13
abr

Aliado de Josimar, Vinicius Louro anuncia que governo Brandão executará obras na estrada que liga Pedreiras a Joselândia

Pelo Jornalista Domingos Costa
Dep. Vinicius Louro...

Dep. Vinicius Louro…

Um fato curioso ocorreu na Assembleia Legislativa do Maranhão na sessão plenária de terça-feira (12). O deputado Vinicius Louro (PL), aliado do pré-candidato ao governo Josimar de Maranhãozinho, subiu a tribuna para anunciar que as estradas da região do Médio Mearim terão atenção especial por parte do governo Carlos Brandão.

Segundo o parlamentar, essas rodovias estão deterioradas devido às fortes chuvas. Vinicius frisou, ainda, que algumas estradas da região estão em estado de calamidade e viraram motivo de cobranças e protestos por parte da população. Entre as vias nessa situação está a que liga Pedreiras a Joselândia (MA-381), conforme o parlamentar.

Ele informou que já entrou em contato com Eduardo DP, da Construservice, que presta serviços para as rodovias maranhenses, para reivindicar o melhoramento da estrada.

“Já recebi o posicionamento de que, após a Semana Santa, serão iniciados os trabalhos de recuperação da estrada que liga Pedreiras a Joselândia”, informou o deputado.

Vinicius citou, também, a importância da conservação das estradas da região por conta do agronegócio, da agropecuária, do escoamento de produtos e exportação de bovinos.

“Essas exportações garantem o fortalecimento da pecuária do nosso estado, a comercialização desses produtos da lavoura e a produção de banana da cidade de Pedreiras, dentre outros. Neste momento de dificuldades pós-pandemia, precisamos avançar para que o progresso possa continuar”, concluiu o deputado.

13
abr

Incompetência na gestão, faz Braide judicializar problemas de SL, diz deputado

Pelo Jornalista Domingos Costa

Duarte Júnior falou sobre os problemas no Socorrão II mostrados nacionalmente pela TV Globo e também da tentativa do prefeito Eduardo Braide de judicializar mais uma vez a greve de trabalhadores.

Deputado Duarte Junior…

O deputado estadual Duarte Júnior (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para debater a situação da unidade de Saúde Doutor Clementino Moura, o Socorrão II, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís. O parlamentar mostrou os problemas expostos em rede nacional em reportagem no Jornal Hoje da TV Globo.

Duarte mostrou que os problemas históricos no Socorrão II aumentaram. Segundo ele, além da superlotação, da estrutura precária, fila para cirurgias, os pacientes agora precisam conviver com lixo, insetos e esgoto.

“Nós fomos surpreendidos, mais uma vez, com um assunto local tendo uma repercussão nacional, que é a atual qualidade no atendimento no Hospital Municipal Socorrão II. Nós percebemos ali que o que foi denunciado no Jornal Hoje para todo o Brasil e o mundo ocorre por falta de limpeza por falta de higiene”Incompetência na gestão, faz Braide judicializar problemas de SL, diz deputado, afirmou o deputado.

Sobre a judicialização dos problemas não enfrentados corretamente pela gestão de Braide, Duarte lembrou a questão dos rodoviários que passaram mais de 45 dias em greve e ainda tiveram que enfrentar a prisão de sindicalistas da categoria ocorrida a pedido da Prefeitura de São Luís.

Finalizando seu discurso, Duarte Júnior lembrou que Eduardo Braide fez promessas que não eram factíveis e enganou a população. O deputado relembrou os compromissos que ele assumiu quando candidato a prefeito da capital e que precisam ser colocados em prática.

“Por isso viemos a essa tribuna apresentar a nossa indignação e pedir que o Prefeito de São Luís tenha sensibilidade, capacidade administrativa, capacidade para dialogar, para resolver os problemas e não buscar o Poder Judiciário pra atacar os trabalhadores, pra atacar os professores, pra atacar os rodoviários, pra atacar os agentes de limpeza, pra atacar os trabalhadores que precisam ter os seus direitos garantidos pra fazer com que a nossa cidade possa avançar e se desenvolver muito mais”

13
abr

ARMAÇÃO! “Baiano” usa a esposa para mentir e tentar se livrar da Lei Maria da Penha; assista o vídeo

Pelo Jornalista Domingos Costa

Tentando subestimar a inteligência da Polícia e da Justiça maranhense, o filho do ex-candidato a prefeito do município de Governador Luiz Rocha, Valter Luis de Freitas Filho, vulgo “Baiano”, tramou uma forma mirabolante de tentar escapar das consequências às covardes agressões contra a jovem Bacharel em Direito “M. O. L” (24 anos), ocorrido no último domingo (10) no município de Peritoró.

“Baiano” ordenou a sua esposa, Mariane Silva Martins, a gravação de um vídeo (assista acima) que começou a circular redes sociais desde essa terça-feira (13). Nas imagens, a esposa do agressor mente descaradamente para tentar livra a “cara” do marido no caso.

Ela diz que agrediu fisicamente e verbalmente a jovem, chama a Bacharel em Direito de “puta”, alega que roubou o celular da vítima e que não contente, divulgou na internet (rede mundial de computadores) por meio das  redes sociais, vídeos íntimos (nudes) de “M. O. L”.

Quem assiste o vídeo percebe claramente que a estratégia de Baiano e sua companheira é transformar a vítima em culpada, e tentar tirar o crime da responsabilidade dele. Passando à Mariane Martins que, supostamente, receberia punição mais branda da justiça.

E, acreditem, até o momento dessa publicação (três dias após o fato), o celular da vítima ainda se encontrar em poder de “Baiano” e Mariane, que roubaram o aparelho da jovem para se desvalerem de provas.

E MAIS…

Vale ressaltar que para livrar o marido e tentar – em vão – assumir a culpa dele, a esposa de “Baiano” admite crimes como calúnia, difamação, injuria, roubo, invasão de privacidade e vingança de pornografia com agravante de disseminação e propagação em redes sociais.

Esse caso ainda vai render, e muito…


LEIA TAMBÉM:

– Filho de ex-candidato a prefeito agride Bacharel em Direito, rouba celular, vaza nudes, tortura e ameaça a jovem de morte

Veja parte da “ficha corrida” do filho do ex-candidato a prefeito que agrediu e vazou nudes da jovem Bacharel de Direito

13
abr

AÇÃO PENAL: Justiça Federal aceita denúncia e torna réu Eric Costa, ex-prefeito de Barra do Corda

Pelo Jornalista Domingos Costa

O Ministério Público Federal deu um baita drible no ex-prefeito de Barra do Corda Eric Costa.

Situação do ex-prefeito do município de Barra do Corda, Éric Costa, cada vez se complica mais...

Situação do ex-prefeito do município de Barra do Corda, Éric Costa, cada vez se complica mais…

Na última sexta-feira, 8 de Abril, Eric Costa comemorava o arquivamento de duas Ações por Improbidade que tramitavam na Justiça Federal contra ele pelo abandono de várias obras pactuadas com o FNDE.

Eric Costa foi salvo pela Lei 14.230/2021 relatada pelo seu próprio amigo senador Weverton Rocha em Brasília. A Lei chegou dando perdão geral para vários agentes públicos acusados de praticarem irregularidades com recursos públicos.

O MPF percebeu que poderia enquadrar Eric Costa na área criminal, pior mil vezes, do que na Improbidade.

O Procurador da República do Ministério Público Federal driblou Eric Costa nesta terça-feira, 12 de Abril, ao conseguir, na Justiça Federal, torná-lo réu em uma Ação Penal pela não prestação de contas em dois convênios para construção de uma Quadra Escolar no povoado Ipiranga e uma escola com seis salas na Avenida Rio Amazonas no bairro trisidela(antiga escola Aurora Falcão).

Segundo o MPF, o rombo é de quase R$ 800 mil.

O juiz federal Régis Bonfim aceitou a Representação Criminal, transformou em Ação Penal, e Eric Costa passa agora a ser réu.

Se condenado, ele terá que devolver quase R$ 800 mil aos cofres públicos e poderá ainda ser condenado a quatro anos e meio de prisão.

13
abr

Weverton diz que apoia Lula, faz afago a Bolsonaro e o irmão aparece em ato de rua em favor de Ciro Gomes

Pelo Jornalista Domingos Costa
Wennder Rocha, irmão do senador pedetista Weverton Rocha, em campanha nas ruas de São Luís por Ciro.

Wennder Rocha, irmão do senador pedetista Weverton Rocha, em campanha nas ruas de São Luís por Ciro.

O 6º suplente de vereador por São Luís Wennder Rocha era um dos mais entusiasmados nesta terça-feira (12) no movimento de rua em favor do pré-candidato a presidência da República do PDT, Ciro Gomes.

Wennder é irmão do senador pedetista Weverton Rocha – que pelo menos em público diz apoiar o ex-presidente Lula (PT) ao Palácio do Planalto nestas eleições.

Junto com o irmão de Weverton também participaram do ato “Embaixada Maranhão do Agora é Ciro, ecoando a mensagem Prefiro Ciro” outros pedetistas ligados ao senador como Vânia Frazão, Felipe Andrade – secretário Municipal de Esporte e Juventude de Timon [em pleno horário de expediente] e mais meia dúzia de outros “bate-latas”.

Eles estiveram no Centro Histórico de São Luís realizando panfletagem na Rua Grande.

– Afago a Bolsonaro 

Embora diga que apoie Lula em detrimento de Ciro Gomes que é do seu próprio partido, Weverton fez essa semana mais um afago ao presidente Jair Bolsonaro.

O senador foi um dos três que retiraram suas assinaturas do requerimento para abertura da CPI do MEC, cuja autarquia, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), detém aproximadamente R$ 55 bilhões em verbas.

A imprensa nacional noticiou que pastores atuaram junto ao Ministério da Educação como lobistas da pasta para direcionar recursos a prefeituras em troca de propina. A denúncia levou à demissão de Milton Ribeiro do comando do MEC.


LEIA TAMBÉM:

Reinaldo Azevedo chama Weverton de “lixo” após senador retirar assinatura para criação da CPI do MEC e beneficiar Bolsonaro

– Weverton força a barra, desrespeita o PT e comete crime eleitoral ao espalhar busdoor com foto de Lula

– VEXAME! Irmão de Weverton Rocha é humilhado nas urnas de São Luís e fica na 6ª suplência

13
abr

BAGUNÇA! Após enganar o PDT e filiar no PSD, Erick Costa volta ao PDT mas vai ser candidato a deputado pelo PSD

Pelo Jornalista Domingos Costa

Ex-prefeito de Barra do Corda quer usar o PSD, do pré-candidato ao governo Edivaldo Holanda Júnior, como partido de aluguel para se eleger deputado estadual nestas eleições.

ex-prefeito de Barra do Corda, Éric Costa, está filiado no PSD e apoiar Weverton Rocha e não Edivaldo, seria isso?

Ex-prefeito de Barra do Corda, Éric Costa, está filiado no PSD e apoiar Weverton Rocha e não Edivaldo, seria isso?

As vésperas do fim do prazo para filiação partidária, o enrolado ex-prefeito do município de Barra do Corda, Éric Costa, apareceu numa foto na sede do PSD em São Luís fazendo o sinal 55 com as mãos em alusão ao número do partido partido, que tem como pré-candidato ao governo do Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior – ex-prefeito da capital.

E neste terça-feira (12), o mesmo Éric Costa fez uma chocha recepção ao senador Weverton Rocha (PDT) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais na sua cidade. Embora tímido, o ato político do ex-prefeito mostra que ele não estar no mesmo palanque do PSD quando o assunto é disputa pelo Palácio dos Leões.

– Ficam três questionamentos:

1 – O PSD irá aceitar ter um candidato a deputado estadual que declaradamente apoia um nome diferente ao do partido na disputa pelo governo do Maranhão?

2 – O PSD se tornou apenas um partido de aluguel para Éric Costa se eleger deputado?

3 – Aonde fica a prioridade por Edivaldo Holanda Júnior nisso tudo?


LEIA TAMBÉM:

– Erik Costa, ex-prefeito de Barra do Corda, abandonou Weverton e fechou com Edivaldo?

13
abr

Astro vai onde Brandão tomar bênção…

Pelo Jornalista Domingos Costa
Astro abraça carinhosamente Brandão...

Astro abraça carinhosamente Brandão…

Generval Martiniano Moreira Leite, ou simplesmente Astro de Ogum (PCdoB), um dos vereadores de maior influencia na Câmara de vereadores da capita esteve nesta terça-feira (12) no Palácio dos Leões. O parlamentar teve uma audiência com o governador Carlos Brandão.

Quem também esteve no encontro foi o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Matões, Rubens Pereira – secretário de Estado de Articulação Política do Maranhão (Secap). No encontro descontraído, saiu uma foto de Astro abraçando carinhosamente o governador do Maranhão.

Ao blog do DC, quem presenciou o encontro disse que Astro foi tomar bênção…

13
abr

NÍVEL NACIONAL: Jornal Hoje, da Rede Globo, mostra a negligência do prefeito Eduardo Braide com a saúde de São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa

Pacientes denunciam problemas no maior hospital público do Maranhão. Imagens feitas por familiares e acompanhantes mostram o abandono do Hospital Doutor Clementino Moura, em São Luís.

Pacientes do maior hospital público do Maranhão denunciam a falta de limpeza, problemas na estrutura e a demora para realização de exames. O Jornal Hoje teve acesso a imagens feitas por familiares e acompanhantes que mostram o abandono do local.

Um vídeo mostra que o lixo fica ao lado de onde os pacientes ficam internados, no principal hospital público de urgência e emergência do estado. Apesar de ser municipal, o hospital Doutor Clementino Moura, em São Luís, tem convênio com municípios do interior e recebe pacientes de todo o estado. Por mês, são quase 6 mil atendimentos

“Tem muito rato, tem muita barata. Muito bicho. Você tem que passar por isso, enquanto uma pessoa está recém-operada com risco de infecção. Isso é desumano. É cruel. É muito grave”, diz Ana Paula Branco, acompanhante de paciente.

Essas e outras denúncias de pacientes foram recebidas pela Defensoria Pública do Maranhão. Ela informou que vai solicitar que a Vigilância Sanitária faça uma inspeção no hospital e avalie qual o risco que as pessoas internadas estão correndo.

“Nós vamos expedir ofícios para a direção da unidade fixando prazos para que as irregularidades apontadas nos vídeos, elas sejam corrigidas”, explica Cosmo Sobral, defensor público.

O Jornal Hoje questionou a secretaria de Saúde de São Luís sobre a falta de limpeza no hospital. Em uma nota, afirmou, apenas, que duas empresas fazem a coleta de resíduos periodicamente na unidade. A secretaria não falou das denúncias dos pacientes, que relatam a presença de ratos e de insetos.

Pacientes registraram o lixo que fica ao lado dos internados no hospital.

Pacientes registraram o lixo que fica ao lado dos internados no hospital.

12
abr

Veja parte da “ficha corrida” do filho do ex-candidato a prefeito que agrediu e vazou nudes da jovem Bacharel de Direito

Pelo Jornalista Domingos Costa

Pelo histórico criminal na justiça, Valter Luis de Freitas Filho, vulgo “Baiano”, trata-se de um meliante da mais alta periculosidade, que solto, representa um gigantesco risco a sociedade.

Valter Luis de Freitas Filho, Vulgo "Baiano" já foi preso e também enquadrado na Lei Maria da Penha.

Valter Luis de Freitas Filho, Vulgo “Baiano” foi preso em junho de 2021; Ele também já foi enquadrado na Lei Maria da Penha.

Acusado de agredir covardemente uma jovem de 24 anos Bacharel em Direito no último domingo (10), Valter Luis de Freitas Filho, vulgo “Baiano”, possui uma extensa lista de registro de antecedentes criminais.

Após o Blog do Domingos Costa trazer o caso à tona na manhã desta terça-feira (12), o agressor gravou um vídeo, curiosamente, dentro do carro onde ocorreram as agressões e distribuiu nas redes sociais.

Tentando minimizar as graves acusações da jovem M. O. L, o filho do ex-candidato a prefeito do município de Governador Luiz Rocha sustenta que tudo não passou de um mal entendido e, falsamente, balburdia que não possui registro de agressão contra qualquer pessoa, tampouco, em desfavor mulheres.

Intrigado com as alegações impostoras do meliante, o Blog do DC foi em busca da “ficha corrida” de “Baiano” junto ao PJe (Processo Judicial Eletrônico). E sem nenhuma surpresa, foram encontrados diversos processos contra o agressor, sobretudo, no enquadramento da Lei Maria da Penha.

Vejamos abaixo a “ficha corrida” do meliante que praticou diversos crimes e ainda responde na Justiça pelos seus atos:

1 – (MATOU UM CACHORRO A TIROS) – No dia 13 agosto de 2019, na Rua da Alegria na cidade de Igarapé Grande, Valter Filho usou um revolver da marca taurus, calibre 38, e matou um animal doméstico. Segundo, consta nos autos, no dia do crime, “Baiano” discutia com sua ex-companheira, deflagrou alguns disparos de arma de fogo, o que acabou ocasionando a morte do cachorro. Após o cometimento do delito, empreendeu fuga para cidade de Pedreiras.

2 – (FURTO QUALIFICADO) – No dia 09 de junho de 2021, “Baiano” foi autuado em flagrante pelo roubo de energia elétrica. A Equatorial (Cemar) com apoio da Polícia Civil surpreendeu o meliante em um endereço no município de Trizidela do Vale, mais precisamente na Rua do Gaspar. No local,  constatou-se a existência de um “gato” para fraudar o consumo de energia. Consta nos autos que ele foi preso e levado para o presídio Regional de Pedreiras.

3 – (ATEOU FOGO EM UMA MOTOCICLETA) – No dia 15 de abril de 2021, uma mulher denunciou Valter Luis de Freitas Filho por atear fogo em sua motocicleta. Consta nos autos do processo que ela emprestou sua moto Biz Honda de cor preta, para sua amiga Marine Silva Martins (que seria esposa de “Baiano”). A vítima contou a Polícia que Valter Filho ateou fogo na sua motocicleta após uma forte discursão entre ele e Marine, que por pouco não terminou numa tragédia.

4 – (HOMICÍDIO NA MODALIDADE TENTATIVA) – No dia 26 de setembro de 2019,  por volta das 21h, “Baiano” efetuou três tiros contra um jovem na Rua Santo Antônio em frente ao Colégio Newton Belo no município de Trizidela do Vale. Consta nos autos do processo que o vítima estava conversando com um amigo, quando Valter Luis chegou em um carro portando uma pistola, chamou a vítima de vagabundo e disse que iria matá-lo, nesse instante, atirou três vezes em direção ao rapaz; os disparos atingiram o vidro traseiro do veículo da vítima.

5 – (PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO) – Apuração do Blog do DC também constatou que “Baiano” possui histórico de problemas com a justiça relacionados a posse e o porte ilegal de arma de fogo.

6 – (LEI MARIA DA PENHA) – Consta na justiça também o Processo Criminal nº 0002351-75-2016.8.10.0051, da 3ª Vara, relativo a Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha. Como esse caso pela natureza do crime tramita em segredo de justiça, o Blog do DC não conseguiu ter acesso ao nome da vítima, apenas do agressor, no caso: Valter Luis de Freitas Filho, vulgo “Baiano”.

– E tem mais “bronca”

A “ficha corrida” de Baiano pesquisada de forma superficial pelo Blog do DC consta apenas “broncas” da Comarca de Pedreiras-MA. Isso sem contar as possíveis “broncas” no Estado da Bahia – onde ele nasceu e em outras Comarcas maranhenses.

E é bom que se diga, quando foi preso, Valter Luis saiu do presídio usando tornozeleira eletrônica, mas ao que parece, os atos marginais de “Baiano” continuam de forma ininterrupta, sem que a justiça tome uma providência para proteger a sociedade contra esse meliante da mais alta periculosidade.


LEIA TAMBÉM:

Filho de ex-candidato a prefeito agride Bacharel em Direito, rouba celular, vaza nudes, tortura e ameaça a jovem de morte

12
abr

Antes de retirar assinatura da CPI do MEC, Weverton foi homenageado por pastores lobistas em revistas de escola bíblica

Pelo Jornalista Domingos Costa
Imagem meramente ilustrativa...

Imagem meramente ilustrativa…

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), que retirou o seu apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC), estampou as páginas de revistas de escola bíblica dominical distribuídas em igrejas do Maranhão ligadas a pastores investigados por atuarem como lobistas da pasta. A denúncia levou à demissão de Milton Ribeiro do comando do MEC.

Rocha é um dos três senadores que decidiram recolher o seu apoio à CPI do MEC no Senado. Procurado, o senador afirmou por meio de sua assessoria: “Não foi iniciativa minha. Foi solicitado um release da minha assessoria, que foi enviado. Mas não sabia quer era para a cartilha. Até agradeço o carinho, mas não foi iniciativa minha e não houve recursos meus nesses cadernos.”

O “release” publicado no material eclesiástico propagandeia um projeto de lei do parlamentar, que veda o corte de energia elétrica e água nos fins de semana, e o seu empenho para conseguir o “menor reajuste possível nas contas de luz em 2021”. O ex-ministro Milton Ribeiro também ganhou um encarte dedicado a ele impresso na contracapa de Bíblias da instituição, conforme revelou o jornal “O Estado de S. Paulo”. Procurados, Gilmar Santos e Arilton Moura não se pronunciaram.

Autor do requerimento, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) havia anunciado na última sexta-feira que conseguira os 27 apoios necessários para protocolar o pedido de CPI. Uma força-tarefa formada por integrantes do Palácio do Planalto e da bancada evangélica, no entanto, entrou em cena no fim de semana para convencer parlamentares a voltarem atrás da ideia de criar o colegiado.

Em nota, o senador Weverton afirmou que o seu bom relacionamento com o segmento evangélico pesou na sua decisão de não apoiar a CPI. “Tenho ótimas relações com a comunidade evangélica, inclusive meus pais são evangélicos. Entendo que qualquer denúncia de corrupção deve ser apurada, mas acredito que em uma CPI neste momento é tênue a linha entre apuração e criminalização de toda uma comunidade” escreveu ele.

As revistas que citam o senador foram distribuídas durante um encontro da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CONIMADB) ocorrido no início de março, em São Luís. O evento, cujo mote era o lançamento da Bíblia “Cura Divina”, foi organizado pelos pastores Gilmar Santos, que é o presidente da entidade e dono da editora responsável pelo material, e Arilton Moura, coordenador do núcleo político.

Ao lado de Gilmar, o senador chegou a parabenizá-lo por “mais uma obra” que ele “oferece a toda a sociedade”, conforme vídeo publicado nas redes sociais.

— O pastor Gilmar, que é maranhense e já está há quase 40 anos em Goiás, já rodou o mundo e todos os estados do Brasil pregando a palavra, e São Luís está tendo a honra hoje de recebê-lo com todos os líderes de sua congregação para participar do lançamento da Bíblia. Obrigado, pastor, e parabéns por mais uma obra que o senhor oferece a toda a sociedade — declarou Rocha, que também estava acompanhado do deputado Cleber Verde (Republicanos-MA). O senador frisou que o encontro com os pastores foi “breve” e “público”.

Convidados pelo Senado a explicar as denúncias envolvendo o MEC, os dois pastores não compareceram à Casa na última semana, alegando que já são alvos de investigação sobre as acusações na esfera criminal.

1 768 769 770 771 772 2.338