abr
2019
Prazos e projeto Movimentação e conjuntura nacional marcam encontro da JMDB em Brasília
A JMDB Nacional se reuniu no dia 23 de abril, na sede do MDB em Brasília, para a realização da Mesa de Diálogos com o objetivo de discutir temas relacionados à juventude e à conjuntura nacional. Conduzido pelo presidente da Juventude do MDB, Assis Filho e pelo vice Beto Fantinel, o encontro contou com representantes de 14 Estados, integrantes da Executiva Nacional, presidentes da Juventude nos Estados e membros do Conselho Nacional de Juventude. Discutiu-se sobre a necessidade de o MDB restabelecer um diálogo mais próximo com a sociedade, começar a executar ações de formação política nos municípios e nos Estados e com setores da sociedade civil organizada.
“Para nós da JMDB, isso se dará a partir do protagonismo da Juventude dentro do órgão partidário. É importante fazer do MDB um partido realmente representativo do povo e que dialogue com o povo”, afirmou o presidente da Juventude do MDB, Assis Filho. Também foi discutida a necessidade dos cumprimentos dos prazos para a realização das convenções municipais e estaduais e nacional. Assis lembrou que as convenções municipais da Juventude devem ser feitas até o dia 30 de maio e as estaduais até o 30 de junho. Já a Convenção da Juventude Nacional JMDB será no dia 3 de setembro, em Brasília, um dia antes da Convenção nacional do MDB.
O encontro também pontuou a discussão sobre o projeto Movimentação, uma parceria da JMDB, Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e do MDB, projeto este que está em construção com previsão de lançamento nas próximas semanas. O Movimentação terá como objetivo realizar a formação de mobilizadores de formação política em todo o País, incentivando jovens no partido que receberão formação, conteúdo e material, no sentido de se tornarem disseminadores do teor programático politíco do MDB e da FUG . “É um instrumento que vamos utilizar para falar da boa política para fora do partido. Serão encontros nas cinco regiões do País, com estudantes, líderes comunitários, igrejas, conselheiros tutelares, movimento estudantil, enfim, com setores da juventude e da sociedade”, anunciou Assis Filho.
No encontro, entrou em pauta a conjuntura nacional, como a agenda pública do governo para a juventude brasileira, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o movimento estudantil.
O núcleo teve início por volta de 1971 com a denominação “Juventude Democrática do MDB”. Devido a sua grande mobilização, em 198, os governos estaduais do MDB São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná criaram os primeiros Conselhos Estaduais da Juventude.
Hoje, a juventude nacional do MDB é presidida por Assis Filho (MDB-MA), também presidente da Juventude Estadual no Maranhão.
0 Comentários