jan

Os eventos são extensões e integram outras ações que visam oferecer conhecimento e oportunidade a empresários
O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, reuniu, na manhã desta segunda-feira (10), com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA) para intensificar parcerias, a fim de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19 e incentivar o desenvolvimento, no âmbito das micro e pequenas empresas.
Durante a reunião, a promoção de eventos estratégicos foi debatida e alinhada como elemento indutor na criação e consolidação de oportunidades de apoio à classe empresarial, por meio da ampliação do acesso das micro e pequenas empresas nas compras públicas municipais; da atenção contra a corrupção; da importância da formalização; e da inserção de pequenas empresas nos processos produtivos das médias e grandes.
“Mais uma vez o Governo do Estado está inteiramente à disposição. Precisamos, mais do que nunca, unir forças em prol do fortalecimento da atividade econômica e do processo produtivo do Maranhão. As micro e pequenas precisam desse apoio e o nosso estado precisa delas”, destacou Simplício Araújo.
Os eventos são extensões e integram outras ações que visam oferecer conhecimento e oportunidade a empresários, realizadas por meio de parceria entre Seinc e Sebrae, como o programa Cidade Empreendedora e a Feira do Empreendedor – maior evento de estímulo ao empreendedorismo do Brasil.
“O momento é muito oportuno. O Governo Flávio Dino tem essa marca, reforça esse compromisso social. Precisamos do Estado conosco e podemos potencializar essa parceria, concedendo uma luz para essas pessoas [empresários]”, frisou Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae-MA.
jan

Presidente estadual do PT, Francimar Melo.
Em entrevista ao site Central de Notícias, o presidente estadual do PT, Francimar Melo (foto), afirmou que a legenda marchará afinada com a decisão do governador Flávio Dino nas eleições de 2022. Disse ainda que batalha pela unificação do partido e do campo democrático, mas defende fundamentalmente a continuidade do governo Flávio Dino.
“Nessa decisão do dia 31 em que os partidos estão se posicionando, possivelmente podemos até sinalizar uma posição, mas uma coisa temos clareza, e isso a direção nacional nos orienta: nossa posição converge para a continuidade do governo Flávio Dino . Estamos no governo e marcharemos juntos”, destacou o presidente do PT.
Segundo Francimar o ex-presidente Lula ainda não externou qualquer posicionamento em relação a apoio a candidatura ao governo no Maranhão nas eleições de outubro. Ele disse acreditar que essa definição acontecerá no momento adequado. Francimar Melo assinala que o posicionamento oficial do partido somente sairá do encontro de tática eleitoral, mas observa que qualquer sinalização que aconteça no Estado será dialogada com a direção nacional do partido.
“Muita coisa poderá acontecer. Mas ainda não está definido. O presidente Lula tem falado que a posição dele será apresentada a partir de março. Isso acontecendo, as coisas no Maranhão já estarão bastante encaminhadas, porque o cenário se dará no entorno da decisão do governador Flávio Dino”, analisa o petista.
Empossado na direção do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Maranhão nos primeiros dias de janeiro deste ano, o presidente Francimar Melo batalha pela unificação do partido, acomodando posições contrastantes.
“O PT é um partido muito plural, com várias linhas de pensamento plural, várias forças. O nosso desafio é dialogar bem com eles, tentar unificar o máximo possível em torno de um projeto estratégico para o Maranhão, juntar cada um com suas posições contrárias ou a favor, mas mantendo o bom diálogo. Acho que esse é o desafio”, disse o presidente do PT-MA.
Como estratégia para a unificação, Francimar Melo acredita que os esforços em torno da eleição do ex-presidente Lula para o terceiro mandato e a formação de uma bancada significativa que colabore com a governabilidade. “O que nos unifica primeiramente é eleição do presidente Lula e, segundo, é a nossa estratégia na proporcional. Então vamos buscar outros temas para que possa chegar a unidade. O que nos diverge vamos deixando ali de lado”, observa.
jan

Assembleia legislativa do estado do Maranhão
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão abre, a partir das 10h desta segunda-feira (10), as inscrições do concurso público para o preenchimento de 66 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior (veja o total de vagas no final da matéria).
As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de fevereiro de 2022, pela página da Fundação Ceperj na internet: https://ceperj.selecao.net.br/. A taxa é de R$ 95 para o nível médio, e R$ 140, superior. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 1º de maio de 2022.
Segundo a organização do concurso, as inscrições efetuadas somente serão consideradas efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição que deverá ser feito até 15 de fevereiro.
Os salários iniciais são de:
R$ 14.178,80 – para Consultor Legislativo
R$ 7.249,59 – para Técnico de Gestão Administrativa
R$ 3.320,00 – para Assistente Legislativo
A jornada de trabalho será de 30 horas semanais.
Isenção da taxa
Para fazer seu pedido de isenção da taxa, o candidato deverá, após ter feito seu cadastro e preenchido o Formulário de Inscrição, acessar o ícone “Isenção”. O pedido pode ser feito de 10 a 13 de janeiro de 2022.
Podem pedir a isenção da taxa os candidatos que:
Tenham baixa condição econômica – sendo que o candidato pode solicitar a isenção utilizando o Número de Identificação Social (NIS);
Sejam doares de Medula Óssea/Sangue e Tecidos e Órgãos – sendo que basta o candidato, ao se inscrever, preencher o Formulário de Inscrição, bem como seu número de Doador de Medula Óssea/Sangue e Tecidos e Órgãos;
Tenham feito parte da mesa receptora de votos em Seção Eleitoral – sendo que basta ao candidato, ao se inscrever, preencher o Formulário de Inscrição e selecionar essa opção. A comprovação do serviço prestado deverá ser efetuada através do upload no Sistema de Gestão de Concursos do documento expedido pela Justiça Eleitoral, contendo o nome completo do convocado, a função desempenhada, o turno e a data da eleição.
As provas objetivas serão realizadas no dia 1º de maio de 2022. O candidato deverá chegar ao local de realização da prova com pelo menos uma hora de antecedência e não poderão consumir alimentos na sala.
As vagas
As vagas para os cargos de nível médio são: Assistente Legislativo Administrativo – Criador e Desenvolvedor de Web e Plataformas Digitais (2), Assistente Legislativo Administrativo – Criador e Desenvolvedor de Web e Plataformas Digitais (5) e Assistente Legislativo Administrativo – Tradutor e Intérprete de Libras (4).
Veja os cargos e total de vagas do nível superior:
Consultor Legislativo Especial – Direito Constitucional (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Administrador (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Administrador de Recursos Humanos (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Analista de Sistemas (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Analista de Suporte de Rede (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Antropólogo (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Arquiteto (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Assistente Social (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Biblioteconomista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Ciências Sociais (Sociólogo) (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Contador (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Controlador (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Contador – Finanças Públicas (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Dentista (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Endodontista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Odontopediatra (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Economista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Enfermeiro (3)
Técnico de Gestão Administrativa – Engenheiro Ambiental (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Engenheiro Civil (3)
Técnico de Gestão Administrativa – Engenheiro de Segurança no Trabalho (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Engenheiro Eletricista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Engenheiro Mecânico (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Farmacêutico (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Fisioterapeuta (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Médico Cardiologista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Médico do Trabalho (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Médico Otorrinolaringologista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Médico Ginecologista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Médico Urologista (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Pedagogo (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Programador de Sistemas (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Psicólogo (2)
Técnico de Gestão Administrativa – Químico (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Técnico em Comunicação Social (1)
Técnico de Gestão Administrativa – Revisor (Letras) (1)
jan

Há 20 anos, José Reinaldo saiu de 3% em abril para se reeleger no 1º turno contra Jackson Lago
REPORTER DO TEMPO – Esse desfecho ocorreu após longa sequência de abalos, marchas e contramarchas, que começou a ganhar forma e consistência exatamente no mês de Janeiro de 2002. Naquele momento, iniciando o último ano do seu segundo mandato, a governadora Roseana Sarney (PFL) encontrava-se na plenitude do seu poder político, integrando a lista de pré-candidatos à sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), tendo inclusive aparecido na liderança em pelo menos três pesquisas. Enquanto cuidava do seu projeto nacional, a governadora se dava o luxo de brincar com os aspirantes à sua sucessão, certa de que sem o seu apoio nenhum deles iria a lugar algum. A sua lista incluía o então senador Edison Lobão (PFL), o senador João Alberto (PMDB), o empresário João Abreu, então o influente secretário-chefe da Casa Civil, e o vice-governador José Reinaldo Tavares, que figurava como a última das suas opções, inclusive por causa das pesquisas, que lhe mostravam o panorama estadual e nacional a cada duas semanas.
Em meados de Janeiro, o vice-governador José Reinaldo Tavares, que vivia numa espécie de isolamento na residência oficial no Turu, convidou o colunista, então dirigente de jornal, para uma conversa aberta e sem pauta. Após longo tempo de avaliação, elogios e reclamações, José Reinaldo, visivelmente agastado pela pouca atenção da governadora ao seu projeto de candidatura à sucessão dela, mas exibindo ao mesmo tempo uma determinação de ferro, definiu o futuro dele com uma declaração em tom de sentença: “Em abril ela vai sair e eu vou assumir o Governo. Quero ver quem vai me dizer para eu não ser candidato”. A indefinição sobre as pré-candidaturas continuou, tendo o vice-governador se mantido em silêncio.
O jogo virou radicalmente na tarde de 15 de março, quando, munida de uma ordem emitida pelo então jovem juiz federal José Carlos Madeira, a pedido do Ministério Público Federal, a Polícia Federal invadiu os escritórios da Lunus, empresa de Jorge Murad e Roseana Sarney, em busca de provas de suposta e nunca comprovada corrupção da governadora no âmbito da Sudam. A operação culminou com a divulgação de uma imagem chocante: R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo, turbinando um escândalo que destruiu a base do projeto nacional da então governadora do Maranhão, que depois de amargar uma impiedosa e cruel campanha de difamação política e pessoal, decidiu candidatar-se ao Senado. Em meio a esse turbilhão, José Reinaldo Tavares se manteve sereno e solidário, assumiu o Governo em abril, e não precisou fazer qualquer esforço para ser candidato a governador. Naquele momento, ele tinha o poder sob seu controle.
As primeiras pesquisas feitas em abril daquele ano, semanas após sua posse, para medir a corrida ao Palácio dos Leões, pareciam prenunciar uma tragédia eleitoral para o Grupo Sarney, uma vez que, saindo do comando da Prefeitura de São Luís, que passou ao vice Tadeu Palácio (PDT), o respeitado Jackson Lago despontava na liderança com mais da metade das intenções de votos, enquanto o agora governador José Reinaldo amargava humilhantes 3% de preferência. No comando do Estado, José Reinaldo foi buscar apoio dentro e fora do Grupo Sarney, construiu as alianças certas e colocou a máquina em ação. As pesquisas seguintes o colocaram numa curva firme de crescimento, levando-o a ultrapassar Jackson Lago entre Agosto e Setembro. E o resultado das urnas foi acachapante: o governador se reelegeu no 1º turno com quase dez pontos percentuais de vantagem sobre o ex-prefeito de São Luís, tendo ainda a ex-governadora eleita para o Senado com larga maioria de votos.
Ocorridos duas décadas atrás, os fatos que marcaram as eleições de 2002 guardam algumas similaridades com o que está em andamento no que diz respeito a pesquisas. E que, mesmo sendo muito claros os pontos que os diferem, se mantém válida a observação de que pesquisa muito antecipada não decide eleição e, mais do que isso, um vice pré-candidato é uma coisa, enquanto um governador pré-candidato em busca da reeleição é outra, completamente diferente.
jan

Jogo beneficente aconteceu em São Luís…
O deputado estadual Fábio Macedo e o Vice-governador, Carlos Brandão, reuniram seus amigos neste domingo(09), para bater um bolão de solidariedade em prol das famílias vítimas dos alagamentos na região tocantina, que abrange os municípios de Imperatriz, Mirador, Colinas e Grajaú. As cestas básicas arrecadadas foram encaminhadas para a Cruz Vermelha, que fará a distribuição para as famílias afetadas.
O evento aconteceu na Arena Península e reuniu grandes lideranças políticas do Maranhão, como deputados, prefeitos vereadores, ex-prefeitos, entre outros. Estavam presentes os deputados Duarte Junior e Rildo Amaral, os vereadores Paulo Victor, Thyago Freitas, Domingos Paz, o secretário de esportes Rogério Cafeteira, além de Hernando Macedo, Rubens Pereira, Sétimo Waquim, Ulysses Waquim, Maninho, Elias Neto, Rodrigo Aguiar, Domingos Costa, Manoel Gonçalves, Lorena Macedo e Larissa Brandão.
“Hoje meu sentimento é de gratidão, reunimos nossos amigos para este jogo beneficente, onde a solidariedade foi o ponto alto da partida. Arrecadamos milhares de cestas básicas, que serão distribuídas pela Cruz Vermelha às famílias vítima dos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas no Maranhão” disse Fábio Macedo.
Já o vice-governador, Carlos Brandão, que na última semana esteve nas áreas das enchentes, chamou atenção para importância do evento beneficente. “Além de todas as ações do poder público para socorrer as pessoas que sofreram com as perdas por conta dos alagamentos, somamos mais esta iniciativa com a finalidade de reunir cestas básicas. Toda ajuda é importante, obrigada a todos que participaram deste momento conosco”, afirmou o vice-governador.
O jogo
A partida foi muito acirrada e os times disputaram cada lance com alegria e respeito. O resultado final foi um empate de 6×6. Todos saíram ganhando e a solidariedade prevaleceu.

Jogo serviu para arrecadar alimentos a quem precisa…
jan

Prefeito Calvet durante inauguração…
A população do bairro Vila Ivar Saldanha comemorou em grande estilo, na noite da última sexta-feira (07), a inauguração de um novo espaço de lazer e um outro também importante para tratar de assuntos de interesse da comunidade.
O prefeito Calvet Filho fez a entrega da praça e a nova sede da Associação de Moradores do bairro que foram realizadas com recursos próprios e valorizando mão de obra local, pelo projeto Praça da Nossa Gente.
Na oportunidade estiveram presentes, além do prefeito de Rosário, Calvet Filho acompanhado da primeira-dama Estela Calvet, o deputado federal Aluísio Mendes, vereadores da base aliada, secretários/superintendentes, além da população que compareceu em peso e aprovou as obras.
Em visita ao município, após encontro em Brasilia com o prefeito de Rosário que serviu tabém para estreitar laços do munícipio junto ao Governo Federal, o deputado federal Aluísio Mendes reforçou a importância das obras da nova praça e da sede da associação entregues para os moradores da Vila Ivar Saldanha e parabenizou a seriedade do prefeito.
“São obras importantes para o bairro, fruto da seriedade da gestão Calvet Filho que aplica corretamente os próprios recursos, por isso, não restam dúvidas que o povo de Rosário acertou quando confiou em escolhê-lo como o seu prefeito. Estou ainda mais convicto que parcerias são fundamentais com o município, pois são pessoas que como nós, com seriedade na aplicação de recursos que buscam o crescimento correto do município”, ressaltou Aluísio Mendes que na oportunidade entregou uma moto zerada para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), fruto de sua emenda junto ao Governo Federal.
Depois de concluídas as solenidades de inaugurações, o prefeito de Rosário, Calvet Filho conversou com moradores, que fizeram questão de registrar imagens da praça e agradecer-lhe pessoalmente pelos benefícios proporcionados, enquanto enfatizava seu compromisso em valorizar a comunidade, ele também agradeceu a visita do parlamentar.
“As obras entregues aqui na Vila Ivar Saldanha são importantes, pois melhoram o aspecto urbanístico em locais que estavam abandonados, o que sem dúvidas valoriza os imóveis e garante mais qualidade de vida para todos moradores que agora têm um novo espaço de lazer e uma área para tratar de assuntos da comunidade. O deputado Aluísio Mendes é um grande amigo de Rosário e a visita é de grande importância para ele ver de perto a nossa seriedade em prática”, disse o prefeito Calvet Filho que logo após o evento voltou a se reunir com o deputado para tratar de novas parcerias.
jan

Alberto Ferreira foi presidente da FMF por 20 anos.
Morreu na madrugada deste domingo (9), o ex-presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Carlos Alberto Ferreira, aos 77 anos.
Alberto Ferreira foi presidente da FMF por 20 anos. Eleito pela primeira vez em 1991, ele e foi afastado do cargo pela Justiça em 23 de setembro de 2011. Quem assumiu o cargo na ocasião foi o interventor e hoje presidente Antônio Américo Lobato Gonçalves.
Bastante debilitado, Alberto Ferreira estava internado em um hospital em São Luís e teve falência múltipla de órgãos.
A Federaçào Maranhense de Futebol (FMF) decretou luto oficial por três dias no futebol maranhense.
jan

Acordo assinado no INCRA.
O prefeito Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (6), na sede do INCRA-MA, um Acordo de Cooperação Técnica. Pelo referido acordo, a prefeitura de Nina Rodrigues e o INCRA formalizam parceria para desenvolver ações de concessão e operacionalização de créditos para famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária em projetos de assentamentos localizados no município.
Segundo o secretário municipal de Agricultura Alberto Araújo, que também esteve presente no ato de assinatura, a prefeitura de Nina Rodrigues poderá captar recursos financeiros no valor de até R$ 7,5 milhões nos próximos três anos, vindo a beneficiar mais de 1.200 famílias assentadas em projetos de reforma agrária. Os recursos integram as modalidades de créditos Fomento e Fomento Mulher.
jan

Prefeito do município de Buriticupu, João Carlos Teixeira da Silva.
O prefeito do município de Buriticupu, João Carlos Teixeira da Silva, do Patriotas, sancionou projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores no qual aumenta o seu próprio salário, do vice-prefeito José Antônio Lisboa Mendes e também dos seus secretários municipais.
A sanção está datada de 30.12.2021, penúltimo dia do ano de 2021, portanto, já começa a vigorar no ano subsequente, no caso 2022.
Além do gordo reajuste, consta no Projeto – já em vigor – o terço de férias e o décimo terceiro salário de prefeito, vice e secretários.
Para a cidade de pouco mais de 73 mil habitantes, os valores são vultuosos. O salário do prefeito, por exemplo, que antes era de R$ 21.700,00 (vinte e um mil e setecentos reais) agora é de nada menos que R$ 27.143,44 (vinte e sete mil cento e quarenta e três reais e quarenta e quatro centavos).
Já o vice-prefeito que recebia R$ 17.700,00 (dezessete mil e setecentos reais) teve um aumento significativo e pulou para 22.140,04 (vinte e dois mil, cento e quarenta reais e quatro centavos).
E por último, os secretários municipais que tinham rendimento mensal de R$ 8.700,00 (oito mil e setecentos reais) agora irão receber 10.100,00 (dez mil e cem reais).
Em tempo, o salário do governador do Maranhão é de R$ 15.915,40; Já os secretários de Estado recebem por mês R$ 14.198,18 e o vice-governador R$ 11.154, 24,
jan

Rogério Cafeteira, secretário de Esporte e Lazer.
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer prorrogou o período de inscriçào programa Bolsa Atleta 2022, para ajudar no custeio das despesas relacionadas à prática desportiva, como transporte, alimentação, inscrições e aquisição de materiais. As inscrições vão até 21 de janeiro.
A bolsa terá o valor de R$ 500,00 por pessoa e será destinada a 100 atletas, que deverão se inscrever por meio do edital para concorrer às bolsas.
“Essa é uma política de inclusão, de formação de novos cidadãos. O esporte forma muito além de campeões, forma cidadãos. Por isso estamos aqui para comemorar esse novo programa que, com certeza, ajudará muitas crianças e jovens atletas do Maranhão”, garante Rogério Cafeteira, secretário de Esporte e Lazer.
A lei estadual Nº 11.010 de 24 de abril de 2019, que institui o programa Bolsa Atleta, tem como objetivo democratizar o acesso à prática esportiva, valorizando os atletas estudantis maranhenses, com bolsas que serão disponibilizadas a atletas e paratletas de base, de 10 a 25 anos.

