jul
2015
Apego com políticos do médio mearim, compromete postura do juiz Marco Adriano
Postura comprometedora do juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras, extrapola o campo institucional, notadamente mostra que possui sentimento de afeição e simpatia excessiva pelos prefeito de Pedreiras e Trizidela do Vale.

Juiz mostra profunda intimidade com prefeitos do interior do maranhão…
Como classificar a atitude de um juiz que decide participar ações promocionais de uma prefeitura; Que gosta de visitar familiares do prefeito e que mesmo sem possuir nenhum grau de parentesco demostra profunda intimidade familiar com o gestor de uma cidade?
As respostas para essas indagações podem ser dadas pelo juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, titular da 1ª Vara de Pedreiras, que também compõem a comarca dos município de Lima Campos e Trizidela do Vale.
O magistrado vem adotando comportamento publico revelador que tem chamado atenção da sociedade daquela região. No mínimo deplorável as posições tomadas pelo Juiz. Se não, vejamos:
Com o prefeito de Trizidela
Na última sexta-feira (17), conforme publicação do blog do Carlinhos (VEJA) uma caminhada marcou oficialmente o encerramento de um programa de ações promocionais da prefeitura de Trizidela do Vale, na localidade conhecida como Baixada.
As ações promovidas pelo Prefeito Fred Maia(PMDB) com recursos próprios teve até trio elétrico pelas ruas, algo muito parecido como uma caminhada de campanha em período eleitoral.

Na frente do trio elétrico e ao lado do prefeito, juiz liderou a passeata do’Meu Bairro Melhor’ em Trizidela.
Acreditem, pasmem! Pois lá estava o “honorífico” Marco Adriano, atuando como se fosse um dos secretários do Prefeito, que também os rodeavam. O juiz logo ganhou posição de destaque e fez questão de posar com Fred Maia na frente da ato político da prefeitura.
Até agora aguço minha curiosidade: O que realmente o dr. Marco fazia ali? Não deveria agir com imparcial? Onde ficou o princípio da impessoalidade? Esse é o papel de um Juiz? Qual a relação da referida ação da prefeitura com o judiciário?
O mais intrigante é que nas próximas semanas, o magistrado deve analisar farta documentação apresentada pelo “Movimento Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão” ao Ministério Público, que aponta atos de improbidade administrativa do Prefeito de Trizidela.
Mensagem de WhatsApp

Médico casado com a sobrinha do prefeito, diz abertamente que recebeu a “ilustre” visita do Juiz.
E se participar de ato promocionais do executivo já é comprometedor, imagina visitar familiares do Prefeito. Foi o que fez o Juiz, desta vez, ao marido da sobrinha do chefe do executivo do município de Pedreiras, Francisco Antonio Fernandes da Silva, o Totonho Chicote (PRB).
Em mensagem publicada num grupo de WhatsApp, o médico Antomar Almeida Fernandes, casado com a sobrinha do prefeito Totonho (Ana Clara), revela a uma pessoa que reclama da dificuldade de falar com ele, a estreita amizade que possui com o titular da 1ª Vara de Pedreiras: “Foram muitas cirurgias hoje to bastante cansado, mais estou aqui em casa com o Chicote [Chico seu sogro] e a visita ilustre do Dr. Marcos Adriano [o juiz]. Mas com certeza vamos nos encontrar pra colocar os assuntos em dia”, escreveu.
Qual dos dois atos do magistrado demonstra maior apego, ou seja, que ele tem um lado: O primeiro ou o segundo? A bem da verdade, ambas evidenciam a que ponto chegou o judiciário maranhense.
No velório de Antônio Chicote
Outra prova da ligação quase que umbilical com os políticos locais, aconteceu no último dia 24 de junho, quando o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca passou praticamente todo o velório do senhor Antônio Chicote, 88 anos, ao lado do filho do falecido – prefeito de Pedreiras Totonho Chicote -.
Lentidão para decidir
Causa estranheza na população de Pedreiras, a demora para o juiz decidir pelo afastamento do Prefeito Tonho. Pois, há elementos suficientes segundo Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa de autoria da doutora Sandra Soares de Pontes, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras.
Na ação, com base no inquérito civil nº 03/2014, a promotora de justiça requer o afastamento do prefeito, devido a ilegalidades em processos licitatórios realizados pela Prefeitura no ano de 2013.
Até agora o juiz mantém-se inerte e os moradores já se movimentam para realizar manifesto sobre o caso.
O blog tentou insistentemente contato com o magistrado mas as ligações não foram atendidas.
A minha pergunta é para corregedoria geral da justiça do maranhão:
Como é que o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras. Vai jugar o magistrado deve jugar farta documentação apresentado pelo “Movimento Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão” ao Ministério Público, que aponta atos de improbidade administrativa do Prefeito de Trizidela.
Como deves jugar também a ação civil pública, contra o prefeito de Trizidela sobre o concurso público “que o prefeito seja obrigado a fazer o concurso 211 vagas”. Encaminhado pelo ministério público de pedreiras pela promotora titular Sandra Soares pontes. Encaminha para o juiz desde janeiro de 2015, engavetado na mesa do juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, até agora nada de julgamento.
Assim o Prefeito Fred Maia canta de galo em cima dos poder judiciário da comarca de pedreiras MA.
Mantando na prefeitura mais 1000 contratos ilegal como diz a constituição de 88 em seu artigo 37.
Aonde o juiz era para ser o defensor da constituição esta sendo cumprisse do prefeito Fred Maia.
Ainda sai propagando campanha politica do gestor de Trizidela do Vale MA. Como relata o blog.
Corregedoria geral da justiça à população de Trizidela do Vale quer o poder judiciário atuante.
Isso é uma atitude de falta de respeito. Esse juiz tem que ser transferido imediatamente e ainda responder processo administrativo do CNJ. Vamos tambem levar ao conhecimento da Justiça uma Advogada parente do Juiz e ainda um Assessor do Juiz pago pela prefeitura de Trizidela do Vale, sera troca de favores tanta regalia??? Ou mera coincidência ???
Juiz sério e competente. por onde passou deixou um trabalho reconhecido e digno, Essa postagem me parece coisa de quem tem a dever e está com medo da caneta do Doutor.
Tbm Acho Andrea, coisa de quem nao Tem o que fazer, o Marco Adriano competentissimo, afinal nao chegou onde chegou se nao o Fosse, se um dia voce tiver provas do que esta falando bloguerozinho desocupado Ai Tera moral para falar alguma coisa, denuncia idiota e sem fundamento.. Vai procurar o que fazer
Sem fundamento??? Estão enganados! Fundamentei o post, e bem fundamentado. Quem deve explicação agora é o juiz.
Domingos, nunca ouvi um comentário negativo do referido magistrado. Aliás, o que ouvi é que o mesmo é muito firme e aplica a lei doa a quem doer. Estranho terem lhe dito isso. Reavalie essa fonte, pois acho que estão querendo desmoralizar seu trabalho como comunicador, lhe passando informações maldosamente equivocadas. Provavelmente, como disse a andrea deve ser alguém com medo da caneta do doutor. Um grande abraço!
à disposição…
Dr. Marco Adriano? Homem digno de muito respeito, de muita moralidade. Se falando em magistrado, é um ótimo contribuidor para melhoria da nossa Justiça e de nossos municípios. Quem não conhece esse Dr. Marco Adriano, não tem respaldo para falar da sua pessoa. Vão procurar estudar meu povo, deixa o magistrado trabalhar! Postar essas coisas mal fundamentadas, é querer se explicar na Justiça!
Tenho visto inúmeras ações contra os mencionados municípios serem julgadas procedentes, inclusive quanto a concursos e tratamentos de saúde e direitos do funcionalismo. Qualquer um poderia reunir essas sentenças e dizer que o magistrado está perseguindo os prefeitos.
A verdade é que cada um interpreta conforme sua conveniência.
de minha parte, acho o juiz Marcos Adriano muito competente e atencioso à população.
Olha aí maluco! Para calar tua boca! Larga Juiz que trabalha e procura o que fazer guri…
http://www.tjma.jus.br/cgj/visualiza/sessao/50/publicacao/409696
Juiz sério e competente digno de muito respeito por onde passou deixou um trabalho reconhecido…não merece isso vão procura o que fazer meu povo…..
O dr. Marco Adriano é um juiz competente, honesto que deixou um exemplo de competência, compromisso, trabalho incansável e probidade por todas as comarcas onde trabalhou. Muito ao contrário do afirmado é reconhecido como um juiz que não se furta a enfrentar a quem quer que seja quando se trata de improbidade administrativa e por ter a “mão pesada” na aplicação da lei.
Sei….