15
jan

ELEIÇÕES 2022: Deputado Wellington do Curso, “oito ou oitenta”…

Pelo Jornalista Domingos Costa
Deputado estadual Wellington do Curso poderá ser um dos mais votados de São Luís e até do Maranhão e/ou sequer ser eleito...

Deputado estadual Wellington do Curso poderá ser um dos mais votados de São Luís e até do Maranhão e/ou sequer ser eleito…

Se tratado das eleições deste ano, o deputado estadual Wellington do Curso, atualmente filiado no PSDB, é o exemplo cabal da expressão “oito ou oitenta”. O parlamentar poderá ser um dos mais votados de São Luís e – até do Maranhão, e/ou sequer ser eleito!

Aliás, é bom que se diga: “oito ou oitenta” é uma expressão popular na língua portuguesa, utilizada para definir algo de extremos, ou seja, tudo ou nada. É geralmente associada à personalidade ou ao desempenho de alguns políticos.

Árduo crítico do governo, Wellington chega fazer exacerbada oposição ao governador Flávio Dino (PSB) – gestão estadual com boa aprovação popular.

Wellington do Curso não possui apoio de nenhum dos 217 prefeitos maranhenses. Verdade seja dita, nesses dois mandatos seguidos nunca foi apoiado por nenhum Chefe de Executivo ou políticos de mandatos, seus votos sempre foram espontâneos e conquistados por meio de sua atuação – dentro ou fora do mandato.

Reeleito em 2018 com exatos 24.950 votos, desses 17.328 apenas em São Luís – seu principal reduto eleitoral, o deputado precisa melhorar o desempenho agora em 2022, caso contrário possui gigante risco de ficar fora das lista dos 42 eleitos.

Um fator decisivo para contribuir por uma votação mais expressiva do dono do Curso Wellington é o fato de que o ex-diretor do Procon, deputado Duarte Junior, será candidato a deputado federal e, portanto, deixará o caminho livre para Wellington, que concorrerá ao seu terceiro mandato ininterrupto.

Para finalizar este post, ficam dois questionamentos: a ferrenha oposição ao governador Flávio Dino é o bastante para trazer votos e garantir a reeleição de Wellington? Os maranhenses irão votar no deputado pelo combate ao governo estadual?

15
jan

Felipe Camarão fala em volta ao “projeto original”…

Pelo Jornalista Domingos Costa

– Do secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão (PT), nesta sexta-feira (14), em entrevista ao Ponto Final, na Mirante AM, confirmou que retirou sua pré-candidatura ao governo do estado. Ele disse ainda acreditar na unidade do grupo do governador Flávio Dino na disputa da eleição deste ano.

15
jan

Maternidade de Paço do Lumiar é inaugurada pelo governador Flávio Dino

Pelo Jornalista Domingos Costa
Inauguração da Maternidade de Paço do Lumiar

Inauguração da Maternidade de Paço do Lumiar

O governador Flávio Dino entregou um importante reforço à saúde e atendimento às gestantes maranhenses. Nesta sexta-feira (14), foi inaugurada a nova maternidade de Paço do Lumiar. A unidade hospitalar funciona na Avenida 13, antiga Unidade Mista do Maiobão e se destina à saúde materno-infantil das luminenses e região. Entre os serviços estão acompanhamento pré-natal, atendimento ambulatorial, procedimentos cirúrgicos e assistência ao parto.

“Estou muito feliz por estar em Paço do Lumiar, nesse momento em que o município comemora 61 anos de emancipação. São várias obras, fruto de uma parceria muito forte, produtiva e eficiente com a prefeitura, e agora, coroada como essa conquista, que é a maternidade. Um sonho de muito tempo, que garante hoje 300 empregos diretos e que segue os padrões de qualidade. Tenho certeza que as mulheres que aqui tiverem seu filhos e as crianças que aqui nascerem, receberão o que há de melhor do Sistema Único de Saúde, do sistema público estadual de saúde e sempre nessa parceria com a gestão municipal”, avaliou o governador Flávio Dino.

A maternidade possui 34 leitos, sendo 26 de alojamento conjunto, cinco de pré-parto, parto e pós-parto e três de recuperação anestésica. São seis consultórios ambulatoriais nas especialidades de ginecologia, planejamento familiar e pediatria. O local oferecerá atendimento de urgência e emergência, psicologia, serviço social, agência transfusional e terá, entre outros espaços, farmácia, almoxarifado, posto de enfermagem e refeitório.

Na série de serviços, conta com testes de Triagem Neonatal (TTN) que incluem teste do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho. Os TTN são necessários para diagnóstico precoce de doenças infantis. A maternidade oferecerá ainda serviços de apoio diagnóstico, análise clínico, eletrocardiograma, cardiotocografia e ultrassonografia. Na equipe, 160 profissionais atuando em regime de plantão.

A maternidade vai contar com ações como o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo. Trata-se de orientação sobre planejamento familiar para mulheres que desejam utilizar métodos contraceptivos como o DIU (Dispositivo Intrauterino).  E também, o projeto Pequeno Maranhense, que concederá à gestante um kit de cuidados composto por fraldas, toalhas, gaze, álcool em gel e cartilha informativa sobre gestação, parto e pós-parto.

14
jan

Marinha abre vagas para a Escola Naval com provas em São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa

Marinha abre vagas para a Escola Naval com provas em São Luís

A Marinha do Brasil lançou edital do concurso para a Escola Naval, a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil. São 20 vagas para quem tem o ensino médio, sendo 12 para mulheres e oito para homens.

As inscrições serão aceitas entre os dias 17 de janeiro e 13 de fevereiro no site Ingresso na Marinha. A remuneração mensal durante o Curso de Graduação é de R$1.574,12. As provas poderão ser realizadas em São Luís.

Para concorrer, é preciso ser brasileiro (a) nato (a), não ser casado (a) ou não ter união estável, não ter filhos, ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 30 de junho de 2023, entre outros requisitos.

A primeira etapa do concurso será uma Prova Escrita Objetiva (PO) que ocorrerá em dois dias subsequentes. No primeiro, serão cobradas 40 questões, sendo 22 de Matemática e 18 de Inglês, cada uma valendo 2,5 pontos, totalizando 100 pontos.

No segundo dia, com a mesma duração, igual quantidade de questões e mesmo valor de cada uma, serão 22 de Física e 18 de Português e Redação. Após isso, caso seja aprovado, o candidato passara pelos Eventos Complementares (EVC), que são a Verificação de Dados Biográficos (VDB); a Inspeção de Saúde (IS); o Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i); a Avaliação Psicológica (AP); a Verificação de Documentos (VD); e o Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Os Cursos ministrados na Escola Naval (EN), denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM). São realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse militar-naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar.

O Ciclo Escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de quatro anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um Período de Verão e um Período Acadêmico.

1) Corpo da Armada – Habilitações:
-Mecânica;
– Eletrônica; ou
– Sistemas de Armas.
II) Corpo de Fuzileiros Navais – Habilitações:
– Mecânica;
– Eletrônica; ou
– Sistemas de Armas.
III) Corpo de Intendentes da Marinha
-Habilitação em Administração.

Os Aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE).

14
jan

Weverton teve reunião secreta com Bolsonaro, que liberou ministro da Saúde para gravar vídeo

Pelo Jornalista Domingos Costa
Weverton e ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; gravação de vídeo foi autorizada pelo presidente Bolsonaro...

Weverton e ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; gravação de vídeo foi autorizada pelo presidente Bolsonaro…

O senador Weverton Rocha, do PDT, encontrou o presidente Jair Bolsonaro dias atrás em Brasília num encontro intermediado pelo advogado brasiliense Willer Tomaz, amigo do senador Flávio Bolsonaro – o filho “Zero Um” do presidente da República.

Informantes anônimos do Blog do Domingos Costa confidenciaram que a reunião entre Weverton e Bolsonaro foi secreta, de forma que não divulgada a imprensa. O bate-papo entre os dois foi bem descontraído, ocasião que Weverton fez duras críticas ao governador Flávio Dino (PSB).

Bolsonaro se comprometeu com o senador a ajudá-lo na campanha eleitoral deste ano contra Carlos Brandão, candidato apoiado por Dino, de quem Jair é desafeto púbico.

Como resultado imediato do encontro, Jair Bolsonaro ligou para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na frente de Weverton Rocha e pediu que seu auxiliar gravasse um vídeo franqueado ajuda com recursos para ajudar os desabrigados em diversas cidades do Maranhão.

Assim que saiu da reunião, senador maranhense, então, gravou o vídeo e se sentiu muito a vontade com  um quadro do presidente Jair Bolsonaro ao fundo das imagens.

14
jan

Petista e secretário estadual Chico Gonçalves defende uso da maconha para fins medicinais

Pelo Jornalista Domingos Costa

Em uma postagem em suas redes sociais, o petista secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpo), Francisco Gonçalves, defendeu o uso da maconha para fins medicinais. A declaração foi dada na tarde de quinta-feira (13) e se refere à utilização da planta para cura de doenças.

Durante o lançamento do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, o secretário Chico Gonçalves defendeu o uso da cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, para fins medicinais: “No Brasil, milhares de pessoas poderão viver melhor, caso o uso medicinal dessa planta seja autorizado. É preciso superar o preconceito e pensar no sofrimento e na cura das pessoas”, escreveu.

14
jan

AGORA VAI! Após duas derrotas consecutivas, Desª Nelma Sarney é favorita para vencer presidência do TJ-MA

Pelo Jornalista Domingos Costa
Nelma Sarney perdeu em 2017 e 2019, agora em 2022 vem mais fortalecida...

Nelma Sarney perdeu em 2017 e 2019, agora em 2022 vem mais fortalecida…

A Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa, é franca favorita para vencer a eleição da Corte que acontece no dia 02 de fevereiro deste ano.

O “grupo” que comanda o TJ-MA atualmente, conseguiu vencer as últimas duas disputas, exatamente, contra Nelma. Mas hoje o cenário é completamente diferente do contexto político anterior.

Em 2017, a Desembargadora perdeu  a disputa por uma diferença de 6 votos; Foram 16 que optaram por José Joaquim Figueiredo dos Anjos e outros 10 que votaram em Nelma.

Dois anos após, em 2019, uma nova derrota. Desta vez pela minúscula diferença de apenas 1 (um) voto; 15 colegas escolheram o atual presidente do TJ, Lourival Serejo e outros 14 votaram em Nelma.

Agora, em 2022, a desembargadora enfrentará o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, atual Corregedor Geral. Embora bem visto pela Corte, o Desembargador não possui a aliança necessária para sair vitorioso na disputa.

Aliás, esta eleição no TJ-MA, ao que parece, deve ser bem mais tranquila que as anteriores…

13
jan

Flávio Dino supera Covid e agradece orações e mensagens

Pelo Jornalista Domingos Costa

Flávio Dino disse que as vacinas foram decisivas.

O governador do Maranhão Flávio Dino (PSB) está curado da Covid-19 e retoma as suas atividades a partir de hoje.

Flávio Dino disse que as vacinas foram decisivas. Ele homenageou os profissionais da Saúde e agradeceu as orações e mensagens que recebeu.

“Superei a Covid. As vacinas foram decisivas. Mais uma vez e sempre, a minha homenagem aos profissionais da Saúde. E a minha gratidão por todas as orações e mensagens. A ciência venceu, graças a Deus”, disse nas redes sociais.

13
jan

Deputada Mical Damasceno perde o comando do PTB no Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa
O PTB no Maranhão tem novo comando. A deputada estadual Mical Damasceno deixa a presidência e assume, em seu lugar, o deputado federal de Imperatriz, Josivaldo JP, que deixa o Podemos. As alterações foram anunciadas pela presidente nacional da sigla, Graciela Nienov. Mical Damasceno assume, agora, a presidência nacional do PTB Mulher.

Mical Damasceno, Graciela Nienov e o Deputado Josivaldo JP…

A deputada estadual Mical Damasceno não é mais presidente do PTB no Maranhão. A filha do pastor Pedro Aldir Damasceno foi defenestrada do comando da sigla nesta quinta-feira (13).

Assume o partido de Roberto Jeferson no lugar de Mical o deputado federal Josivaldo JP (agora ex-Podemos) que possui reduto eleitoral em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão.

A saída de Damasceno do partido foi anunciada, em vídeo, pela presidente nacional da sigla, Graciela Nienov. O melhor das imagens é o semblante apático da deputada que não conseguiu segurar a frustração  de ter perdido a direção da legenda maranhense.

Mical Damasceno vinha demostrando fragilidade à frente do PTB estadual, tanto que a direção nacional retornou dias atrás ao posto de presidente da “ala mulher” do partido a ‘ultraconservadora’ Flávia Berthier, desafeta da deputada.


LEIA TAMBÉM:

– Dep. Pedro Lucas sobre anúncio de Mical na presidência do PTB: “Faz parte do jogo político”

– “Tenho certeza que fui chamada por Deus para essa obra”, Mical Damasceno ao assumir presidência do PTB no MA

13
jan

Othelino apresenta PL que propõe Passaporte Vacinal em estabelecimentos e eventos no Maranhão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Othelino Neto afirmou que o PL tem como objetivo resguardar a saúde dos maranhenses e incentivar a vacinação no estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), apresentou o Projeto de Lei nº 001/2022, que propõe a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de imunização contra a Covid-19 (Passaporte da Vacina) para acesso em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, academias e eventos de maneira geral.

Segundo Othelino, o objetivo é resguardar a saúde dos maranhenses e incentivar a vacinação, uma vez que vem sendo registrado aumento do número de casos de contaminação pelo coronavírus.

“A vacinação é que tem contribuído para que não tenhamos casos graves de Covid-19 e mais internações nas unidades de saúde. Por isso, a exigência do Passaporte da Vacina para acesso aos estabelecimentos e eventos que reúnam grande público é fundamental, além de ser uma forma de estimular aqueles que ainda não se vacinaram a buscarem a imunização”, afirmou o parlamentar.

De acordo com a proposição, o documento físico ou eletrônico comprovando a vacinação deve ser exigido pelos estabelecimentos a todos os cidadãos que, de acordo com a sua idade, já estejam autorizados a tomarem o imunizante contra a Covid-19.

Aqueles que, por motivos médicos, não podem tomar qualquer tipo de imunizante contra a Covid-19 deverão comprovar essa condição para ter acesso aos estabelecimentos ou eventos.

Ainda conforme o PL, caberá aos responsáveis pelos empreendimentos a cobrança do Passaporte da Vacina, que pode ser emitido pela autoridade sanitária de cada município ou pelo Governo Federal por meio da plataforma ConecteSUS do Ministério da Saúde.

O texto prevê ainda que, em caso de descumprimento da norma, caberá às autoridades sanitárias a aplicação de eventuais sanções.

O PL foi publicado no Diário Oficial da Casa, na quarta-feira (12), e passará ainda pelas comissões temáticas de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Saúde para receber parecer antes de ir à votação no  Plenário, em fevereiro, no retorno dos trabalhos.

1 810 811 812 813 814 2.338