fev
2025
Sem critério técnico, “solução” de Braide para greve dos rodoviários é um verdadeiro ato de desespero
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), usou suas redes sociais para anunciar que encontrou uma forma de resolver a greve dos Rodoviários que paralisou o transporte público na Região Metropolitana e deixou mais de 700 pessoas sem ônibus nesta segunda-feira (17).
Braide disse que irá pagar o transporte (UBER, 99, POP) de quem precisa usar ônibus. Segundo o prefeito da capital maranhense, o custo do pagamento das chamadas OTTCs (Operadores de Tecnologia de Transportes Credenciados) terá duração enquanto da greve persistir.
“Estou encaminhando agora um projeto de lei à Câmara Municipal que autorize a prefeitura a pagar corrida por aplicativo para a população enquanto os ônibus não voltarem a rodar, ou seja, vamos usar o dinheiro que era para os empresários este ano para pagar o seu transporte enquanto durar a greve”. anunciou.
O projeto chegou na Câmara nesta tarde, e apenas um paragrafo resume sobre o tema: “Art. 127-A. Fica o Poder Executivo autorizado, durante o estado de greve de funcionários de empresas concessionárias do serviço público municipal de transporte coletivo urbano, e quando não for assegurada a circulação de, no minimo, 60% (sessenta por cento) da frota, em caráter excepcional e emergencial, a contratar ou autorizar Operadores de Tecnologia de Transportes Credenciados – OTTCs e outros serviços de transporte previstos na Lei Federal n.° 12.587/2012, para atendimento da população.”
Ocorre não existe nenhum estudo sobre o assunto, não existe nenhum critério técnico ou o impacto financeiro da proposta do prefeito. O ato do prefeito é uma espécie de “bomba relógio” e está sendo chamado de ato de desespero.
Ainda conforme o vídeo publicado nas redes sociais do prefeito, além de afirmar que não haverá reajuste nas tarifas, anunciou que se a Câmaras de Vereadores autorizar, ele irá realizar um novo processo de licitação do sistema de transporte público de São Luís para substituição das empresas de ônibus.
– Paulo Victor respondeu
Ao tomar conhecimento da fala do prefeito, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB) também gravou vídeo para anunciar que na hora que o projeto do prefeito chegar será pautado com prioridade “para que agente encontre o melhor caminho para a cidade”.
0 Comentários