mar
2020
Luciano participa de audiência pública mobilizada pela deputada Dra. Thaiza Hortegal sobre melhorias no ferry boat
O município de Pinheiro (MA) sediou audiência pública para discutir os serviços de transporte aquaviário do Maranhão, especificamente os ferry boats que fazem travessia da capital para a região da baixada maranhense. O evento foi realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, a pedido da deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP), que desde 2019 vem cobrando melhorias e realizando fiscalizações.
Participaram da audiência representantes da MOB, PROCON, EMAP, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pinheiro, Internacional Marítima, CDL, OAB, entre outras organizações locais e estaduais. O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, representou os municípios da baixada maranhense na audiência e destacou o trabalho do governador Flávio Dino na modernização dos serviços de transporte aquaviário.
“Esta demanda é antiga em nossa região, e a gente tem que agradecer ao governador Flávio Dino porque é uma outra realidade de 5 anos pra cá, a exemplo da modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. E só o fato do governador entender e determinar nova licitação nos enche de orgulho porque a gente sabe que a concorrência é que traz a qualidade de serviço. Esperamos que realmente agora melhore para os passageiros nesta região de um milhão e meio de habitantes que tem como trajeto mais rápido usar o serviço de ferry boat”, destacou o prefeito Luciano.
A audiência pública garantiu oportunidade para cidadãos proporem melhorias, como fez Louredir Lobato, técnico de enfermagem, que falou da necessidade de equipe capacitada para casos de emergência durante a travessia. O vereador de Pinheiro, Ednildo Rodrigues, falou do tratamento desumano pelos profissionais das empresas com os passageiros, e a disponibilidade de ferry extra em casos de superlotação. A vereadora Selma Durans pediu providências para existência de um posto de vendas na cidade de Pinheiro para facilitar a compra das passagens.
O presidente da Agência de Mobilidade Urbana, Lawrence Melo, representando o Governo do Estado destacou que será na gestão do governador Flávio Dino a primeira vez que o serviço será licitado. A previsão é que até o dia 20 de março o Edital seja publicado, que culminará na contratação das empresas com todas as previsões legais de conforto, praticidade e qualidade dos serviços.
“Esse momento condiz com o modelo de governar do governador Flávio Dino, de estar próximo da sociedade, poder ouvir, e otimizar as ações do governo a partir do que a sociedade entende que é melhor pra ela. Então, semana que vem teremos o lançamento do edital da licitação, onde estarão previstas várias obrigações que devem ser obedecidas pelas empresas além das diversas sugestões que foram apresentadas e construídas entre sociedade e governo do Maranhão”, enfatizou Lawrence Melo, presidente da MOB.
0 Comentários