mar
O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar na quarta-feira (9) a ação apresentada pelo PDT que questiona o prazo de oito anos de inelegibilidade para pessoas que tenham cometido crimes, determinado pela Lei da Ficha Limpa. Contudo, para o relator da lei, Márlon Reis, a impossibilidade de se eleger é um dos pontos mais importantes do código.
“É justamente a inviabilização da candidatura de pessoas que praticaram crimes como, vou exemplificar, narcotráfico, homicídio, genocídio, estupro, redução à condição análoga à escravidão. Então, são crimes bárbaros. E o PDT acha que a elegibilidade dessas pessoas está pequena, e é para elas voltarem mais rápido para a política”, pontuou o jurista.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.630 do PDT alega que o trecho da lei “a quem for condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos após o cumprimento da pena”, torna o político inelegível por prazo indeterminado. O pedido é que se tire a expressão “após o cumprimento de pena”.
Assim, durante o período da pena cumprida pelo político, também se contariam os oito anos de suspensão previstos na lei. Na prática, caso acatado, o pedido reduziria o tempo de espera até que o indivíduo pudesse voltar a se eleger.
“Amanhã, e eu estarei pessoalmente no plenário do STF para fazer sustentação em defesa da Lei da Ficha Limpa, a pedido do movimento de combate à corrupção eleitoral. Peço a atenção de todos para o que será julgado no STF a partir das 14h. Estarei lá para fazer essa defesa”, garantiu Márlon Reis.
mar

Ex-deputado Stênio levou a prefeita até Carlos Brandão…
Agora foi a prefeita de Presidente Vargas, Fabiana Rodrigues Mendes, do PDT, que abandonou nesta terça-feira (08]0 o projeto do senador Weverton Rocha e declarou apoio ao candidato apoiado pelo governador Flávio Dino.
Carlos Brãndão recebeu o apoio a gestora e agradeceu por meio de suas redes sociais. “É a nossa visão municipalista prevalecendo em prol dos municípios maranhenses”, disse.
E é bom que se diga, pelas movimentações políticas, o último de sair apaga a luz….
mar

João Matos Viana escrivão da Polícia Civil em Santa Inês se passava pelo delegado Ivônio.
João Matos Viana (foto), escrivão ad hoc Polícia Civil no município de Santa Inês [do tipo servidor terceirizado], foi preso por determinação da Justiça nesta terça-feira (08) em sua residência na cidade de Pio XII.
O pedido de prisão foi formulado pelo delegado Welligton Fabiano da Silva, sob acusação de falsidade ideológica e extorsão contra um empresário de Pio XII conhecido como “Wagner da Farmácia”.
De acordo com documentos que o Blog do Domingos Costa teve acesso, o preso procurou a irmã do empresário para alertar da existência de uma investigação contra “Wagner da Farmácia” por suposto aliciamento de menor.
Ao tempo que informou a tal investigação, o escrivão de polícia disse que poderia reverter a situação delicada de Wagner pela proximidade que tinha com o delegado.
Para tentar tirar dinheiro do empresário, João comprou um chip de uma operadora de telefonia, habilitou em nome de sua irmã e baixou o aplicativo de troca de mensagem WhatsApp.
E por esse aplicativo, João Matos Viana colocou no perfil a foto de um delegado identificado por Ivônio e, então, começou a falar como se fosse o chefe da investigação.
Só que o escrivão da Polícia Civil – preso hoje -não esperava que a vítima fosse procurar o delegado Ivônio e contar toda a trama que resultou na prisão de João.
Aliás, o escrivão é aliado de primeira hora do prefeito “Aurélio da Farmácia” (PL), mas essa é outra história…
escrivão ad hoc, servidor terceirizado
Ele é servidor da Prefeitura que presta serviço administrativo na delegacia. Seria bom corrigir isso.
mar
A cidade é mais uma regional maranhense na qual o senador Weverton fica sem apoio político, isto é, não tem o prefeito nem a oposição, porque ambos apoiam Brandão e Flávio Dino.

Weverton Rocha perde mais um prefeito de regional, agora de Coelho Neto…
Bruno Silva (PP) prefeito de Coelho Neto, cidade de 50 mil habitantes, fez questão publicar em suas redes sociais sua declaração de apoio ao vice-governador Carlos Brandão, durante encontro realizado na tarde desta terça-feira (08).
Bruno era apoiador do senador Weverton Rocha (PDT), porém, mudou de posicionado devido ao seu partido, o PP, também deixar o projeto pedetista.
“Saímos agora pouco de uma reunião com o vice-governador Carlos Brandão onde anunciamos formalmente o apoio do maior grupo político de nossa cidade ao seu projeto de reeleição. Também reafirmamos o nosso compromisso com a pré-campanha do nosso governador Flávio Dino para o senado”, disse o gestor coelho-netense.
mar

Residência no bairro do Araçagy, na Rua São Sebastião sentido Praia do Mangue Seco…
A Delegacia de Polícia Civil investiga um assalto milionário realizado no bairro do Araçagy no município de Raposa. O crime ocorreu no último 02 de fevereiro em uma residência na rua São Sebastião, via de acesso à Praia do Mangue Seco – em frente a peixaria do Edmilson.
De acordo com apuração do Blog do Domingos Costa, os meliantes chegaram armados por volta das 23h e pularam o muro, em seguida, renderam o chinês, a esposa e uma filha deles que estavam no casa. Todos foram amarrados e colocados em um compartimento da residência.
Usando o próprio veículo do chinês [um Chevrolet Prisma], os assaltantes começaram a esvaziar a casa e levar tudo que encontraram, em especial, 600 quilos de bucho seco de pescada amarela, conhecido no meio comercial como “grude”. Apenas essa mercadoria está avaliada em mais de R$ 800 mil.
Além do bucho de pescada, os assaltantes também levaram joias, vários perfume de grife, inúmeros tênis e outros objetos. Ao todo, a vítima disse a Polícia que foi levado mais de 1 milhão de reais em mercadorias.
O veículo do chinês usado no crime foi abandonado no mesmo dia e encontrado pela Polícia e devolvido ao dono.
Segundo o delegado Marcone Caldas, que Instaurou Inquérito para investigar o caso, já se sabe que existe um autor intelectual do crime que não participou diretamente da ação e, que, uma outra pessoa repassou informações precisas que ajudaram a operacionalidade do assalto.
“Não podemos repassar mais informações para não atrapalhar o andamento das investigações”, disse o delegado Marcone ao Blog do DC.
mar
O governo que Honaiser usa as obras para tentar se promover é o mesmo que ele e o seu partido, PDT, fazem oposição na Assembleia Legislativa.

Jerry corrigiu Honaiser pelas redes sociais; mérito do restaurante popular de Itapecuru é do governador Flávio Dino!
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry (PCdoB), que também é deputado federal aplicou um grande corretivo no deputado estadual Márcio Honaiser (PDT) nesta segunda-feira (08).
Por meio de sua conta no twitter, o titular da Secid desmentiu o pedetista sobre a implantação do Restaurante Popular do município de Itapecuru, que será inaugurado nesta quarta-feira (09).
Honaiser publicou que o restaurante está pronto e o feito é graças ao esforço do prefeito Coroba e do vice-prefeito Mauricio.
Entretanto, Jerry aproveitou o ensejo da publicação do xará e deu os devidos méritos do benefício a quem é devido: “Parabéns ao governador Flávio Dino por mais esta grande obra para o povo de Itapecuru”, cutucou.
– Síndrome de secretarite
Honaiser deixou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social desde o final do mês de janeiro, porém, ainda sofre com “síndrome de secretarite”, pois, sobrevive politicamente do discurso como se ainda fosse titular da Sedes.
Ele insiste em participar de todas as ações da sua ex-secretaria. É preciso desapegar!
Deputado estadual sem bandeira de luta, o que resta ao pedetista para tentar se eleger deputado federal nestas eleições é usar as ações de quando foi secretário da Sedes, isso, graças a oportunidade concedida pelo governador Flávio Dino.
Aliás, é bom que se diga, o governo que Honaiser usa as obras – como os Restaurantes Populares – para tentar se promover é o mesmo que ele e o seu partido, PDT, fazem oposição na Assembleia Legislativa.
Como explicar essa contrariedade?!
mar
Homem conservador e árduo defensor do presidente Bolsonaro, Pastor Gildenemyr tem 50 anos, nunca foi casado e também não tem filhos; ele contestou a especulação e disse “deve ser maldade” de quem publicou.

Pastor Gildenemyr durante uma das suas caminhadas na praia da Litorânea, em São Luís…
Após publicação do site Maramais dias atrás (VEJA), dando conta que o deputado federal Pastor Gildenemyr possui um caso homossexual com o seu motorista [de nome não revelado], o Blog do Domingos Costa foi em busca de apurar o que existe de verdade e mentira nessa história, que a “olhos nú”, parece bem “cabeluda”.
De acordo com a publicação, o parlamentar mantém o namoro há pelo menos três anos com o funcionário e a situação é de conhecimento de várias pessoas do entorno do político evangélico.
Pois bem… o Blog do DC, curioso que é – mas que detesta fuxico e babados -, foi em busca do deputado pastor e o questionou sobre a publicação do site Maramais.
Gildenemyr negou a especulação e foi curto na resposta: “Não. Deve ser maldade”, contestou.
– Histórico
Gildenemir de Lima Sousa, conhecido como Pastor Gildenemyr é homem conservador e árduo defensor do presidente Jair Bolsonaro. É natural do município de Monção. É pastor há pouco mais de duas décadas da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD).
Em 2018, filiado ao PMN, foi eleito deputado federal no “rabo da fila”, graças a votação expressiva do então candidato Eduardo Braide.
Antes de ser político, o Pastor Gil foi secretário-geral da CEADEMA – Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Maranhão – segundo mais importante cargo da instituição, ficando atrás apenas do presidente.
O pastor hoje tem 50 anos, nunca foi casado e também não tem filhos…
mar

Flávio Dino volta a ser professor de Direito da UFMA em abril…
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), voltou ao quadro de professores do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A partir do dia 31 de março, Dino deixará o cargo para iniciar sua campanha ao Senado, e deve voltar às salas de aula em abril.
De acordo com o Departamento de Direito da UFMA, Dino lecionará, ainda no primeiro semestre deste ano, as disciplinas de Prática Jurídica Simulada III – Direitos Humanos; e Prática Jurídica Simulada II – Direito e Trabalho Penal.
Quando eleito governador do estado pela primeira vez, em 2014, Flávio Dino possuía 20 anos de carreira na instituição. Sua última disciplina lecionada foi Direito Ambiental.
Flávio Dino entrou na Universidade aos 18 anos de idade, no curso de Direito, após formar-se, retornou à UFMA como professor.
mar
Vereador subiu a Tribuna, chamou o prefeito de incompetente, denunciou a existência de funcionários fantasmas que recebem sem trabalhar e criticou a inércia da gestão Eduardo Braide.
O discurso contundente e fervoroso do vereador por São Luís Marcial Lima (Podemos) realizado na Tribuna da Câmara durante a sessão da manhã desta segunda-feira (07) repercutiu muito no meio político e na imprensa local.
O parlamentar lembrou que por onde passou só construiu amizades e justificou os motivos que ocasionaram sua saída da liderança do governo Eduardo Braide no parlamento municipal, função que desempenhava até semana passada.
Lima mostrou que ficou chateado com o prefeito por ser “demitido” pelas redes sociais, uma vez que já tinha combinado com o secretário Municipal de Articulação, Marcio Andrade, que deixaria a liderança do governo no inicio deste mês.
“Não posso jogar fora minha digna vida de homem público. Eu jamais posso votar contra trabalhador, mas seguirei apoiando todas as matérias que possam beneficiar a população ludovicense nesta Casa”, disse.
– Mudança de postura de Braide
Em seguida, Marcial disse que também deixou a liderança na Câmara por conta da mudança de postura do prefeito e listou cada uma delas.
“O Braide que eu conheço hoje não é o que andou comigo nas feiras, o Braide que conheço hoje não é o que foi conversar comigo com o pessoal do Sinfusp, o Braide de hoje não é o que me disse que criaria uma secretaria adjunta das escolas comunitárias”, disse.
O vereador afirmou que avisou o prefeito Braide sobre a avaliação ruim perante o povo de São Luís e chamou o chefe do Executivo de incompetente.
Marcial Lima disse, ainda, que o gestor irá perder a eleição da Câmara e, no mesmo discurso, lembrou que até hoje o prefeito não reabriu a maternidade Maria do Amparo.
– Interferência do irmão, Fernando Braide
No prosseguimento do discurso, o parlamentar disse que Braide mantém um governo que não é transparente em seus gastos e denunciou que o irmão do prefeito, Fernando Braide, manda e desmanda na prefeitura.
“Eu não votei em Fernando, eu votei foi no Braide. Não admito que o irmão do prefeito venha a Câmara de Vereadores peitar vereadores. Falei ao prefeito que o irmão dele não era nada na prefeitura e não tinha o direito de interferir na gestão”, afirmou.
Por fim, o ex-líder do governo criticou o abandono da obra do Anel Viário, lembrou que quando Braide era deputado estadual ele dizia que o governador Flávio Dino não pagava as emendas dos vereadores, porém, hoje faz igual e até pior.
“O Braide de hoje tira Feirante na marra do seu local de trabalho. O Braide de hoje mantém uma secretaria chamada purgatório de gente que ganha salário e não trabalha na prefeitura.” denunciou.
mar
Ingresso do ex-governador de São Paulo no PSB reflete diretamente na política do Maranhão, pois, sacramenta no âmbito local a aliança do PT com o próximo partido do vice-governador Carlos Brandão.

União de Alckmin e Lula tem reflexos direto na política do Maranhão.
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin acertou na manhã desta segunda-feira (7) a filiação ao PSB para ser candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O PSB é o partido do governador do Maranhão e será o destino do vice-governador Carlos Brandão, pré-candidato apoiado por Flávio Dino à sucessão estadual.
Alckmin encaminhou a filiação em uma reunião em São Paulo na manhã desta segunda com a participação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do prefeito do Recife, João Campos, e do ex-governador de São Paulo Márcio França. O acerto da filiação foi revelado pelo portal G1.
No encontro, os integrantes do PSB discutiram a necessidade de formação de uma frente ampla contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno da eleição presidencial.
A cerimônia de filiação deverá acontecer até o dia 20 de março. O mais provável é que aconteça em São Paulo. A ideia é que o ex-presidente Lula esteja presente no ato.
No ato de filiação, o PSB ainda quer ser o primeiro partido a anunciar oficialmente o apoio a Lula. “Tivemos uma reunião muito boa pela manhã. Está praticamente selada a entrada dele para ser candidato a vice. Provavelmente haverá um evento à altura do novo filiado”, disse Siqueira à Folha.

