mar
Dep. Pedro Lucas Fernandes faz mais um prefeito abandonar Weverton e declarar apoio a Carlos Brandão

Deputado Pedro Lucas levou prefeito de São João dos Patos a Carlos Brandão…
O fator Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) começou a fazer a diferença neste momento de pré-campanha e mais um prefeito maranhense decide abandonar a pré-campanha do senador Weverton Rocha (PTB) ao governo do estado e declarar apoio ao vice-governador Carlos Brandão, apoiado por Flávio Dino.
Levado pelo deputado federal, prefeito de São João dos Patos, Alexandre Magno Pereira Gomes (PTB) anunciou ingresso no projeto de Brandão em detrimento de Weverton. E não para por aí, ainda esta semana três outros prefeitos ligados a Pedro Lucas irão seguir o mesmo rumo.
mar
Vinte e seis municípios serão beneficiados com o Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública.

Presidente do CIM durante pronunciamento…
O Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) realizou nesta terça-feira (15) em parceira com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Vale, o lançamento do projeto de pesquisa com aplicação prática denominado Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública (Labcim).
O projeto é uma cooperação técnica para desenvolvimento de projetos especiais entre o CIM e a UFMA com a parceria da Vale e com o apoio da Fundação Sousândrade.
A solenidade contou com a presença do presidente do CIM, prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, do reitor Natalino Salgado, além de prefeitos, deputados, representantes da sociedade civil e demais autoridades e foi transmitida pelo Canal Institucional da UFMA, no YouTube.
– Erradicação da pobreza
Para Fufuca Dantas, presidente do CIM e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, a iniciativa contribuirá com a erradicação da pobreza nos municípios do corredor da Estrada de Ferro Carajás. “Hoje, forma-se aqui uma fábrica de projetos, em todos os setores de desenvolvimento”, salientou.
O professor Arkley Bandeira, coordenador do Labcim na UFMA, explica que o projeto iniciou em janeiro, quando foram realizadas as reuniões técnicas. Ele afirma que a proposta tem a intenção de apoiar a gestão dos 26 municípios participantes do CIM, por onde passa a Estrada de Ferro Carajás, sendo 25 no Maranhão e 1 no Pará.
“Nesse primeiro momento, o Labcim se apresenta como laboratório de educação e inovação em apoio ao serviço público desses municípios. Vamos atuar nas diferentes frentes, problematizando sobre os contextos regionais e locais e a partir dessas problematizações, propor alternativas no campo da pesquisa, da inovação, do ensino e da extensão, em consonância com os anseios, tanto da administração pública desses municípios como da sociedade”, pontou.
As primeiras ações do projeto, segundo Bandeira, será a residência do programa e a capacitação de servidores. “Iremos oferecer para o público dez residências em projetos e os residentes vão ser selecionados dentro dos municípios e vamos oferecer 1.200 capacitações para os servidores públicos de diferentes áreas, como meio ambiente, saúde, educação, governança, transparência, compliance, ordenamento territorial e a geração de emprego e renda”, destacou.
A Vale, que é parceira do projeto, foi representada pela gerente de Relações Institucionais no Maranhão, Giselly Pinto. Para ela, o Labcim veio fortalecer e ampliar o desenvolvimento. “A Vale só tem a agradecer por essa iniciativa da qual estamos fazendo parte para ampliar o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes, seja pela inovação, pelas iniciativas sociais, pela tecnologia ou pela sustentabilidade”, ressaltou.
O atual prefeito de Anajatuba, Helder Aragão, acredita que o apoio da Universidade é fundamental durante o processo. “A Universidade detém o conhecimento e possui toda a estrutura necessária para a elaboração dos projetos, visto que não há, nos municípios, uma equipe especializada”, enfatizou.
O lançamento do laboratório sinaliza o interesse da UFMA em consolidar colaborações com outros entes. Para o reitor Natalino Salgado, a Universidade está cada vez mais saindo dos seus próprios muros, cumprindo seu papel educacional e de formação. “Um projeto que a gente possa criar uma cultura de conhecimento”, finalizou.
Para assistir ao lançamento na íntegra, acesse o Canal Institucional da UFMA no Youtube.
– Entenda mais sobre o LabCim
O projeto de pesquisa com aplicação prática denominado LabCim – Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública: Cooperação Técnica para Desenvolvimento de Projetos Especiais –CIM / UFMA objetiva construir conhecimento no âmbito da Cooperação Técnica e Científica entre Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Vale e com o apoio da Fundação Sousândrade. O Projeto visa o intercâmbio, elaboração, desenvolvimento e execução programas, projetos e ações, bem como de atividades de formação, pesquisa e extensão.
mar

PROS foi entregue ao suplente Marcos Play vazio…
O senador Weverton Rocha, do PDT, segue vendendo ilusões, tentando não demonstrar fraqueza e mentindo para classe política e a população maranhense.
Destroçado por conta das perdas que acumula ao longo dos últimos 15 dias, o pedetista apareceu nesta terça-feira (15) comemorando a comando do fragilizado PROS, partido que passa por crise e disputa judicial a nível nacional devido ao milionário fundo partidário.
O pedetista gravou vídeo no qual aparece ao lado de um dirigente nacional do partido e do eterno suplente de deputado estadual Marcos Caldas, apelidado de “Play” – dono do Condomínio Mangaba onde ficas as casas luxuosas de políticos em Barreirinhas; Rocha possui uma mansão por lá.
A mídia ligada ao senador publicou o acontecimento relacionado ao PROS como um “grande feito” em favor de Weverton, mas é preciso que se diga a verdade sobre a mudança de direção estadual da legenda.
O PROS, que é um partido nanico em Brasília, está completamente esvaziado no Maranhão. Não tem pré-candidatos competitivos seja a deputado estadual ou federal. O grupo que o comandava tratou de esvaziar a nominata da sigla.
E é bom que se diga, o novo presidente do PROS tem histórico de fracasso, nas últimas três campanhas “Marcos Play” acumulou derrotas na disputa por vaga na Assembleia Legislativa e ficou apenas na suplência.
Aliás, Marcos Caldas até ontem era “bucha” do PDT e hoje continua sendo usado por Weverton, mas agora, para tentar criar volume na pré-campanha ao governo do pedetista.
Tudo ilusão!
mar
Dos 31 vereadores de São Luís, 19 já gravaram vídeo e um assegurou o voto em Paulo Victor para presidente.
Nesta terça-feira (15), o vereador Paulo Vitor anunciou em suas redes mais um novo apoio à sua chapa para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís: o vereador Álvaro Pires, que declarou apoio ao grupo com maioria na Casa.
No vídeo, Paulo Victor diz que Álvaro se manteve alinhado e pacífico com a verdade no grupo em que estava, mas que agora seu grupo ganhou mais esse apoio após muito diálogo.
“Sou grato por sua postura e pelo seu apoio! Verás que um filho teu não foge à luta. Coragem e fé! Seja bem-vindo! Honra e força!”, publicou nas redes sociais.
“Vamos manter a coerência firme ao lado do prefeito e na Câmara com o Paulo Victor”, destacou Álvaro.
É provável que mais vereadores façam adesão à chapa, que se mantém aberta ao diálogo, mesmo já com número suficiente para vencer o pleito.
O grupo é formado pelos vereadores Aldir Júnior, Andrey Monteiro, Antonio Garcez, Astro de Ogum, Beto Castro, Chaguinhas, Coletivo Nós, Concita Pinto, Domingos Paz, Edson Gaguinho, Fátima Araújo, Marcial Lima, Marquinhos, Ribeiro Neto, Paulo Victor, Thyago Freitas, Umbelino Júnior, Zeca Medeiros e Octavio Soeiro.
mar

Othelino levanta as mãos de Dino em ato do governo na cidade de Turilândia…
Desde que o governador Flávio Dino declarou no final do mês de janeiro apoio ao vice-governador Carlos Brandão – visando a disputa eleitoral deste ano, Othelino Neto, não participava de atos do governo do estadual.
Aliado, até agora, do senador Weverton Rocha, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão optou em ficar mais próximo do pedetista e se distanciou completamente do Palácio dos Leões.
Porém, alguma “coisa” aconteceu nos últimos dias e Othelino reapareceu ladeado de Dino e dos aliados do governo. Nesta segunda-feira (14) ele este sorridente duramente agenda na Baixada Maranhense.
Aliás, é bom que se diga, Othelino preferiu tá do lado de Dino a ter que participar de um café organizado pelo senador Weverton, que chamou aliados nesta manhã para avaliar a pré-campanha.
Para bom entendedor, apenas um gesto basta…

Othelino muito bem à vontade ao lado de Dino…
mar

Reunião não contou com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão…
Tentando juntar os cacos, o senador Weverton Rocha, do PDT, reuniu os poucos aliados que ainda lhe restam para um café da manhã nesta segunda-feira (14). O que sobrou de líderes políticos – até agora – couberam em apenas uma mesa.
Porém, uma falta gigante foi notada: a do presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto, recém-filiado ao “pedetismo”.
O Chefe do Sítio do Rangedor também não esteve com o senador pré-candidato ao governo durante agenda realizada na Baixada maranhense nesse final de semana.
Othelino ainda não se pronunciou publicamente se houve algum fato novo que gerou incongruência entre ele e Weverton no que diz respeito ao jeito de fazer político.
E entre as dúvidas, uma “coisa” é indiscutível: onde há fumaça há fogo…
LEIA TAMBÉM:
– VÍDEO: Othelino desmarca evento com Weverton e participa de palanque pró-Brandão em Timbiras
mar

O grupo político do deputado federal André Fufuca, presidente nacional do PP, anunciou nesta segunda-feira (14) que o apoio ao vice-governador Carlos Brandão será externado durante um evento que acontecerá quinta-feira, dia 17, em uma casa de eventos de São Luís.
“A família progressitas convida você para participar do evento de apoio ao amigo e vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. No Villa Reale Buffet, dia 17 (quinta-feira), às 18h. Estaremos esperando você!”, diz o convite (confira acima).
Já ao Blog do Domingos Costa, o parlamentar que tem o pai prefeito de Alto Alegre do Pindaré, disse que levará 20 prefeitos para declararem apoio ao grupo Brandão/Dino.
mar
O parlamentar também participou da reinauguração de uma creche e reafirmou a parceria com a prefeita Marlene Miranda.

Prefeita durante inauguração com o deputado Juscelino.
O deputado federal Juscelino Filho (União-MA) cumpriu importante agenda neste sábado (12) em Bom Lugar, onde realizou a entrega de uma pá carregadeira 0 km para o município. O novo equipamento é fruto de emenda do parlamentar junto à Codevasf e chega para ajudar nas obras de infraestrutura. A solenidade contou com a presença da prefeita Marlene Miranda, de vereadores, secretários municipais, dos ex-prefeitos Marcos Miranda e Sérgio Miranda, além de lideranças políticas da região e do deputado estadual Rafael Leitoa.
“Tive o prazer de entregar para Bom Lugar uma pá carregadeira novinha, conforme o compromisso que fiz assim que recebi essa importante reivindicação. O equipamento é fruto de emenda parlamentar do nosso mandato e será de extrema importância para a sede e para a zona rural. Exatamente como prometi, estou empenhado em assegurar obras, recursos e melhorias para o município”, afirmou o deputado.
Após entregar o equipamento, Juscelino Filho participou da reinauguração da Creche Tia Zezuita, importante unidade de ensino da cidade que, agora, conta com climatização em todas as salas, sala de balé, brinquedoteca, sala multimídia, campinho de futebol, parquinho, entre outros recursos. Em seu discurso, o deputado federal destacou a boa parceria que tem tido com a prefeita Marlene Miranda para levar recursos e investimentos para a cidade em diversas áreas, como saúde, assistência social, infraestrutura e educação.
“Quando estivemos juntos, durante a campanha, eu disse que Bom Lugar teria um deputado lá em Brasília que seria incansável em trazer benefícios para esse povo. E assim a gente tem feito. A prefeita Marlene tem nosso total apoio e tem feito a diferença na gestão. Tenho orgulho de fazer parte desse grupo que trabalha de verdade para mudar a realidade e em ver que todo recurso que destino está sendo aplicado com responsabilidade para melhorar as vidas das pessoas. Essa parceria ainda vai fazer muito mais”, concluiu Juscelino Filho.
mar

Vereador de Coroatá que criou e presentou Weverton com foguetes, agora declarou apoio a Brandão…
Sexto vereador mais votado dentre os 14 da Câmara Municipal de Coroatá, Marcos Julio Santana Alves, conhecido popularmente como “Júlio do Moises”, do PDT, desistiu da pré-candidatura do seu partido ao governo do estado e declarou neste final de semana apoio ao vice-governador Carlos Brandão (PSB).
Poderia ser apenas mais um apoio das tantas dezenas de políticos que diariamente trocam Weverton e optam por Brandão. Mas não é. Júlio do Moises é o famoso criador do foguete, o símbolo e slogan da pré-campanha de Rocha.
No início do mês de fevereiro, Júlio participou de um encontro na sede do PDT em São Luís e presenteou Weverton com a miniatura do foguete. O senador pedetista não perdeu tempo e tirou várias fotos exibindo o tal foguete e publicou em suas redes sociais.
A situação agora virou piada no meio político…

mar
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, aliado de Josimar, desconfia de que Bolsonaro, esteja por trás da operação da Polícia Federal deflagrada na sexta-feira (11) contra deputados federais do partido.

Operação da Polícia Federal teve digitais de Bolsonaro e visa enfraquecer Josimar politicamente dentro do PL…
O presidente Jair Bolsonaro já admitiu a aliados que quer o senador Roberto Rocha, hoje no PSDB, filiado ao PL, comandado do Maranhão pelo deputado federal Josimar. Porém o ex-prefeito de Maranhãozinho tem resistido às investidas.
Josimar é político com números exitosos, lidera outros três deputados federais: Pastor Gildenemir, Júnior Lourenço e Júnior Marreca. Na Assembleia Legislativa, comanda um trio: a esposa Detinha, Hélio Soares e Vinicius Louro.
Na Câmara de Vereadores da capital possui apoio do seu sobrinho Aldir Júnior e outra meia dúzia de vereadores. E espalhado nos 217 munícipios maranhenses, o “Moral” como é apelidado, conta com apoio de mais de 40 prefeitos (entre esses, muitos familiares de primeiro e segundo grau).
– Fogo amigo
Por sua vez, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, aliado de Josimar, desconfia de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, esteja por trás da operação da Polícia Federal deflagrada na sexta-feira (11) contra deputados federais do partido.
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e em empresas ligadas aos deputados Josimar Maranhãozinho (MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE).
Bolsonaro filiou-se ao PL no final de novembro, após ficar dois anos sem filiação. O presidente tentou negociar com vários pequenos partidos para que aceitassem lhe entregar o comando da legenda. Não tendo conseguido, acabou entrando no PL para concorrer à reeleição. Mas Valdemar Costa Neto manteve o controle dos diretórios.
Com abertura de uma janela para troca de partidos pelos políticos neste mês de março, sem risco de punição pela justiça eleitoral, passou a haver entre os políticos uma expectativa de revoada de parlamentares bolsonaristas para o PL. Por causa dessa revoada, já havia desconfianças de que o grupo tentaria tomar a legenda de seu atual comando.
Agora, com a operação da PF, Valdemar e seu grupo passaram a acreditar que o próprio Bolsonaro está à frente da operação. A mesma desconfiança foi deflagrada no PTB, partido sob o comando do ex-deputado Roberto Jefferson ao qual Bolsonaro quase se filiou. Preso, o petebista passou a presidência interina da legenda a uma pupila que considerava de sua confiança, Graciela Nienov.
Mas Jefferson descobriu que ela estava tentando se apoderar definitivamente da legenda. O petebista não quer abrir guerra com o Planalto, por isso não protestou publicamente, mas apurou que Graciela estaria recebendo apoio jurídico de pessoas ligadas ao presidente da República.
Agora a guerra é no PL. O grupo de Valdemar pretende esperar o fim da janela partidária, pois a filiação de novos deputados aumenta a parte que caberá ao PL no Fundo Partidário. Mas, fechada a janela, a ideia é reagir para evitar a todo custo a tomada do comando pelos bolsonaristas.

