21
mar

Prefeito Luciano deixa mulher de “resguardo” e reata “casamento” com a deputada Thaysa

Pelo Jornalista Domingos Costa
namora, Layanna Ferreira – atual secretária Municipal de Meio Ambiente

Senador Weverton Rocha em momentos distintos do prefeito Luciano…

O prefeito de Pinheiro Luciano Genésio, recém-filiado ao PDT, reatou o “casamento político” com a deputada estadual Thaiza Hortegal (PDT) e tornou público na semana passada; eles têm dois filhos.

Ao tempo que deixou claro a volta com a médica, o político externou ao titular do Blog do Domingos Costa que irá apoiá-la para Assembleia Legislativa.

Curiosamente, o gestor comunica a volta com a ex-primeira dama um ano após ter feito outro anúncio: o namoro com a ex-secretária Municipal de Meio Ambiente, Layanna Ferreira, que disputou vaga na Câmara de Vereadores na eleição passada e ficou na terceira suplência.

E eles têm muito o que comemorar, em menos de um ano de namoro, o prefeito e sua ex-secretária comemoraram a chegada de uma linda filha, que veio ao mundo do mês passada.

Portanto, ainda de resguardo, Layanna acompanhou de casa o ato político na sede do PDT na Rua dos Afogados, no qual Luciano Genésio levou Thaiza Hortegal para filiar no partido do senador Weverton Rocha.

19
mar

Catulé Júnior inaugura obras do turismo em Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter

Pelo Jornalista Domingos Costa

Catulé ladeado pelo governador Flávio Dino e demais autoridades durante cerimônia de inauguração.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), entregou 4 obras sonhadas há tempos por moradores de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter. O polo turístico cocais ganhou nesse sábado (19) uma beira rio, um mirante, uma casa de cultura e um balneário.

Na Beira Rio, destaque para monumentos retratando personalidades de Caxias como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Celso Antônio de Meneses, Teófilo Dias, João Mendes de Almeida, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, Elpídio de Brito Pereira além da homenagem ao poeta Salgado Maranhão.

Para saber mais sobre a biografia dos homenageados e os atrativos turísticas da cidade é possível ler o QR Code na obra e ser direcionado ao site turismo.ma.gov.br/beirariocaxias.

“Mais do que concreto, madeira e revestimento, essa obra é construída com amor, com paixão. Em cada detalhe queremos dizer que essa terra tem na sua identidade a cultura, a história, e que precisamos cada vez mais reforçar”, destacou o secretário Catulé Júnior na cerimônia de inauguração.

O espaço foi todo revitalizado com a inserção de playgrounds, academia ao ar livre, quiosques com banheiros, espaços de vivência e totens informativos, além de escadas, rampas de acessibilidade, guarda corpo no entorno, iluminação estratégica e espelhos d’água.

Aldeias Altas

Aldeias Altas recebeu a revitalização do Mirante onde fica situada a estátua de São João Batista, padroeiro do município. O local também ganhou três quiosques para comercialização de alimentos, banheiros, um totem, guarda corpo no entorno, iluminação e sinalização.

Durante a solenidade de entrega, o governador elogiou o empenho do secretário de turismo. “Catulé Júnior foi um dos maiores secretários do Turismo da história do Maranhão. Com orçamento inicial pequeno a secretaria conseguiu se destacar e está entregando dezenas de obras lindas pelo estado”, declarou o governador Flávio Dino acompanhado do prefeito Kedson Lima e de diversas autoridades.

São João do Soter

A comitiva do Governo do Estado finalizou a extensa agenda em São João do Sóter com a entrega da reforma da Casa de Cultura Sóter Mendes e do Balneário Cícero Rocha.

Em parceria com a prefeita Josa de São João do Sóter, a obra de reforma da Casa de Cultura comtemplou melhoria nas fachadas, portas e janelas, além de melhorias no acabamento interno como pintura e piso. A Casa de Cultura irá abrigar uma Escola de Música e também um café e um museu em homenagem a Eugênia Campos, uma das primeiras moradoras do município.

No Balneário foram implementadas diversas melhorias, entre elas a instalação de uma estrutura de base para o Píer, construção de quiosques e calçadas ao longo de toda orla. No local, também haverá academia ao livre para a prática de atividades físicas e parquinhos com vários brinquedos para as crianças.

19
mar

Copiando o CIM, CPI da Vale estabelece parceria para criar consórcio com municípios impactados pela ferrovia

Pelo Jornalista Domingos Costa

Presidente do CIM e o presidente da CPI da Vale, deputado estadual Eraldo Pimenta, do Pará.

O Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) presidido pelo prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas (PP), será referência para criação de um novo, no estado do Pará.

Como resultado dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a atuação da Vale S A no Pará,  está sendo discutida a criação de um consórcio intermunicipal para atender as necessidades dos municípios paraenses que fazem parte do corredor da Estrada de Ferro Carajás, impactados pela mineração.

Nesse sentido, o presidente da CPI da Vale da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Eraldo Pimenta, participou na quarta-feira (16) de reunião na sede do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) em São Luís, com o presidente da instituição, Fufuca e diretor geral Max Andrade.

Um dos objetivos será estabelecer a união de esforços para a implementação de ações e políticas públicas que venham atender as necessidades de comunidades impactadas diretamente e indiretamente pela atividade mineral em solo paraense.

Na pauta, trataram sobre a implantação do consórcio e discutiram propostas de encaminhamento para a criação, que visa reunir os cinco municípios paraenses ao longo da ferrovia da Vale, como Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas, Bom Jesus do Tocantins e Marabá.

– Histórico

Inaugurada em 1985, a Estrada de Ferro Carajás possui 892 quilômetros de extensão, é o elo de ligação com a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará,  ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Porém, ao longo do percurso as riquezas paraenses são transportadas, deixando marcas de destruição ao meio ambiente e pobreza entre as comunidades que moram no entorno dos trilhos.

A Vale sustenta o discurso de que cumpre rigorosamente a legislação federal vigente no Brasil e que mantém diálogo permanente com prefeitos e comunidades, mas na prática isso não acontece.

De acordo com demonstrativos de resultados da Vale, no período 2004 a 2021, as receitas líquidas da empresa, foram da ordem de UU$ 625, 144 bilhões.

Nesse período, o valor não recolhido por meio da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CEFEM está em torno de R$ 10. 700 bilhões. São recursos que se estivessem sido pagos, poderiam ser aplicados em infraestrutura de estradas, hospitais, escolas, bibliotecas e em outros projetos estruturantes.

– Sem transparência

A ausência de transparência e de diálogo da Vale com os poderes públicos locais e representantes das comunidades e o não cumprimento de condicionantes são  destacados pelo presidente do CIM.

“A Vale passa com toda a riqueza todos os dias e a pobreza vai ficando por aqui. E quando procuramos a empresa, é uma grande dificuldade conseguir apoio. Então, nosso objetivo é mudar essa realidade de forma unida e trazer um novo conceito para ajudar essas cidades e a vida dessas pessoas para que não sejam tão pobres” destacou.

Sobre os trabalhos da CPI da Vale, Fufuca disse que há expectativa do Maranhão ser beneficiado com os resultados da atuação.

“Espero que a CPI também consiga trazer resultados ao nosso estado. A riqueza é extraída no Pará, passa por aqui, mas não chega até nós. Por isso precisamos unir forças e discutir políticas para fortalecer os interesses desses municípios”, completou.

18
mar

Miudinhas da rua dos “afogados”…

Pelo Jornalista Domingos Costa
Weverton durante discurso...

Weverton durante discurso…

– Rua dos “Afogados”

Não é piada pronta! A explicação para o título desse post é devido ao nome da rua onde fica localizada a sede do PDT: Rua dos Afogados, no Centro de São Luís. O “apelido” da rua retrata fielmente a situação atual do partido. O evento desta sexta-feira (18) intitulado “noite das filiações” serviu para mostrar ainda mais a fragilidade e o esvaziamento que se encontra a pré-candidatura do senador Weverton ao Palácio dos Leões.

– Filiados fantasmas 

Durante seu pronunciamento, Weverton gritou para os quatro cantos que o partido estava filiando 400 novos integrantes. Ocorre que somando todos os presentes no evento não deu 400 pessoas.

– Fufuca sozinho venceu Weverton

Aliás, se levarmos em comparação o ato do PDT desta noite e o do PP liderado pelo deputado federal André Fufuca realizado ontem (17) no Villa Reale Buffet em São Luís, o pogressista sozinho levou mais povo e mais lideranças que toda a pré-campanha de Weverton.

– Othelino ausente pela terceira vez 

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto, mais uma vez faltou ao evento de Weverton. Com esta, é a terceira falta consecutiva do parlamentar nos eventos do PDT. A primeira foi final de semana passada em Pinheiro, a segunda no café da manhã desta semana e a derradeira nesta “noite das filiações”.

– E tome ausências 

Outra que não deu “as caras” por lá foi a Senadora Eliziane Gama e o seu marido, Inácio Melo [recém-filiado ao partido que abandonou a sigla e já filou no PSDB]. Muito sentida também foram as ausências dos deputados federais Gil Cutrim e Cléber Verde.

– Weverton tentou levar Braide

A grande surpresa da noite preparada pelo PDT era a presença e filiação do prefeito de São Luís Eduardo Braide no PDT. Muitos pedetistas até comemoravam a chegada do prefeito da capital no partido e a consequente declaração de apoio em favor de Weverton, mas o prefeito não apareceu.

– E quem disse que WR estará no 2º turno?

Durante seu raivoso pronunciamento, o senador Weverton disse que já espera o vice-governador Carlos Brandão no segundo turno das eleições deste ano: “Vai chegar a hora que vai ser só eu e ele frente a frente”, (sic) disse. Oras, e quem disse que será o pedetista que irá disputar o segundo turno contra o candidato apoiado por Flávio Dino? De onde Rocha tirou tanta certeza?

– Surto ou desespero?

Em um momento de surto e/ou desespero, Weverton chegou a se apossar dos programas do governo Flávio Dino e ao cúmulo de afirmar que as ações são executadas pelo PDT. O senador “vomitou” que o programa Escola Digna e os Restaurantes Populares – bem avaliadas pela população maranhense – são fruto do seu partido. Que loucura minha gente!!!

– Sem lista de prefeitos

Mais uma vez o pedetista insistiu em afirmar que o evento na rua dos “Afogados” concentrou 50 prefeitos. O que é uma tremenda mentira. Na verdade, o ato político reuniu apenas 19 chefe de executivos municipais. Tanto, que o partido fez questão de não emitir a lista de prefeitos presentes, como sempre fazia.

– Ponto alto 

O ápice do evento pedetista foi a filiação da deputada estadual Thaysa Hortegal no PDT. A médica foi levada pelo prefeito de Pinheiro Luciano Genésio. Aliás, o gestor pinheirense que ficou um mês afastado da prefeitura por decisão da justiça acusado de desvio de recursos da Saúde e Educação, reatou o casamento com a “ex-mulher atual” e deixou a outra de “resguardo”.

– Família Genésio atenuou fracasso

Não fosse a filiação dos membros da família Genésio [leia-se Thaysa e Lucyana], o evento organizado hoje pelo PDT seria um fracasso ainda mais retumbante. Faltando poucos dias para o fim da janela partidária é visível o enfraquecimento do PDT, que caminha para uma diminuição no Maranhão caso a pré-candidatura do foguete não decole.

– “Não desanime”

O ponto alto da filiação do ex-comunista Jefferson Portela foi a exposição de que o clima na campanha de Weverton não é dos mais otimistas. Em sua fala, o ex-secretário de Dino foi enfático ao se dirigir para o senador: “não desanime”.

– Refiliação?

Sem nomes para filiar no partido, a pré-campanha de Weverton inventou uma nova modalidade: a refiliação. E um dos nomes escolhidos foi emblemático. O controverso Rubem Brito, ex-presidente da Caema no governo Jackson Lago.

– Lagos com Brandão são lembrados

Ao contar sua história ao lado de Jackson Lago, Weverton lembrou da primeira-dama Clay Lago, como a responsável por fazer a ligação de convite, em 2006, para o senador assumir a pasta da Juventude no governo pedetista. Na semana passada, Clay declarou que votará em Brandão para o governo do Estado.

– All in

Em seu discurso, Weverton deu o que se chama nos jogos de “all in”, que significa apostar tudo o que se tem. Em tom duro contra ex-aliados, o senador fecha as portas para o futuro pela postura raivosa. Estratégia que pode, em caso de derrota, colocar em risco seus próximos passos na política.

– Discurso esquizofrênico

Além de duro com os agora adversários, o discurso de Weverton parece ter sido forjado por alguma mente esquizofrênica, sobretudo quando o assunto é sua postura parlamentar em Brasília. Conhecido como o mais centrista dos senadores da “esquerda”, hoje ele parece ter esquecido da sua atuação, principalmente no que diz respeito aos bastidores da política. Quem recebe o filho de Boslonaro em sua mansão em Barreirinhas não pode cobrar “esquerdismo” de ninguém.

– Discurso esquizofrênico 2

Weverton ancorou parte do seu discurso no combate à pobreza no Maranhão. De forma indireta, ele critica o atual governo neste viés. Mas não lembrava seus partidários que coube a eles, Neto Evangelista e Márcio Honaiser, cuidar da área da assistência social na gestão Dino. O senador, claro, só lembrou disso quando foi para falar do exitoso programa de expansão dos restaurantes populares.

– Discurso esquizofrênico 3

Ainda durante o seu raivoso discurso, Weverton atribuiu a Brizola a seguinte expressão: “a política adora traição, mas abomina traidores”. Não se sabe dirigido a quem ele cunhou a frase. Mas a carapuça serviu a ele próprio, que traiu o governador Flávio Dino nas eleições municipais de 2020 quando optou por Braide em detrimento de Duarte Júnior. Estranho é o criador do “deserte-se” agora reclamar de traição. Mais um sintoma do discurso esquizofrênico.

– E por último

A quem interessar possa, no discurso do pedetista, o nome Carlos Brandão foi pronunciado 10 vezes
18
mar

MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO: Weverton Rocha transforma nove prefeitos em 50

Pelo Jornalista Domingos Costa

Após botar figurantes para se passar por vereadores de São Luís, o senador Weverton Rocha (PDT) aprontou mais uma das suas maluquices na tentativa de enganar a classe política e a população de São Luís, desta vez, o pedetista conseguiu a proeza de fazer o “milagre da multiplicação de prefeitos”.

Na manhã desta sexta-feira (18) o pré-candidato ao governo estadual realizou uma reunião no qual apareceram míseros nove prefeitos – o que restou do seu grupo. Ocorre que Weverton teve a “cara de pau” de gravar um vídeo (assista acima) mentindo descaradamente sobre a quantidade de chefe de Executivos municipais presentes no chocho encontro.

No “mundo mágico fantasioso” de Rocha estiveram no encontro cerca de 50 prefeitos, entretanto, o próprio vídeo da reunião mostra o desânimo e a ausência de prefeitos.

A quem quiser fazer a mesma contagem que o Blog do Domingos Costa fez, vai encontrar não mais que 9 (nove) gestores. E olha que essa conta pode diminuir ainda mais nas próximas semanas.

Entre assessores, convidados e curiosos, apenas nove prefeitos marcaram presença no evento do PDT nesta manhã...

Entre assessores, convidados e curiosos, apenas nove prefeitos marcaram presença no evento do PDT nesta manhã…


LEIA TAMBÉM 

Perdendo aliados a cada dia, Weverton agora bota figurantes para se passar por vereadores de São Luís

18
mar

COMEÇOU O GOVERNO BRANDÃO! Diego Rolim sai da secretaria de Meio Ambiente e é nomeado no Detran

Pelo Jornalista Domingos Costa

Cunhado do deputado federal André Fufuca estava como titular da SEMA, cargo que ocupou durante um ano e oito meses.

Diego Rolim é cunhado de André Fufuca e foi indicado para o Detram-MA pelo Partido Progressista...

Diego Rolim é indicação de André Fufuca para Detran-MA, pelo Partido Progressista...

Diego Fernandes Mendes Rolim foi nomeado nesta quinta-feira (17) como novo diretor geral do Detran MA – Departamento de Trânsito do Maranhão. Ele até, então, estava como secretário Estado do Meio Ambiente, cargo que assumiu em junho de 2020.

Diego Rolim substitui o ex-pedetista Francisco Nagib []ex-prefeito de Codó] que antecipou sua saída por desincompatibilização, vez que irá ser candidato a deputado estadual nestas eleições.

Já a secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), irá ficar sob o comando interino do competente Diego Galdino – atual secretário Chefe da Casa Civil.

A nomeação de Rolim já consta no Diário Oficial...

A nomeação de Rolim já consta no Diário Oficial…

Rolim é indicação do PP para o cargo. É advogado e filho de criação do empresário agropecuário e ex-prefeito de Santa Luzia, Antônio Braide, portanto, irmão da médica cirurgiã Samira Braide – esposa do deputado federal André Fufuca – presidente nacional do Partido Progressista.

– Mais mudanças

Com a saída do governador Flávio Dino anunciada para o próximo dia 31 deste mês e a posse do vice-governador Carlos Brandão como chefe do Palácio dos Leões, haverá mudança em praticamente todas as secretarias de estado, sobretudo, por força das eleições deste ano.

Começou o governo Brandão!

18
mar

Felipe Camarão é o vice dos sonhos…

Pelo Jornalista Domingos Costa
Felipe Camarão é o vice ideal de Brandão...

Felipe Camarão é o vice ideal de Brandão…

Jovem, comprovadamente competente, atuante, sem nenhuma mácula na vida pública e considerado pelo governador Flávio Dino “o melhor secretário de Estado da Educação da história do Maranhão”.

Esse é o advogado, imortal da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e petista Felipe Costa Camarão.

O titular da Seduc que se desincompatibiliza da secretaria estadual no final deste mês, deixa um legado de 1.400 obras educacionais pelo período de seis anos que ficou na Educação do Maranhão, repito, 1.400! ações de todos os tamanhos, dessas, 300 começadas do zero e entregues 100% concluídas.

Camarão é considerado pelo grupo político do entorno do Palácio dos Leões o nome ideal para companheiro da chapa majoritária de Carlos Brandão (PSB).

Felipe é quadro do PT, partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E com a filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin no PSB – para ser vice de Lula, a chapa nacional PT/PSB se torna inevitável no Maranhão, mas de forma invertida: PSB/PT.

Embora seja o nome favorito para ser indicado o “vice dos sonhos”, Felipe Camarão mantém campanha focada de deputado. Aliás, o petista é talvez o único pré-candidato a Câmara Federal que possui apoio de lideranças nos 217 municípios maranhenses.

E se não for o vice, o mandato de Federal é certo!

18
mar

VÍDEO: Em entrevista na TV Mirante, Dep. Pedro Lucas atiça ainda mais a disputa pelo comando do União Brasil

Pelo Jornalista Domingos Costa

Na manhã desta sexta-feira (18) o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, recém-filiado ao União Brasil disse que o partido ainda não definiu quem irá apoiar no Maranhão para governador, porém, ele sustentou que trabalha para a legenda integrar o palanque do vice-governador Carlos Brandão (PSB).

“Sinceramente, respeito a história política do deputado Juscelino, mas não olhei nenhuma declaração do presidente ou do vice-presidente nacional nessa direção, então, vou continuar trabalhando para que o União Brasil fique com a candidatura do Carlos Brandão”, declarou.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa “Bastidores” do Bom dia Mirante apresentado pelo jornalista Clovis Cabalau. O posicionamento do parlamentar “ajuda” a acirrar ainda mais a briga política pelo comando do União Brasil, maior e mais rico do Brasil.

No Maranhão, o partido é disputado por Pedro Lucas e o também deputado federal Juscelino Filho, estes, aliado do senador Weverton Rocha.

18
mar

Dep. Fabio Macedo retoma debate sobre GNV no Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa
Deputado Fábio Macedo...

Deputado Fábio Macedo…

Em meio aos constantes aumentos nos preços dos combustíveis em todo país, o deputado estadual Fábio Macedo retomou o discurso sobre o Gás Veicular Natural durante pronunciamento nesta quinta-feira(17), no plenário da Assembleia Legislativa.

“Eu venho mais uma vez neste plenário, queridos colegas de parlamento para falar  sobre o GNV e como adotar essa riqueza que produzimos aqui no Maranhão, como alternativa de combustível veícular. Nos últimos anos temos visto uma escalada nos preços da gasolina, etanol e diesel e não é justo que os maranhenses não possam se beneficiar do que é produzido aqui”, disse Macedo.

Durante seu primeiro mandato Fabio se destacou pela atuação na Comissão Temática de Assuntos Econômicos, onde defendia a comercialização do GNV e seu uso como combustível veícular. Na época, realizou várias discussões, buscou a própria Eneva para debater o assunto e viabilizar um projeto junto ao Governo do Estado. Alem audiências publicas e visitas aos campos de produções do Gás Natural.

“Como todos sabem, essa é uma luta que eu venho travando desde a legislatura passada e vou continuar batendo nessa tecla. Sempre abracei a bandeira da comercialização do GNV como alternativa de combustível veícular em nosso estado. Na presidência da Comissao de Assuntos  Econômica, busquei um diálogo com Governo do Estado e a Empresa Eneva, que explora o Gás Natural aqui no Maranhão,  afim de garantir uma forma de combustível mais barato, com as riquezas que são produzidas aqui e economize o dinheiro dos maranhenses que principalmente levar economia para o bolso dos maranhenses sofrem com os aumentos dos combustíveis, além da inflação, o que torna os custos de vida cada vez mais caros.”, finalizou Fabio.

18
mar

DESFILIAÇÃO EM MASSA! Filiados do PROS decidem sair do partido após Marcos “Play” assumir a presidência

Pelo Jornalista Domingos Costa

Ex-filiados exibem ficha de desfiliação…

Mais de duas dezenas de filiados do partido PROS decidiram deixar a sigla nesta sexta-feira (17). A ex-direção estadual registrou nas redes sociais a desfiliação em massa da legenda.

Os pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados assinaram a saída do partido após a direção nacional confirmar apoio da sigla ao pré-candidato ao governo do Maranhão, senador Weverton Rocha (PDT) e, também, ofertar a comissão provisória ao eterno suplente de deputado Marcos “Play”.

Entre os desfiliados do PROS estão os ex-deputados Cabo Campos, o ex-vereador Pereirinha e o atual parlamentar por São Luís Chico Carvalho. E, ainda, os ex-deputados Raimundo Cutrim, Jota Pinto, Victor Mendes, Waldir Maranhão e Magno Barcelar, o “nota 10”.

Isso, sem contar tantos outros nomes… de forma que o PROS atualmente encontra-se vazio!

1 783 784 785 786 787 2.338