sofre com a falta de professores em sala de aula são os estudantes da rede pública. O ano letivo deveria ter sido iniciado há um mês, mas até o momento não há pronunciamento do poder executivo municipal sobre a situação, deixando pais e responsáveis de alunos revoltados.

A demora na convocação dos professores aprovados pode resultar em salas de aula com falta de pessoal qualificado, o que afeta diretamente a aprendizagem dos alunos e pode comprometer o desenvolvimento educacional ao longo do ano letivo. Além disso, a comunidade escolar pode enfrentar desafios adicionais devido à incerteza sobre quando as aulas começarão e como o calendário escolar será ajustado para compensar o atraso.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!