01
fev
2024

Na cota do PSB, Ricardo Cappelli assume agência com orçamento de R$ 225 milhões

Pelo Jornalista Domingos Costa
Cappelli vai assumir a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Cappelli vai assumir a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O ex-secretário de Comunicação do governo do Maranhão, Ricardo Cappelli, do PSB, vai assumir a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

O socialista aceitou convite do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Cappelli foi secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas deixou o cargo com a saída de Flávio Dino da pasta para assumir cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele também foi interventor na segurança pública do Distrito Federal, após os ataques do 8/1, cargo que ocupou por um mês, e chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Ele também atuou no Ministério do Esporte, entre 2012 e 2015, como Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social no Governo Federal. Foi secretário de Estado do governo do Maranhão entre 2015 e 2022, durante o governo de Flávio Dino e parte do governo Brandão

Antes de deixar a secretaria executiva do Ministério da Justiça, ele saiu de férias no começo de janeiro. Ele tinha o futuro incerto na pasta com o anúncio do novo ministro Ricardo Lewandowski.

– O que é a ABDI

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que tem o vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro. Ela foi criada em 2005, no primeiro governo Lula. Em 2024, o orçamento da agência é de mais de R$ 225 milhões.

O objetivo da agência é adotar e difundir tecnologias e novos modelos de negócios em empresas, indústrias e serviços com o objetivo de promover competitividade nacional e internacional. Ou seja, cria e executa ações voltadas ao setor produtivo do país, focando na transformação digital das empresas e na qualificação de empregos. Outro foco da ABDI é tornar a indústria nacional mais produtiva e sustentável por meio do uso de novas tecnologias.

A diretoria executiva da ABDI é nomeada pelo Presidente da República e é composta por um presidente e dois diretores.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!