25
mar

Após confirmação da aliança PSB/PT no Maranhão, Weverton traz bolsonarista Artur Lira para afrontar Lula e Dino

Pelo Jornalista Domingos Costa

Seria o início da aliança do senador pedetista com o presidente Jair Bolsonaro?

Bolsonarista Artur Lira ao lado da pedetezada...

Bolsonarista Artur Lira ao lado da pedetezada…

O senador Weverton Rocha, do PDT, decidiu ir para o tudo ou nada na pré-campanha ao governo do Maranhão. Nesta sexta-feira (25), ele trouxe a São Luís o bolsonarista presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) para declarar apoio ao seu nome, mas a visita do parlamentar teve um “pano de fundo”.

O pedetista quer se vingar do PT, do ex-presidente Lula e do governador Flávio Dino (PSB), visto que todos esses optaram em apoiar a pré-candidatura de Carlos Brandão ao governo estadual nestas eleições.

No Maranhão, foi copiada a aliança nacional PT/PSB, consiste no partido de Lula indicar o vice de Brandão, assim como o petista terá o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como companheiro de chapa na disputa pelo Palácio do Planalto.

Durante discurso para um minusculo plenário esvaziado na sede da FAMEM na noite de ontem, Lira atacou o PT, Lula e o governo Flávio Dino, com número existentes apenas na cabeça dele.

Um dos mais árduos aliados do presidente da República Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara criticou os índices que medem o nível de pobreza do Maranhão.

– Fake News de Lira

Porém, como bem disse o jornalista Jorge Vieira em um lúcido post em seu Blog, por desconhecimento ou má-fé, o presidente da Câmara incorre em um erro grotesco quando analisados os dados do IBGE. De acordo com a Síntese dos Indicadores Sociais de 2021, o Maranhão foi o estado em que manifestou a quarta maior queda em número de pessoas pobres (-5,6 p.p) entre 2019 e 2020, e entre 2014 e 2020, também apresentou a quarta maior queda (-4,1 p.p) entre as unidades federativas.

A verdade é que, durante a gestão Dino, o estado apresentou uma expressiva melhora nos valores de rendimento médio mensal recebido de todos os trabalhos a partir de 2015. Entre 2014 e 2020, o rendimento habitualmente recebido aumentou 14,8% no Maranhão, a segunda maior variação entre os estados. Ademais, registrou também a terceira maior variação no rendimento médio efetivamente recebido, de 15,1%.

Durante o seu falacioso discurso, Lira ainda teve a audácia de dizer que a educação do Maranhão está caindo pelas tabelas. Além de ter o programa Escola Digna como referência nacional e pagar um dos maiores salários para professores do Brasil, o estado atingiu a maior nota do IDEB da sua história, saindo das últimas posições para estar entre os melhores do Nordeste e os que mais cresceram no país.

25
mar

Brandão confirma continuidade de Karen Barros à frente do VIVA/PROCON em primeiro anúncio sobre sua equipe de Governo

Pelo Jornalista Domingos Costa

Durante evento no edifício João Goularte no Centro de São Luís, nesta sexta-feira (25), o vice-governador Carlos Brandão que assume o comando do governo do Maranhão na próxima semana, confirmou a advogada Karen Barros (PSB) para seguir no comando do Viva/Procon.

A competente Karen é esposa do deputado estadual Duarte Júnior (PSB), que foi candidato a prefeito de São Luís em 2020 e saiu das urnas com mais de 216 mil votos. Nestas eleições, o marido da diretora do Viva/Procon disputar vaga na Câmara Federal.

24
mar

VEXAME! Weverton traz Artur Lira para mega evento na FAMEM e consegue “juntar” apenas nove prefeitos

Pelo Jornalista Domingos Costa
Na foto oficial do evento fica claro que apenas 9 prefeitos marcaram presença no evento.

Na foto oficial do evento fica claro que apenas 9 prefeitos marcaram presença no evento.

Na noite desta quinta-feira (24) o senador Weverton Rocha, do PDT, passou por um dos maiores vexames da sua pré-campanha até agora.

O pedetista anunciou com pompas a chegada do presidente da Câmara dos Deputados Artur Lira (PP) em São Luís para declarar apoio a sua pré-candidatura, mas o encontro foi um completo fracasso.

Sem presença popular e sem lideranças, o jeito foi levar o ato político para o minúsculo auditório da sede da FAMEM. E para tanto, inventaram um evento intitulado “pauta municipalista”.

Eram esperados mais de 90 prefeitos de todo o Maranhão, mas, acredite, apareceram por lá apenas nove gestores municipais. Repito: míseros 9 prefeitos!

Decepção retumbante!

Aliás, é bom que se diga, Weverton adotou uma postura altamente covarde, vez que não teve coragem de “falar mal” do governo estadual que participou durante os últimos 7 anos e teve de chamar Artur Lira para “bater” em Dino.

24
mar

Faltando dez dias para o fim do prazo, marido de Eliziane não conseguiu filiar nenhum pré-candidato no PSDB

Pelo Jornalista Domingos Costa

Quem confiará o destino político ao inexpressivo Inácio Melo?

Inácio Melo recebeu de presente da esposa, senadora Eliziane, o comando do PSDB no Maranhão.

O prazo para quem irá disputar as eleições deste ano estar devidamente filiado a um partido político é no próximo dia 03 de abril, portanto, seis meses antes do pleito.

No Maranhão, nenhum político parece está disposto a franquear o destino a um insípido empresário falido sem nenhuma experiência na campo partidário, como é o caso de Inácio Melo.

Desde que assumiu a presidência estadual do PSDB, há duas semanas, o marido de Eliziane não conseguiu atrair nenhuma liderança ou pré-candidato para o partido.

Sem quadros para disputar cadeira na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, a chamada nominata, o caminho de Inácio é o completo isolamento!

Seria o marido de Eliziane Gama o responsável por tirar o PSDB das eleições 2022 no Maranhão?

24
mar

Em apenas uma nota fiscal fria da merenda escolar, prefeito Luciano Genésio simulou compra de 40 mil bananas e 35 mil pães

Pelo Jornalista Domingos Costa
Delegados da Polícia Federal Leandro Ribeiro ( da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros) Felipe Cardoso (da delegacia de Combate ao Crime Organizado)

Delegados da Polícia Federal Leandro Ribeiro  da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros) Felipe Cardoso (da delegacia de Combate ao Crime Organizado)

Chamou atenção durante a coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (23) uma revelação dos delegados da Polícia Federal Leandro Ribeiro e Felipe Cardoso sobre a atuação criminosa do prefeito de Pinheiro Luciano Genésio ao desviar dinheiro público da merenda escolar das criancinhas da rede publica municipal de ensino.

De acordo com os delegados (chefe da Delecor – Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros) e o (titular do Combate ao Crime Organizado), respectivamente, no bojo das investigações da  “Operação 5ª Potencia”, a PF descobriu que em apenas uma nota fiscal, Genésio e o presidente da Câmara de Vereadores Elizeu Rodrigues Furtado, o “Elizeu de Tantan”, simularam compra de 40 mil bananas e 35 mil pães para merenda escolar. Tudo de mentirinha!

A Polícia Federal explicou que os desvios de dinheiro da alimentação das criancinhas aconteceram durante toda a primeira gestão do prefeito e, também, agora neste segundo mandato. A investigação identificou que além da entidade controlada pelo presidente da Câmara, uma nova associação também estava sendo usada no esquema para a mesma finalidade: desviar recursos públicos!

No Inquérito da “Operação 5ª Potencia”, o prefeito Luciano e o presidente da Câmara, Elizeu do Tantam, aparecem como “cabeças do esquema criminoso”. Os delegados contaram que os políticos ordenavam movimentação bancárias sucessivas usando varias empresas, uma transferindo para a outra até chegar às pessoas indicadas pelo chefe do Executivo e Legislativo.

E aos que ainda têm dúvida do que seja a prática criminosa de emissão de notas fiscais fictícias ou “frias”, o Blog do Domingos Costa esclarece: são aquelas nas quais os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues. Isto é, tudo é apenas no papel, portanto, de fachada. Igual Luciano fez em Pinheiro!

24
mar

VÍDEO: Polícia recupera R$ 1 milhão em bucho de pescada que tinha sido roubado de chinês

Pelo Jornalista Domingos Costa

Dois Polícias Militares de folga identificados como soldado Janailton e Fernando, lotados no 6º Batalhão da PM-MA, gravaram um vídeo na noite desta quarta-feira (24) no qual contam como conseguiram recuperar 600 quilos de bucho seco de pescada amarela – conhecido no meio comercial como “grude” – que tinha sido roubado no município de Raposa.

Os PM’s contaram que encontraram os “buchos seco” na comunidade “Eugênia Pereira”, localizada em Paço do Lumiar. O produto foi roubado no dia 02 de fevereiro da residência de um chinês [no bairro do Araçagy na rua São Sebastião, via de acesso à Praia do Mangue Seco] em frente a peixaria do Edmilson.

No dia do roubo, por volta das 23h, os assaltantes pularam o muro, renderam o chinês, a esposa e uma filha deles que estavam no casa. Todos foram amarrados e colocados em um compartimento da residência.

Usando o próprio veículo do chinês [um Chevrolet Prisma], os assaltantes começaram a esvaziar a casa e levar tudo que encontraram. Além do bucho de pescada, os assaltantes também levaram joias, vários perfume de grife, inúmeros tênis e outros objetos. Ao todo, foi levado mais de 1 milhão de reais em mercadorias.

O caso foi publicado com exclusividade pelo Blog do Domingos Costa no último dia 08, conforme o link abaixo.


LEIA TAMBÉM:

– Polícia investiga assalto de R$ 1 milhão em bucho de pescadas contra chinês no município de Raposa

24
mar

VÍDEO: Jornal da Globo destaca pedido escancarado de propina envolvendo prefeito maranhense

Pelo Jornalista Domingos Costa

O Jornal da Globo desta quarta-feira (24) destacou um áudio do prefeito Gilberto Braga (PSDB), do município maranhense de Luis Domingues dando conta que um dos pastores que negociam transferências de recursos federais para prefeituras pediu um quilo de ouro para conseguir liberar verbas de obras de educação para a cidade.

Segundo o gestor, o pedido foi feito em um restaurante de Brasília na presença de outros políticos. A declaração do prefeito foi dada ao jornal O Estado de S. Paulo, e a Folha de S.Paulo confirmou com outras duas pessoas presentes no local onde o pedido de propina foi feito.

O pedido de ouro em troca de liberações de recursos teria sido feito pelo pastor Arilton Moura, segundo o prefeito. Arilton e o também pastor Gilmar Santos têm negociado liberações de recursos federais para municípios mesmo não tendo cargos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Folha revelou na segunda-feira (21) áudio em que o ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, afirma que o governo prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados pelos pastores Gilmar e Arilton

24
mar

Expectativa para anúncio do secretariado de Brandão; nomes serão divulgados pelas redes sociais do governador

Pelo Jornalista Domingos Costa
Brandão adotará o mesmo critério de Flávio Dino para anúncio do secretariado: redes sociais...

Brandão adotará o mesmo critério de Flávio Dino para anúncio do secretariado: redes sociais…

Muitas especulações cercam a semana que antecede a posse do vice-governador Carlos Brandão (PSB) no comando do Palácio do Leões. A relação com os nomes do secretariado tem sido pauta de quase todo a imprensa do Maranhão.

Mas, embora alguns “adivinhões” tentem adiantar quem ocupará as principais pastas estaduais e, a oposição busque criar intrigas, a listagem oficial será publicada apenas pelo governador Brandão.

Ao Blog do Domingos Costa, o vice-governador Carlos disse que irá anunciar a composição do seu secretariado pelas suas redes sociais da mesma forma que Flávio Dino fez nos últimos anos.

– Cerimônia de posse

A cerimônia de posse do socialista está marcada para o próximo dia 02, no sábado.

Ele substituirá o bem avaliado governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) que renunciará ao cargo por força da Lei eleitoral que obriga a se desincompatibilizar do cargo para disputar as eleições deste ano.

Aliás, Dino é favorito para o Senado…


LEIA TAMBÉM:

Agonizando, fogueteiros só falam na montagem do governo Brandão

24
mar

Felipe dos Pneus visita maternidade com jovem que inspirou luta pela causa

Pelo Jornalista Domingos Costa
Felipe dos Pneus apresenta maternidade a jovem que inspirou luta pela causa

Felipe dos Pneus apresenta maternidade a jovem que inspirou luta pela causa

Em um momento emocionante, o Prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (Republicanos) visitou a maternidade inaugurada recentemente no Hospital Macrorregional no município. Ele apresentou a estrutura que há quase dois anos foi uma necessidade para a jovem Izadora da Silva Rocha de 20 anos.

Em agosto de 2020, quando Felipe dos Pneus era Deputado Estadual, ele apresentou na tribuna da Assembleia Legislativa reivindicação de investimento na saúde de Santa Inês. Entre as indicações estavam a Policlínica e uma maternidade. A solicitação da Policlínica foi atendida de prontidão pelo Governo do Estado.

Conforme Felipe dos Pneus relatou em seu discurso, Izadora havia perdido o primeiro filho por falta de uma UTI Neonatal. O recém-nascido faleceu a caminho da capital. Em meio a dor da perda, Izadora enviou uma mensagem ao então Deputado Estadual, Felipe dos Pneus, pedindo que ele lutasse para conseguir para Santa Inês uma maternidade. “Eu fiquei muito comovido com a história da Izadora e de imediato começamos a mobilização em busca da maternidade” – lembra.

Depois de toda articulação política, por quase dois anos, a tão sonhada maternidade foi inaugurada justamente no dia do aniversário de 55 anos de Santa Inês, 14 de março. Um presente que foi mais que especial para a jovem Izadora.

Como forma de honrar o compromisso firmado com toda a população de Santa Inês, mas principalmente com Izadora, Felipe dos Pneus a levou para conhecer a estrutura da maternidade e da UTI Neonatal. Izadora não conteve a emoção… ao visitar cada leito e a sala de parto humanizado com banheira, as lágrimas era a voz do coração da jovem mãe. “Está se passando um filme na minha cabeça em lembrar daquela situação em que meu Galleo não pôde superar. Mas estou grata por todas as mães que não vão passar pelo que vivi… só tenho a agradecer ao Felipe pela dedicação e todas as pessoas envolvidas para que isso hoje fosse realidade” – declara emocionada.

Enquanto lutava para conseguir a tão sonhada maternidade para Santa Inês, Felipe dos Pneus também se viu numa situação delicada relacionada a falta de maternidade no município. Sua filha, Maria Ester, nasceu prematura e precisou passar alguns dias na UTI Neonatal. “Além da minha situação e da Izadora, outros casos semelhantes chegaram até mim. Lembro que um dia recebi uma imagem de um pequeno caixão branco com um recém-nascido dentro. Era mais uma vítima por falta de estrutura na saúde. Não dormi aquela noite e no dia seguinte eu fui ao Palácio dos Leões e só sai de lá após falar com o Governador. Disse: tire todas as obras de Santa Inês, menos a maternidade. Graças a Deus ele se sensibilizou e hoje a maternidade é realidade” – explica.

Até esta quarta-feira, 23, houve o registro de nascimento de 14 crianças na maternidade de Santa Inês. O acesso é para mães em situação de gravidez de risco. O atendimento é feito por meio de regulação.

24
mar

Prefeito Rigo Teles sanciona Lei Municipal que isenta taxistas do pagamento de alvará em Barra do Corda

Pelo Jornalista Domingos Costa
Prefeito Rigo comemora com a categoria…

Prefeito Rigo comemora com a categoria…

O prefeito Rigo Teles sancionou nesta quarta-feira, 23 de março de 2022, a Lei Municipal 958/2022 de autoria do Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal em que isenta todos os taxistas de Barra do Corda do pagamento da taxa de alvará.

A solenidade para sanção da Lei foi realizada no gabinete do prefeito Rigo Teles no prédio da prefeitura e contou com a presença de dezenas de taxistas, do vice-prefeito Marcos Unillar, secretários Estevão Negreiros e João Pedro, procurador Dr Rony e dos vereadores Jaine Milhomem, Iza Batista, Monique Sampaio, Dedé, Professor Abraão e Pedro da Melancia.

O prefeito Rigo Teles falou da alegria em sancionar a Lei Municipal em favor dos taxistas. “Um dia muito importante para todos nós. Os taxistas foram prejudicados durante esta pandemia. Praticamente, ficaram sem condições desempenhar os seus trabalhos. Fiz uma reunião com minha equipe, em janeiro convidei todos eles para comunicar que estaria enviando aos vereadores um projeto de Lei para isentar todos os taxistas do pagamento da taxa de alvará. Assim fizemos e hoje estamos sancionando a Lei”, disse o prefeito Rigo Teles.

1 780 781 782 783 784 2.338