– Saudade
Confesso que estava com saudade desse momento, somam-se mais de dois anos e meio sem publicar as “miudinhas direto de Raposa”. O motivo para tamanha ausência? Sei lá, talvez faltava inspiração. Com o aproximar das eleições o estímulo voltou. Então vamos lá…
– Da colônia para a prefeitura
Rapaz, a presidente da Colônia de Pescadores Z-53, Andreia Coutinho, desde que filiou no PSD – do deputado federal Edilázio Júnior – está convicta em disputar a prefeitura de Raposa; de uma forma ou outra ela quer ir as urnas como majoritária. Pensando é claro, lá no futuro.
– Andrea, o terror de Ociléia
A propósito, por falar em Andrea, é notório que a líder da Colônia é a que mais causa prejuízo eleitoral à filha do ex-prefeito Paraíba. Na eleição estadual passada, a esposa do vereador Magno quebrou o “grupo” de Ociléia ao meio, levou praticamente todas as lideranças e fez a advogada amargar uma derrota acachapante nas urnas de 2018. Dos grupos políticos no município, Ociléia ficou em último.
– Caminhão da Codevasf
Por conta do resultado da eleição estadual de 2018, Ociléia tem sede de vingança contra Andrea. Em outubro, o Senador Roberto Rocha destinou recursos de uma emenda para aquisição de um caminhão para Raposa, coube a Ociléia procurar uma entidade para receber o benefício, em vez de buscar a maior entidade pesqueira do município que é a Colônia, a advogada preferiu indicar o Sindicato dos Pescadores, que possui atuação discreta. Isto é, fez questão de tirar o veículo que “pertencia” a Z-53.
– Ediberto é 65?
O experiente ex-prefeito de Raposa, José Laci, anda dizendo que muito embora o presidente do Sindicato de Pesca de Raposa, Ediberto Oliveira, apareça em vídeo e fotos ao lado da pré-candidata a prefeita Ociléia, não tem dúvida que o sobrinho do ex-vereador Pierre irá caminhar com o grupo 65 [PCdoB] nas eleições de 2020. “Eu no lugar dele também aceitaria receber o caminhão da Codevasf”, disse Laci, se referindo ao veículo oriundo de uma emenda do senador Roberto Rocha.
– Troca de partido
Na última quinta-feira, dia 05, Ociléia “Paraíba” usou as redes sociais para anunciar sua filiação no Patriota [51], que tem como dono no Maranhão, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca.
– Sem habilidade
Das duas uma, Ociléia é mal assessorada ou não entende absolutamente nada de política partidária. Digo isso por não consigo entender os critérios que a fizeram filiar na legenda de Marreca. Como é que ela ingressou em um partido no qual não possui nenhuma segurança política?! A sigla é presidida em Raposa pelo ex-vereador Moreira, só que quem manda de fato é o também ex-vereador Frank Neto.
– Moeda de troca I
O ex-vereador Frank Neto, que desistiu da política raposense e retornou seu domicílio eleitoral para Santa Inês, tem o irmão [Marquinhos, gente boa por sinal] casado com a irmã do ex-deputado Júnior Marreca. Isto é, tudo em família! De forma que a filiação de Ociléia no Patriota agora pode ser uma mera moeda de troca de Frank, exímio jogador político. Trocando em miúdos, a filha do ex-prefeito Paraíba rodou, rodou e morreu no seco.
– Moeda de troca II
Para que fique ainda mais claro o entendimento sobre essa filiação de Ociléia “vou desenhar”: A qualquer tempo eleitoral, o Patriota pode “rifar” a pré-candidatura dela em troca de acordo político em Santa Inês ou qualquer outra cidade de maior interesse que a Raposa. E se acaso fizer isso, irá concretizar em período eleitoral que não saberá mais a ela filiar em outra agremiação.
– Marreca e Josimar
E para esquentar ainda mais essa possibilidade, na última sexta-feira, dia 06, Júnior Marreca esteve na cidade de Zé Doca, onde a irmã de Josimar de Maranhãozinho é a prefeita. O ex-deputado que comanda o Patriota no Estado levantou os braços do presidente do PL no Maranhão com muito entusiasmo em sinal de vitória. O evento lá, se tratava de um encontro do partido Avante, onde ambos têm parcerias espalhadas pelo interior.
– Eudes Barros
Na Raposa, Josimar tem como aliado o ex-presidente da Câmara Eudes Barros, também pré-candidato a prefeito. Mais preparado que Ociléia, o genro do ex-prefeito Paraíba constrói seu trabalho e deixa claro aos aliados que o projeto dele é maior e mais firme que o da cunhada.
– Prostituição política
Aliás, no campo da política, o que Ociléia vem praticando nos últimos meses chama-se de “prostituição partidária”. Sem nenhum pingo de ideologia, a mulher já trocou mais de legenda do que de roupa. Em 2016, disputou a prefeitura pelo PRB, mas em janeiro deste ano decidiu ingressar no PSL e tentar “surfar na onda” Bolsonaro, como o presidente da República vai de mal a pior, ela que adora pular de barco, agora ingressou no Patriota.
– Abandonou Pedro?
Quem viu a foto de Ociléia ao lado de Júnior Marreca sentiu a falta do ex-suplente de deputado estadual Pedro Vasconcelos, marido da prefeita de Rosário. Pedro tem compromisso com Ociléia de indicar o vice na chapa dela, que no caso seria ele mesmo, entretanto, com a filiação da advogada no Patriota, o espaço de candidato a vice foi acertada com o ex-vereador Felix Marques Moreira. Já teria sido Vasconcelos rifado? Logo ele que nos últimos meses foi quem mais “perambulou” com Ociléia.
– E Aluísio Mendes?
Se Ocileía fechou compromisso com os ‘Marrecas’, então, como fica a situação do deputado Aluísio Mendes, o qual ela fez “juras de amor” partidária, ao ponto de afirmar que seria seu deputado federal em 2022?
– Entra e sai
Não se espantem com a “mudança de sangue” dos grupos políticos raposenses. É normal que os descontentes troquem de lado por opção pessoal. Uns saem, outros entram, seja de que lado for, o que importa no final é se essas mudanças realmente refletem nas urnas.
– Forasteiros
Gente, vocês já perceberam que em todas as eleições surgem “artistas” de diversos lugares do Maranhão tentando aventurar em Raposa?! Pois é, já virou rotina, homens e mulheres desconhecidos aos olhares raponsenses pensando que a cidade é um mero interiorzinho fácil de ganhar votos. Vai pensando…
– Caixa 24h I
Gente, repercutiu e muito a presença da prefeita Talita no caixa 24h instalado em um estabelecimento comercial na Praça Chico Noca. A oposição logo alardeou que a gestora tinha ido inaugurar o equipamento. Pura mentira! A filha de Laci foi ao local apenas verificar o funcionamento do caixa que ela mesma tinha solicitado no ano anterior até que o Banco do Brasil conclua o estudo técnico para instalação da agência bancária.
– Caixa 24h II
Inclusive, serão instalados outros dois caixas 24h no município de Raposa a pedido da prefeita Talita. Um na Vila Bom Viver e outro no Posto Pirâmide. E é bom que se diga, desde que o único caixa do Banco do Brasil foi arrombado – há cerca de seis anos – a cidade não tinha mais o equipamento. Quem precisava de um caixa do B.B tinha que ir até o posto Serigy, nas proximidades do Alpha Ville.
– Consulta no TSE
Para acabar com qualquer tipo de especulação acerca de um possível impedimento eleitoral da prefeita Talita em disputar a reeleição, o pai da gestora, o ex-prefeito José Laci, mandou seus advogados formularem uma consulta junto ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral. A finalidade, segundo Laci, é tirar qualquer dúvida da oposição sobre o assunto. A questão é se o período que Talita assumiu no lugar do ex-prefeito Clodomir conta como um primeiro mandato.
– Vice de Talita
Por falar em Laci, historicamente a ele cabe a escolha do vice-prefeito. Em 2020 não será diferente, caberá ao ex-prefeito indicar o companheiro de chapa de Talita, e ele já antecipou que sua preferência continua sendo uma indicação da Igreja Assembleia de Deus.
– Praça nova…
Por falar em Praça Chico Noca, a mais antiga do município será totalmente revitalizada e ganhará um projeto moderno. A obra foi anunciada durante o corte do bolo dos 25 anos de Raposa e integra uma série de ações da prefeitura em parceria com a secretaria de Estado do Turismo no controle de Catulé Júnior. Os serviços começam ainda no mês de janeiro.
– Creche a todo vapor
Tão criticada pela oposição, a construção do Centro de Educação Infantil Proinfância, localizado no Porto do Braga, ao lado do CIMAR, por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está a todo vapor.
– Mandato é de 4 anos
Alguns desassuntados insistem afirmar que a prefeitura só pode realizar obras e serviços públicos no município no primeiro e segundo ano de gestão. Segundo essas mesmas pessoas, no terceiro e quarto ano não podem ser realizados trabalhos porque é perto da eleição. Ora, a prefeita foi eleita para governar durante quatro anos, portanto, assim como ela fez no primeiro e segundo e, está fazendo no terceiro, também irá – de igual modo – realizar no ano da eleição.
– Moreira I
Rapaz, a ‘cara’ do ex-vereador Moreira no instante que a advogada Ociléia Fernandes exibiu a ficha de filiação ao Patriota foi intrigante. Enquanto a filha do ex-prefeito Paraíba estampou um largo sorriso, o ex-parlamentar fez cara de poucos amigos, sinal que os planos dele eram outros.
– Moreira II
Para quem não sabe, Moreira já foi tudo nessa vida: aliado de Laci (candidato a vice), aliado a Eudes (botou a filha candidata a vereadora), também foi candidato a prefeito pelo PV (ficou em último lugar), e agora é, por hora, aliado de Ociléia. Uma coisa é certa, o homem é rodado viu…
– Alianças improváveis
Anotem, nomes hoje adversários amanhã podem levantar os braços nos palanques. Não se surpreendam com alianças antes improváveis que podem sacudir os bastidores das eleições 2020 em Raposa.
– De olho em 2020
A quem interessar possa, o marido da prefeita Talita Laci, o também prefeito Gleydson Rezende [Barão de Grajaú] irá participar ativamente das eleições de 2020 em Raposa. O gestor que está no curso no segundo mandato pretende disputar assento na Assembleia Legislativa em 2022.
– De olho no alto…
A política de Raposa assim como de muitas cidades maranhenses, depende decisivamente das articulações a nível estadual. Isto é, as alianças de partidos e políticos podem, por tabela, provocar mudanças nas respectivas bases.
– Compra de votos antecipado I?
Dias antes da pré-candidata a prefeita Ociléia levar Roberto Rocha e Pedro Vasconcelos para realizar a entrega do tal “caminhão da Codevasf” na Rua do Coqueiro no bairro do Garrancho, o Blog do DC flagrou a Toyota Hillux do senhor Antônio Carlos, o “Curuginha” [marido de Ociléia], transportando uma ‘renca’ de prêmios que seriam mais tarde distribuídos no evento. Até vassouras tinha no meio, como pode ser comprovado na foto abaixo.
– Compra de votos antecipado II?
A distribuição dos eletrodomésticos, a exemplo de ventiladores, geladeiras e até as vassouras, serviram para atrair povo para o evento, mas não seria o caso do Ministério Público Eleitoral (MPE) abrir uma sindicância para apurar eventual compra de voto antecipado??? A propósito, o atento Blog do DC, apurou que o veículo [placa PSQ 9506] que fazia o transporte do material está registrado em nome de Orlando Marque Silva, ex-vereador do município que é irmão de “Curuginha”.
– União improvável…
A união dos cunhados Eudes e Ociléia a cada dia que aproxima a eleição fica mais distante. Eudes quer que a cunhada seja sua vice, já Ocileia quer Eudes de vice. E assim seguem… um alfinetando o outro, um tomando liderança do outro… Ambos têm projetos e pretensões antagônicas no sentido pessoal.
Prostituição politica sempre foi o PT e o Petismo. Joesley Batista:…, amante do petismo. Marcelo Odebrecht…
Prostituição política é o estilo “petista” de ser… E PCdoB (partido que não critica PT…), idem!
Essa turma do petismo não irá parar nunca com seus papinhos furados.
E, por outro lado, sempre foi assim mesmo culturalmente: ou seja, lula é um sujeito desgraçado. Um político que escolhia Ministro pra NIVELAR tuuudo por baixo: A Educação, a cultura, a suposta “arte” de gôsto petista… O PT é Kitsch. E enquanto isso o dinheiro público… Vocês todos sabem!