dez

O repasse será feito no próximo mês.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), anunciou, em suas redes sociais, o pagamento de um bônus no valor de R$ 500, na forma de auxílio-alimentação, para todos os servidores da Casa. O repasse será feito no próximo mês.
Segundo o chefe do Legislativo, o benefício foi sugerido pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SINDSALEM) e acatado pela Mesa Diretora.
Othelino afirmou, ainda, que o bônus é uma forma de reconhecimento pela dedicação dos servidores. “É, também, uma maneira de colaborarmos com a superação das dificuldades impostas pela crise econômica e o aumento da inflação com a consequente perda do poder de compra que todos sofreram nesse período”, frisou.
dez
Surfando na onda de apoios à sua pré-candidatura ao governo do Maranhão, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) postou em seu perfil no Twitter, na noite desta segunda-feira (13), sobre a oficialização da parceria com o PSB.
“Representando meu partido, o PSDB, acabo de receber o apoio do PSB mareanhense em torno da minha pré-candidatura. Grato pela calorosa acolhida de sempre. Desta vez, durante esta noite de confraternização. Seguimos juntos, PSDB e PSB. Em frente!”, twitou.
A postagem, além de ressaltar a parceria do tucano com os pessebistas, joga um balde de água fria em mais uma fakenews criada pela “galera açodada” – turma de mídia do senador Weverton Rocha (PDT), que tenta a todo momento criar instabilidade na pré-campanha do vice-governador com uma suposta mudança de partido.
Ontem mesmo tentaram emplacar a fakenews.
Sempre que questionado sobre a conjuntura partidária articulada no âmbito estadual, o governador Flávio Dino (PSB) tem dito que seu vice está no partido certo e, pelas costuras que tem acontecido nacionalmente, foi uma escolha coerente a do vice-governador ao optar pelo PSDB.
“Eu diria que é uma movimentação coerente com o que tenho defendido no plano nacional e que terá sua conclusão no dia 31 de janeiro quando haverá uma nova reunião dos partidos e aí teremos a provável oficialização da chapa que terá o meu apoio nas eleições nas eleições de 2022”, comentou durante entrevista à revista Carta Capital.
O governador chegou a mencionar, inclusive, a articulação que está sendo feita, no plano nacional, pelo ex-presidente Lula (PT), para ter como companheirio de chapa em 2022, seu ex-concorrente, ainda no PSDB, Geraldo Alckmin.
Atualmente, a maior quantidade de partidos que compõem a base do governador Flávio Dino está com o vice-governador Carlos Brandão, coincidentemente, todos que fazem oposição ao presidente Jair Bonsonaro (PL).
dez

O Diretório Nacional deverá se posicionar sobre a questão dia 16 de dezembro
Em reunião realizada nesta noite de segunda-feira (13), a executiva estadual do Partido dos Trabalhadores decidiu manter Augusto Lobato na presidência até o dia 15 de fevereiro de 2022, conforme determina o acordo, e encaminhar recurso ao Diretório Nacional contra o ato da executiva nacional que antecipou o final de seu mandato para 31 de dezembro.
Dos dezoito integrantes do comando estadual do PT no Maranhão doze compareceram à reunião, sendo que onze manifestaram pela permanência de Lobato e a favor do recurso a ser encaminhado ao Diretório Nacional para que seja revista a decisão que pretende entregar o comando do partido para o vice-presidente Fracimar Melo a partir de primeiro de janeiro.
O Diretório Nacional deverá se posicionar sobre a questão dia 16 de dezembro, podendo rever o que foi deliberado e garantir o cumprimento do mandato do atual presidente, que conta com o apoio da grande maioria da executiva estadual e quando deixar a presidência, por conta do acordo interno, passará a ocupar a vice-presidência.
“O resultado da reunião foi muito bom, os companheiros mostraram que tem confiança em mim e agora vamos esperar o resultado da reunião do nacional, pois os dois anos do nosso mandato expira somente em 15 de fevereiro. Nossa luta continua. Igual ao governador Flávio Dino eu jogo é xadrez não baralho”, observou Lobato. Veja abaixo o recurso do PT que será avaliado.
À ILUSTRISSIMA COMPANHEIRA PRESIDENTE DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – Gleisi Helena Hoffmann.
C/CÓPIA P/ SECRETARIA NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO
RECURSO À APROVAÇÃO DA RESOLUÇÃO COM A SEGUINTE EMENTA: “RESOLUÇÃO FIXANDO DATA PARA O RODÍZIO NA PRESIDÊNCIA DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO MARANHÃO”
O DIRETORIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – MA (PT/MA), representado por seus membros in fine assinados, vem na forma estatutária, apresentar o presente RECURSO à Resolução de 10 de dezembro de 2021, que fixou a data para rodizio na Presidência do Diretório Estadual do Maranhão, nos seguintes termos:
01. Na data de 10 de dezembro de 2021, foi aprovada pelo Comissão Executiva Nacional a RESOLUÇÃO FIXANDO DATA PARA O RODÍZIO NA PRESIDÊNCIA DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO MARANHÃO, determinando:
“A Comissão Executiva Nacional DECIDE Que o mandato do companheiro Francimar Melo, à frente da Presidência do Diretório Estadual do Maranhão, terá início no dia 1 de janeiro de 2021”
02. Ocorre, valorosos companheiros, que a Resolução da Executiva Nacional do PT Sobre a Composição do Diretório Estadual do Maranhão, de 15 de março de 2020, que definiu a constituição do novo Diretório Estadual do PT Maranhão, considerando a Resolução da Executiva Nacional do PT Sobre a Composição do Diretório Estadual do Maranhão, de 11 de março de 2020, a composição acata a paridade das chapas concorrentes no Processo de Eleições Diretas – PED, ocorrido em 08 de setembro de 2019. Assim sendo, a presidência seria exercida nos dois primeiro anos do mandato (2020-2021) pelo companheiro Augusto Cesar Bastos Lobato; e nos dois últimos anos (2022-2023) pelo companheiro Francimar Monteiro de Melo;
03. O acordo político, ratificado pela Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, previa que o mandato de Presidente do Partido seria dividido igualmente pelo companheiro Augusto Cesar Bastos Lobato e pelo companheiro Francimar Monteiro de Melo;
04. Se o mandato de presidente de Augusto Cesar Bastos Lobato, somente teve início em 15 de março de 2020, determinar a posse do Francimar Monteiro de Melo, para 01 de janeiro de 2021 é absolutamente injusto, visto que a divisão de tempo do mandato em partes iguais não será respeitada. Reitera-se a informação que o Companheiro Augusto
Lobato somente assumiu a Presidência em 15/03/2020 e que anteriormente o partido era presidido por outro companheiro;
05. Para fazermos uma divisão do mandato de forma proporcional e justa, o correto seria que o mandato do companheiro Francimar Monteiro de Melo, somente tivesse início em 16 de fevereiro de 2022, dividindo-se o mandato da presidência igualitariamente entre os dois companheiros;
06. Nosso partido sempre zelou pela honestidade e fiel cumprimento dos acordos políticos celebrados, principalmente dentre as disputas das correntes internas, o que nos levou ao nível de amadurecimento e grandiosidade de tornarmo-nos um dos maiores partidos do planeta, o que nos obriga a termos internamente uma postura justa e correta para que possamos cobrar da sociedade o mesmo comportamento;
Diante do exposto, acreditando no bom senso e espirito democrático dos companheiros, requeremos o acatamento do presente recurso, no sentido de alterar a resolução ora combatida, no sentido de determinar que a posse do companheiro Francimar Monteiro de Melo, somente tivesse início em 16 de fevereiro de 2022, dividindo-se o mandato da presidência igualitariamente entre os dois companheiros.
E. Deferimento.
De São Luis – MA, para São Paulo – SP, aos 13 de dezembro de 2021.
Augusto Cesar Bastos Lobato
PRESIDENTE
Genilson Roberto Alves da Silva
VICE-PRESIDENTE
Raimundo Monteiro dos Santos
VICE-PRESIDENTE
Patrícia Carlos de Sousa
SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO
Jucelina Ramos Vale
SECRETÁRIA DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO
Kelly dos Santos Araújo
SECRETÁRIA GERAL
Elterlan Nascimento Marques
SECRETÁRIO DE MOVIMENTOS POPULARES
Raquel Torres da Silva
SECRETÁRIA DE MOBILIZAÇÃO
Fabia Ferreira Sousa
MEMBRO DA EXECUTIVA ESTADUAL
Raimundo Nonato Gomes Teixeira
MEMBRO DA EXECUTIVA ESTADUAL
dez
Vereador do PCdoB já soma apoio 17 dos 31 parlamentares na disputa pela presidência da Câmara de São Luís. E quer mais!

Vereadores comemoram chegada de Chaguinhas no grupo de Paulo Victor…
A disputa pelo comando da Mesa Diretora da Câmara de São Luís esquentou novamente. Embora a eleição acontece apenas no mês de abril de 2022, as articulações estão intensas.
O vereador Paulo Victor, do PCdoB, aliado do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão diz contar com apoio de 17 dos 31 vereadores.
Neste final de semana, por exemplo, Victor que cada dia mais consolida seu nome como candidato a presidência da Casa, recebeu o apoio de Chaguinhas, vereador do mesmo partido do prefeito Braide e que integra a base na Câmara.
Aliás, Paulo possui apoio de outros três vereadores do Podemos, o que deixa claro que não existe pressão da prefeitura para interferir diretamente na eleição parlamentar.
– Não será oposição
E para quem pensa que Paulo Victor está fazendo campanha para presidência da Câmara com intuito de ser oposição ao prefeito Braide é bom mudar de ideia, pois, o vereador pensa o contrário.
Com apoio de muitos vereadores da base, Victor pretende sair vitorioso e buscar parceria com o chefe do Palácio de La Ravardière.
dez

Documento já foi protocolado…
O pedetista Márcio Honaiser protocolou o ofício 024/2021 junto ao presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto no qual informa seu retorno ao Plenário da Casa.
O parlamentar estava no comando secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (
Quem volta para a suplência é Valeria Macedo.
dez

Márcio Honaiser é aliado do senador Weverton.
O deputado estadual Márcio Honaiser, do PDT, não é mais secretário de Estado do Governo do Maranhão.
O pedetista ligado ao senador Weverton saiu nesta segunda-feira (13) do comando da secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (
O parlamentar deve retornar a sua cadeira na Assembleia Legislativa ainda esta semana.
dez

A medida precisa de aprovação parlamentar em até 90 dias.
Foi encaminhada nesta segunda-feira (13) pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), uma medida provisória à Assembleia Legislativa que concede reajuste salarial para todos os servidores públicos do Estado. A medida precisa de aprovação parlamentar em até 90 dias.
Serão contemplados professores, policiais militares, inspetores de Polícia Militar, médicos legistas, investigadores de polícia, comissários de polícia, peritos, escrivãs e entre outros.Ainda nesta segunda-feira, o governador deve se reunir com categorias de servidores antes de pautar a proposta em plenário.
Flávio Dino também explicou que, caso aprovada, a MP só irá passar a valer a partir de 2022, devido a Lei Completar Federal nº 173, que estabelece regime fiscal provisório devido a pandemia da Covidd-19. Além disso, o governador explicou que os reajustes devem acontecer de forma gradual para manter o equilíbrio das contas públicas.
dez

Professores e o poder público municipal puderam estreitar o diálogo em prol de um melhor entendimento.
A comissão foi montada para discutir a respeito das demandas da categorias, entre elas o abono salarial dos professores. Durante a reunião, que aconteceu no gabinete da prefeitura de Pinheiro, professores e o poder público municipal puderam estreitar o diálogo em prol de um melhor entendimento.
Como resultado do encontro uma reunião foi marcada para o dia 23 de dezembro na sede do Sindicato do Professores de Pinheiro, para tratar de diversos assuntos relacionados a categoria, abono salarial, precatório, e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração -PCCR dos professores.
“É como eu sempre digo, o melhor caminho é o diálogo, para chegarmos a um entendimento. Agradeço a todos os professores que se dispuseram a fazer parte desta comissão, os benefícios vem através justamente do diálogo e no dia 23 estaremos novamente conversando para direcionar as ações a serem tomadas em prol dos profissionais da educação de nosso município”, disse o prefeito Luciano Genésio.
dez

Presidente da ALEMA é uma das importantes peças do tabuleiro político de 2022 no Maranhão…
Considerado um dos maiores líderes da política maranhense na atualidade, o presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto, está focado nas eleições de 2022.
Ainda filiado ao PCdoB, o parlamentar tem várias opções na disputa eleitoral que se avizinha:
A primeira delas é concorrer a reeleição como deputado estadual e, a depender da conjuntura, não tem nenhum impedimento legal que o impeça de disputar novamente a presidência da Casa, visto que trata-se de uma nova legislatura.
A segunda alternativa de Othelino que poderá ou não, trocar de partido, é ser indicado vice-governador na chapa do candidato apoiado pelo governador Flávio Dino, no caso, Carlos Brandão.
A terceira opção do chefe do Rangedor é não concorrer a nenhum cargo e colocar a esposa, Ana Paula, atual vice-prefeita da cidade de Pinheiro na disputa por vaga na Assembleia Legislativa – com apoio, óbvio, dos seus mais de 20 prefeitos, hoje.
Aliás, por falar na família de Othelino Neto, existe também possibilidade – mesmo que ainda pequena – de sua irmão [Flávia] disputar cadeira na Câmara Federal. Mas esse assunto é “outra coisa” que depois o Blog do DC conta.
Por fim, o parlamentar tem ainda entre suas opções, renunciar o comando da ALEMA e ir virar Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), onde curiosamente é servidor de carreira.
Entre as dúvidas, de certo mesmo é que ainda não se sabe qual desses caminhos Othelino irá seguir, e até quando caberá a ele escolher…
Agora, se tem algo indiscutível é que o habilidoso deputado tem um plano traçado em mente visando as eleições de 2022 e, isso, ele ainda não falou para muita gente…
LEIA TAMBÉM:
– No mesmo dia, Othelino toma café com Dino e janta com Sarney
– Os dez prefeitos maranhenses do PCdoB que votam com Othelino Neto…
– Edmar poderá antecipar aposentadoria para Othelino ir ao TCE
– Ana Paula Lobato poderá disputar vaga na Assembleia em 2022
dez

– Do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (PT) sobre as eleições de 2022 no que diz respeito ao vice-governador Carlos Brandão (PSDB). Em vídeo divulgado neste sábado (11), em sua rede social, o petista anunciou seu apoio à pré-candidatura do vice ao governo do Maranhão nas eleições 2022.

