O São João do Maranhão deste ano foi aprovado por 97,8% do público que frequentou a festa em São Luís. Ou seja, quase 98 em cada 100 pessoas. Além disso, 95,8% classificaram o São João como ótimo ou bom. Apenas 3,7% consideraram o São João regular; e 0,5%, ruim.
Os dados são de pesquisa feita pelo Instituto Interpreta nos arraiais da capital. O levantamento foi realizado a pedido do Governo do Maranhão para avaliar o resultado da festa e adotar eventuais melhorias.
A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (03) durante entrevista coletiva sobre o balanço da festa, na qual foram investidos R$ 10 milhões pelo Governo do Maranhão.
“O governador Flávio Dino fez uma aposta muito intensa na cultura, que traz reflexos para o turismo, uma mola propulsora da economia. Cada investimento gera um valor quatro vezes maior para a economia”, diz o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Rodrigo Lago.
“O São João do Maranhão neste ano foi um grande sucesso. E nós divulgamos o Maranhão para o Brasil inteiro, as bandeirinhas, a escadaria, tudo isso virou uma febre nacional”, acrescenta.
Diego Galdino, que está deixando a Secretaria de Cultura para assumir a Secretaria de Governo, afirma que a ampla variedade de atividades e eventos no Estado o ano todo ajuda a impulsionar o clima festivo.
“Nós temos um calendário de eventos oficiais do Governo do Maranhão agora prontos para gerar emprego e renda para a população, que é o nosso objetivo, e aumentar os números do turismo, que já conseguimos”, diz.
Segurança
O Instituto Interpreta também mediu o que as pessoas acharam sobre a segurança e o policiamento nos arraiais.
Do total de entrevistados, 95,2% avaliaram como ótimo ou bom o policiamento. Para 3,8%, foi regular; 0,5% consideram ruim; e 0,5% acharam péssimo.
Intenção de retorno
A pesquisa também fez um recorte apenas entre os turistas de outros Estados. Foram duas perguntas. A primeira: Pretende retornar a São Luís? O resultado foi 100% de respostas positivas. Ninguém, entre os entrevistados, respondeu negativamente.
A segunda pergunta foi se o São João na capital maranhense era melhor, pior ou igual ao de outras cidades brasileiras. Para 79,3%, a festa em São Luís é melhor que no resto do país. Outros 19,2% responderam que é igual. E só 1,5% disse que é pior.
O secretário de Turismo, Catulé Júnior, diz que isso “é sinal de que a política pública do turismo aliada à nossa rica cultura tem trazido resultados e tem estimulados visitantes de todo o Brasil e do mundo a nos visitar”.
A pesquisa
A pesquisa do Instituto Interpreta foi feita nos arraiais da Praça Maria Aragão, do Ipem e da Nauro Machado. Foram 1.100 entrevistados entre 19 e 29 de junho de 2019. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Ocupação hoteleira
Em junho, a ocupação hoteleira em São Luís ficou em 70%. Já em Barreirinhas, foi de 85%. O Aeroporto Internacional de São Luís recebeu cerca de 150 mil turistas em junho, alta de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Anderson Lindoso, que está assumindo a Secretaria de Cultura, afirma que as perspectivas são muito positivas. “A missão é manter a melhora que estamos vivendo, algo que vem acontecendo desde 2015. A ideia é manter um calendário cultural o ano inteiro”.
0 Comentários