mar
2020
CAOS EM PAÇO! Município perde Samu e secretaria tem energia cortada por falta de pagamento
A prefeitura de Paço do Lumiar passa por uma das suas maiores crises políticas e institucionais da história. Enquanto a vice-prefeita em exercício Paula da Pindoba briga com a primeira dama Núbia Dutra pelo controle dos cofres públicos luminenses, o município é o retrato do caos administrativo em todos os setores.
Esta semana, por exemplo, veio à tona um documento assinado por João Gabbardo dos Reis, Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, no qual é suspenso o repasse de recurso financeiro destinado ao incentivo de custeio mensal da habilitação de Unidade de Suporte Avançado (USA) e Unidade de Suporte Básico (USB), destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Município de Paço do Lumiar.
Assinando como Ministro Saúde substituto, Gabbardo justifica a decisão argumentando que não foram atendidos os requisitos exigidos na Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS. “Considerando que não foram cumpridos os requisitos de Habilitação descritos na Nota Técnica nº 191/2019, da Coordenação-Geral de Urgência/CGURG/DAHU/ SAES/ MS, constante do Processo NUP-SEI nº 25000.441261/2017-63”, diz o documento.
“Fica suspenso o repasse de recurso financeiro destinado ao incentivo de custeio mensal de Habilitação das Unidade de Suporte Avançado (USA) e Unidade de Suporte Básico (USB), destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), do Município de Paço do Lumiar (MA)”, decide João Gabbardo dos Reis.
Veja AQUI a íntegra da Portaria nº 2.588, de 1º de outubro de 2019, período que abrange o governo da vice-prefeita Paula.
– Falta tudo no SAMU
Ao Blog do Domingos Costa, um funcionário do Samu que pediu reservas em relação a sua identidade, explicou que os trabalhadores do setor irão entrar de greve devido a falta de alimentação e água. Além disso, os salários todos os meses vêm com valores errados, muito abaixo dos reais vencimentos.
“Samu de Paço está descredenciado do Ministério da Saúde e a consequência é que irá fechar caso os gestores não cumpram com as exigências mínimas. Faltam quase todos os materiais de primeiros socorros como monitor cardíaco e respirador mecânico. Dessa forma, pacientes morrem em caso de parada cárdica”, denuncia o funcionário.
– Corte de energia elétrica
E na manhã desta quinta-feira (12) a empresa Equatorial/Cemar cortou o fornecimento de energia elétrica da Secretaria Municipal da Fazenda – SEMFAZ, localizada no Maiobão.
O motivo da interrupção do fornecimento é o atraso do pagamento. Desde que a vice-prefeita Paula assumiu, em agosto de 2019, as contas se acumulam.
No escuro, a saída, então, foi procurar as velas.
0 Comentários