fev
2025
Rejeição de Raimundo Oliveira deve inviabilizar seu terceiro mandato no Sinproesemma

Rejeição de Raimundo Oliveira é estratosférica…
A postura do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira, tem gerado forte indignação entre os professores maranhenses e pode dificultar sua reeleição para um terceiro mandato de mais quatro anos à frente da entidade.
Oliveira assinou um documento enviado ao ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), no qual se posiciona favorável ao bloqueio de 15% do valor dos precatórios do FUNDEF. Esse montante, que soma cerca de R$ 500 milhões, seria destinado ao pagamento de honorários advocatícios de um grupo de advogados, em vez de ser integralmente repassado aos professores, verdadeiros beneficiários da verba.
A decisão do presidente do Sinproesemma tem sido duramente criticada pela categoria, que se sente traída pela postura do sindicato. Segundo Oliveira, a contratação dos escritórios de advocacia foi aprovada em 19 assembleias da categoria, mas muitos professores contestam essa informação, afirmando que nunca participaram dessas decisões ou sequer foram consultados.
O Maranhão foi beneficiado com quase R$ 4 bilhões em precatórios do Fundef, fruto de uma ação movida pela Procuradoria Geral do Estado em 2006. Deste valor, 60% será repassado aos profissionais da educação entre os anos de 2024 e 2026.
Diante desse cenário, a rejeição ao presidente do Sinproesemma cresce rapidamente, tornando sua reeleição cada vez mais improvável. A insatisfação dos professores pode representar um ponto de virada na liderança do sindicato, com a categoria buscando uma nova direção que realmente defenda seus interesses.
Professora Benedita Costa, candidata pela Chapa 4, já se manifestou contrária à ação. “Essa decisão é absurda, imoral e arbitrária. Assim que assumirmos o Sinproesemma, iremos retirar a ação e devolver os 15% aos verdadeiros donos, os professores e professoras do Maranhão’, afirmou em suas redes sociais.”
O dinheiro é nosso por direito nós professores que trabalhamos não foram eles.
Contamos com você Benedita, você é a única que pode nos representar frente Sinproesemma,tirar da lama que o R. O criou… Dia 26/02 estamos juntas, Deus por nós.
parece que está faltando imparcialidade nas publicações sobre as eleições do Sinproesemma.