jun
Desde que o senador Roberto Rocha (PTB) e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) desistiram de concorrer ao governo do Maranhão nestas eleições, nenhuma empresa divulgou cenário de pesquisa eleitoral ao Palácio dos Leões.
Contratada pelo Grupo Mirante, o Instituto Escutec vai trazer a quarta pesquisa de intenção de voto para governador do Maranhão. O levantamento foi registrado no último dia 10 e tem previsão de divulgação o próximo dia 16, na quinta-feira.
A pesquisa também trará cenários da corrida para o Senado e também para a Presidência da República.
Atualmente, são sete os pré-candidato ao governo estadual: Carlos Brandão (PSB), Lahesio Bonfim (PSC), Weverton Rocha, Edivaldo Júnior (PSD),Hertz Dias (PSTU), Simplício Araújo (SD) e Ernilton Rodrigues (PSOL).
jun

Maura declarou apoio a Weverton durante entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Maranhão…
Após a entrevista na manhã desta segunda-feira (13) da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, ao Bom Dia Mirante no quadro político “Bastidores”, ficou muito claro que o senador Weverton Rocha (PDT) é o candidato do atual presidente da República ao governo do Maranhão nestas eleições.
Maura disse que a escolha pelo pedetista é fruto de um pedido de Jair Bolsonaro, feito durante reunião realizada no no último dia 03 deste mês em Brasília. “O senador Weverton Rocha já demonstrou que ele não é contra o nosso presidente, é tanto que votou na questão da defesa dos nossos pastores [retirada da assinatura da CPI do MEC]”, declarou Maura durante a entrevista.
Antes, na reunião que teve com Bolsonaro – e chegou a publicar vídeo em suas redes sociais -, Maura revelou que fez acertos com o presidente para definir seus candidatos ao Senado e Palácio dos Leões.
“Na nossa reunião desta tarde, reforçamos o compromisso de andarmos juntos no seu projeto de reeleição e tratamos também da política estadual. Decisão tomada, divulgaremos nos próximos dias nossos candidatos ao senado, à câmara dos deputados e ao Governo do Maranhão”, escreveu a prefeita no último dia 03 de junho em sua conta no Instagram.
LEIA TAMBÉM:
jun
Recém-nascido estava com muitas formigas por todo o corpo quando foi encontrado numa ribanceira usada como depósito irregular de lixo, às margens da MA 203 no município de Raposa.

Bebê foi achado por uma moradora que cuida de amimais; ela pensou que seria um gato até perceber que se tratava de um recém-nascido.
Um bebê recém-nascido foi encontrado por volta das 15h deste domingo (13) no bairro da Vila Boa Esperança no município de Raposa. A localidade conhecida como “Barreira” fica nas proximidades “das Magueiras” às margens da MA-203 e é usada por moradores da vizinhança como depósito de lixo.
O Blog do Domingos Costa apurou que o bebê foi encontrado por uma moradora que cuida de animais abandonados. Inicialmente, quando se deparou com um saco transparente dado voltas na boca, ela pensou que seria um gato, mas quando se aproximou percebeu que se tratava de um recém-nascido.
Ao Blog do DC, a Conselheira Tutelar do município de Raposa, Maria de Jesus Duarte (Dijé) contou que a criança do sexo masculino estava com parte do cordão umbilical e dentro do saco também tinha uma calcinha que provavelmente foi usada pela mãe após o parto.
“Quando foi achado, o bebê tinha muitas formigas pelo corpo, ele foi deixado nessa barreira onde desprezam lixo. A polícia foi chamada e pediu para acionar o Conselho Tutelar, então, a Cyntia Cristina que é Conselheira e atente aquela região levou o recém-nascido para a Unidade Mista, onde ele passou por avaliação médica”, disse.
Ainda de acordo com Dijé, o bebê estava agitado. Ele recebeu roubas, foi amamentada, conseguiu defecar e em seguida encaminhado para a Maternidade Marly Sarney em São Luís, onde passou por exames, permanece internado e deverá receber alta nos próximos dias.
A mulher que encontrou a criança – a qual o Blog do DC não conseguiu identificar o nome – registrou um Boletim de Ocorrência e agora caberá a Polícia Civil abrir procedimento para identificar os familiares. Até lá, a criança será abrigada em uma instituição na capital a ser determinada pela juíza Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues, titular da comarca de Raposa.
jun
A máscara do senador Weverton Rocha (PDT) caiu na manhã desta segunda-feira (13) durante entrevista da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, ao Bom Dia Mirante.
Na participação da gestora lagopedrense no quadro político “Bastidores”, ela falou do seu posicionamento nas eleições deste ano e confidenciou que sua decisão veio após acerto com o presidente da Republica Jair Bolsonaro.
Conforme publicação do Blog do Domingos Costa, Maura esteve com Bolsonaro no último dia 03 deste mês em Brasília, conforme ela mesma publicou em sua redes sociais. E nesta manhã, declarou apoio a Weverton Rocha na disputa pelo governo do Maranhão, deixando claro que o candidato do presidente da República no estado é o pedetista, mesmo que ele negue devido a rejeição de Bolsonaro entre os maranhenses.
“O senador Weverton Rocha já demonstrou que ele não é contra o nosso presidente, é tanto que votou na questão da defesa dos nossos pastores [retirada da assinatura da CPI do MEC]”, dedurou Maura Jorge.
Agora, diante da revelação de Maura Jorge, alguém ainda tem dúvida que Weverton é o candidato de Bolsonaro do Maranhão, enquanto Carlos Brandão é apoiado por Lula?!
LEIA TAMBÉM:
jun

– Do pré-candidato ao governo do Maranhão, Lahesio Bonfim (PSC) durante entrevista no interior do estado neste final de semana, cobrando uma posição do senador Roberto Rocha (PTB) em relação a disputa pelo Senado Federal. Bonfim criticou o fato de Rocha ser candidato a reeleição de mais de um pré-candidato ao governo.
jun
Em fase de recuperação de um procedimento cirúrgico para a retirada de um cisto renal a que foi submetido no Hospital Beneficência Portuguesa, o governador licenciado do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), recebeu no domingo (12), a visita de Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice-presidente na chapa de Lula (PT). O encontro dos dois políticos foi registrado e disponibilizado nas redes sociais.
“Estou aqui com o governador do Maranhão, o amigo Carlos Brandão. Fiquei felicíssimo em vê-lo ótimo, corado e bem disposto. Daqui a pouquinho, já estará de volta no Maranhão para continuar esse belíssimo trabalho. Tenho certeza que terá uma merecida, justa, consagradora reeleição para trabalhar e trabalhar muito em benefício de nossa população. Fiquei muito feliz, Carlos Brandão, em vê-lo ótimo aqui. Trago um abraço do presidente Lula. Que queria vir aqui te abraçar, mas está com Covid. Então pediu para que eu transmitisse o seu abraço fraterno”, afirmou Alckmin.
Brandão, que pareceu disposto e confiante de que terá alta em breve para voltar ao Maranhão, retomar a gestão e dar continuidade à pré-campanha da reeleição agradeceu a visita de Alckmin, seu companheiro de partido.
“Eu fico feliz porque suas palavras aqui são palavras que nos dão energia para que a gente possa continuar conduzindo esse estado com muita harmonia, com muita seriedade, acima de tudo olhando para as pessoas que mais precisam. Em breve estarei aí com vocês. Estou concluindo a minha recuperação. Como vocês podem ver, estou muito bem”, disse o governador.
Existe a expectativa de que o governador possa receber alta hospitalar no decorrer desta semana.
jun

Encontro de Rocha com os Murad foi bastante descontraído…
O senador Roberto Rocha (PTB) esteve na tarde do sábado (11) na residência do ex-deputado Ricardo Murad (PSC) no bairro do Olho D’água em São Luís num encontro muito descontraído.
Por lá, Rocha encontrou outros dois ex-deputados estaduais: Andreia Murad e Sousa Neto, filha e genro de Ricardo, respectivamente.
Ao Blog do Domingos Costa, fontes ligadas aos Murad confidenciaram que Roberto foi em busca de conselhos, vez que Ricardo é experiente em eleições e arqui-inimigo do ex-governador Flávio Dino, de quem Rocha enfrenta sérias dificuldades para enfrentá-lo por igual na disputa pelo Senado nestas eleições.
Ainda de acordo com a fonte ouvida pelo Blog do DC, Murad e Rocha se trancaram numa sala reservada e conversaram durante mais de duas horas, porém, o que foi tratado por eles é secretado guardado a sete chaves…
jun

Vereador agora é integrante da base do prefeito Alex Almeida…
Não é de hoje que o vereador Marquinhos tem se metido em confusão no município de Lago Verde, desde quando foi Secretário de Administração da Prefeitura, ao lado do Prefeito Dr Francisco, a dupla que de forma desastrosa “governou” o município chegou a atrasar 8 meses de salário dos servidores e falir vários prestadores de serviços. O Governo foi um caos e bateu recordes de rejeição popular, Marquinho teve dificuldade até de se eleger vereador, ficando atrás até do Presidente da Câmara a época, com pouco mais de 500 votos.
Na ficha corrida do vereador, tem um inquérito aberto na Polícia Civil no qual ele é investigado como mandante do assassinato de dois jovens em Lago Verde, Leandro Pereria e Citonho. No desenrolar das investigações há seria possibilidade da prisão prenventiva do parlamentar. Ao que parece, nem mesmo os macabros rituais de magia negra praticados no quarto secreto do vereador na sua casa em Lago Verde estão livrando sua pele.
Mas não foi só a eleição do vereador que foi difícil em 2020, o apoio que o grupo liderado por Dr Francisco e Marquinho Lera deram a esposa do ex – prefeito Revil foi responsável pela derrota da candidata Erica Revil (DEM), que caiu no canto da sereia e aceitou a indicação do vice Laércio Rodrigues, secretário de Educação do desastroso governo Dr Francisco/Marquinho Lera, a alta rejeição do governo levou a derrota do grupo Revil por 87 votos pelo atual prefeito Alex Almeida (PP).
Mas não demorou muito para o agora vereador Marquinho esquecer todos os xingamentos que ele fez contra o atual Prefeito Alex Almeida na campanha e abandonar o grupo Revil traindo a confiança dos seus eleitores, o vereador já está na base de apoio do prefeito Alex Almeida e vai votar pela segunda vez na sua candidata a Presidente da Câmara, Fernanda Maroca, em troca da altos favores e empregos na Prefeitura. Para pagar o preço alto que exigiu para trair o grupo Revil, o vereador Marquinho Lera não só vai votar na candidata a Presidente da Câmara como vai declarar apoio aos candidatos a deputados do Prefeito Alex Almeida. E o povo é que se lasque para entender as idas e vindas do enrolado e desleal vereador Marquinho.
A proposta que fez o vereador Marquinhos esquecer toda sua ira contra o seu antigo adversário Alex Almeida foi tentadora, o vereador confessa na sua roda de amigos que não suporta o prefeito e há quem diga que o prefeito nutre o mesmo sentimento por ele, mas um oferece apoio político e o outro favores no governo e ambos vão se tolerando. O que o vereador Marquinho sempre quis e ainda deseja é o lugar do prefeito, faz de tudo para aparecer mais do que o gestor da cidade, fruto de uma inveja infinita e reprovável.
jun

Segundo suplente de vereador em São Luís, o ex-pedetista arrependido Ivaldo Rodrigues, usou suas redes sociais nesta sexta-feira (10) para insinuar que o acordo em voltar apoiar o senador Weverton Rocha na disputa pelo governo do Maranhão, passa pela sua volta à Câmara de Vereadores.
“Com meu amigo e vereador Nato Júnior com muita articulação e decisões em breve aviso aqui nas rede” (sic), escreveu Ivaldo em sua conta no Instragram.
O Blog do Domingos Costa apurou que existe um plano em curso para Nato pedir licença e o primero suplente do PDT, Pavão Filho, não tem interesse em sair da secretaria Municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo no governo Braide.
Com isso, o caminho fica livre para Rodrigues…
jun
Pré-candidato a vice de Carlos Brandão pelo Partido dos Trabalhadores, Camarão reuniu centenas de pessoas para debater propostas para o plano de Governo.
Mais de 600 pessoas, entre educadores, estudantes, profissionais da educação e representantes de diversas entidades, estiveram reunidas em São Luís, na noite desta quinta-feira (9), na plenária “O Maranhão não pode parar”, coordenada por Felipe Camarão, pré-candidato do PT a vice-governador na chapa de reeleição do governador Carlos Brandão.
O objetivo da plenária foi iniciar o debate para montagem do plano de governo de reeleição do governador Carlos Brandão.
Para Felipe Camarão o momento é de extrema relevância, pois busca escutar dos participantes, quais novas ações elas querem que sejam priorizadas pelo governo, a partir de 2023.
“Iniciamos nosso encontro com uma pergunta aos participantes: quais prioridades ou novas ações na educação para o Maranhão continuar avançando? Uma pergunta simbólica, que demonstra que mesmo sendo um governo de continuidade do legado de Flávio Dino, queremos ouvir a população sobre os próximos avanços e passos que ela quer. E é assim que construiremos nosso plano de governo. Esse é o nosso primeiro encontro, mas faremos muitos outros, percorrendo o Maranhão com esses debates”, declarou Felipe Camarão.
A secretária de Educação do Maranhão, Leuzinete Pereira, participou, do momento e destacou a importância dele para continuidade das ações que tanto modificaram a educação nos últimos anos.
“Avançamos muito na educação integral, profissional, nos esforços pela alfabetização, por meio do Pacto e parceria com os municípios, entre tantas outras áreas. Mas precisamos continuar avançando. Eu tenho certeza que vamos continuar essa política que se confirmou como uma política exitosa, aprimorando-a ainda mais, apoiando os municípios, fortalecendo o pacto pela aprendizagem e todos os trabalhos que vêm sendo feitos. Nós nao podemos retroceder a toda essa revolução que foi feita, pois o custo é muito alto e o Maranhão ja sofreu demais”, destacou Leuzinete.
“Muito bom estar aqui nesse momento, discutindo educação e contribuindo de alguma forma. Ao meu ver, o primeiro ponto que temos que avançar na educação é a ampliação das escolas em tempo integral, pois já temos as atuais que são um sucesso e merecem ser expandidas. E uma necessidade que vemos em nossos alunos nesse pós pandemia é a de termos psicólogos dentro dos ambientes escolares”, reforçou o professor Willian Rosa, que é gestor de uma escola de tempo integral na capital maranhense.

Camarão fala aos educadores…
LEIA TAMBÉM:

