mar

Neto Evangelista foi até o prefeito Braide na semana passada acertar detalhes da sua filiação ao Podemos…
A reunião entre o deputado estadual Neto Evangelista (sem partido) e o prefeito de São Luís Eduardo Braide (Podemos) dias atrás não foi apenas para “bater papo” sobre cenário político.
O parlamentar que apoiou Braide no segundo turno das eleições de 2020 foi até o Palácio de La Ravardière fazer acertos políticos com o Chefe do Executivo da capital maranhense visando a disputa eleitoral de outubro.
Evangelista verificou em diversas pesquisas pré-eleitorais que tem mais chance de se reeleger para Assembleia Legislativa do que aventurar uma candidatura a deputado federal.
Neto estava certo de que iria se filiar no PDT, do senador Weverton Rocha, porém, percebeu que o partido irá priorizar a eleição de Márcio Honaiser para Câmara Federal.
As opções do deputado, então, seria o partido Republicanos ao lado de Gil Cutrim e Cléber Verde ou ficar irmanado com Juscelino Filho em outro sigla qualquer. Entretanto, as duas opções apontam para suicídio político vez que iria ser usado apenas como “bucha”.
Logo, por uma questão de sobrevivência, a decisão de Neto Evangelista foi o partido do prefeito Braide, o Podemos, onde irá disputar novamente o mandato de deputado estadual.
mar

“Deputado Vale” em momentos “políticos” ladeado de Marcos Caldas e Weverton Rocha…
Para quem pensava que o partido PROS iria continuar esvaziado por conta da saída de todo o quadro de filiados após a mudança da direção estadual, pode rever seu conceito. A sigla partidária ganhou um nome de peso para as eleições deste ano.
A pedido do senador Weverton Rocha (PDT) o partido acaba de filiar Lourival Vale, carinhosamente conhecido no meio político como “deputado Vale”.
Com atuação na cidade de Anapurus, o “deputado” [apelidado] irá disputar assento na Assembleia Legislativa do Maranhão nas eleições deste ano [sqn].
Notícias à parte, este post não passa de uma troça com meu amigo Vale, para deixar claro que o PROS não tem quadros para a disputa eleitoral e, hoje, é um peso morto na política maranhense, isto é, sem nominata.
LEIA TAMBÉM:
– Sem ninguém para assumir partido vazio e nanico, Weverton entrega para “suplente bucha”
mar

Deputado Pedro Lucas exibe ficha de filiação ao lado dos caciques do partido em Brasília…
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes se filiou oficialmente na tarde desta quarta-feira (16) no maior e mais rico partido do país, o União Brasil.
O parlamentar exibiu a ficha de filiação ao lado do presidente nacional do partido, Luciano Bivar e do vice-presidente nacional Antônio Arueda – um dos empresários mais articulados na atualidade no entorno de Brasília.
“Fico muito em feliz em dizer que agora faço parte do União Brasil, um partido que já nasceu grande e forte. Ao lado do presidente, Luciano Bivar e do vice-presidente, Antônio de Rueda, assinei minha ficha de filiação. O união Brasil tem a missão de fortalecer e unificar o nosso país, e assim faremos. Vamos juntos!” disse Lucas.
A filiação de Pedro Lucas ao União Brasil segue uma articulação nacional após a fusão entre o DEM e o PSL, antigo partido do parlamentar.
No Maranhão, o deputado filho do ex-deputado Pedro Fernandes (atual prefeito do município de Arame) é aliado do vice-governador Carlos Brandão a quem declarou apoio na semana passada e deve oficializar nos próximos dias a aliança.
mar

Dep. Roberto Costa…
O deputado Roberto Costa (MDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta terça-feira (15), para denunciar um suposto esquema de ocupação e cobrança ilegal de imóveis em dois conjuntos habitacionais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, no município de Bacabal. O parlamentar também denunciou falha no sistema de entrega das moradias nos conjuntos Terra do Sol e José Lisboa, uma vez que, segundo ele, entre 30% e 40% das casas estão desocupadas.
“Você chega ao Terra do Sol e observa que em cerca de 30% das casas não há ninguém morando. Vai ao Conjunto José Lisboa, que é mais novo, e encontra também cerca de 40% das casas fechadas, pois as pessoas que conseguiram as chaves não moram nelas. Por algum motivo, criou-se um conjunto de aluguel e o objetivo do programa não é esse”, disse o parlamentar.
Diante das denúncias, o deputado informou que entrará com um Requerimento pedindo que a Caixa Econômica Federal faça um levantamento e fiscalize esses conjuntos habitacionais.
“É um absurdo, pois eles foram feitos para dar direito a quem não tem casa própria, só que isto está sendo desvirtuado. Por isso, pedirei à Caixa Econômica que faça um levantamento desses dois residenciais para saber o número de casas desocupadas e que fiscalize para saber quem tem dois, três, cinco, dez imóveis lá e usam para aluguel. É preciso refazer esse modelo e entregar as casas a quem não tem residência em Bacabal”, disse.
Roberto Costa reforçou, ainda, que “não se pode admitir que essas casas construídas com recursos públicos para atender a uma parcela importante da população sirvam para alguns sabidões ganharem dinheiro de forma ilegal”.
mar
As fortes chuvas que caíram nas últimas horas no município de Pedro do Rosário fizeram o prefeito Toca Serra (PCdoB) decretar estado de calamidade e pedir ajuda do governo do Estado para reparar os estragos provocados.
Os danos foram tantos que inúmeras famílias tiveras suas casas alagadas e as estradas estão interditadas, inclusive, as rodovias que ligam o município às cidades vizinhas.
As chuvas torrenciais fizeram o Rio Campinima – afluente do Rio Pericumã – transbordar e causar enchentes. No trecho da MA – 006 que dá acesso à Zé Doca, a água inundou a estrada.
Na rodovia dentre Pedro do Rosário e Viana a situação é a mesma. Na sede do município vários bairros estão alagados e muitos moradores desabrigados.

Pedro do Rosário está debaixo d’água…
mar

A prefeitura de Barra do Corda através das secretarias de educação, assistência social e saúde aderiu ao selo Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
O evento ocorreu na noite desta terça-feira, 15 de março, no ginásio do bairro Tamarindo e contou com a presença do secretário de educação Ramon Júnior, Leocádio Cunha(cultura), Raimundo Reis(meio ambiente), Joanice Carneiro(adjunta da saúde, vice-prefeito Marcos Unillar, Sileiva Pinto do Conselho Tutelar, Débora Barbosa(coordenadora do Unicef em Barra do Corda), agentes de saúde, professores e várias outras classes.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
Como funciona
Ao fazer a adesão ao Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada.
Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes.
Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Neste período, os municípios:
fazem a adesão à iniciativa; participam de capacitações; recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros; desenvolvem um plano de ação; mobilizam a comunidade local para participar das decisões;
acompanham a evolução de indicadores sociais; são monitorados; e, finalmente, são avaliados.
Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo UNICEF, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.
Quem participa
2.023 municípios de 18 estados confirmaram participação na edição 2021-2024 do Selo UNICEF. Este é o maior número de adesões da história do programa.
1.347 municípios participantes fazem parte do Semiárido Brasileiro, distribuídos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Outros 676 estão localizados na Amazônia Legal Brasileira, compreendida pelos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
mar

A ação é fruto das emendas parlamentares do deputado estadual, Duarte Júnior.
Voltaram a ser oferecidos os atendimentos das Unidades Móveis da Carreta da Mulher na última segunda-feira (14), no Túnel do Sacavém, em São Luís. As ações fazem parte do Pacto Nacional pelo enfrentamento à violência contra a mulher por meio de uma parceria da Secretaria estadual da Mulher e do Governo do Estado do Maranhão.
As ações da Carreta da Mulher voltaram por meio da liberação de emendas parlamentares do deputado estadual Duarte Júnior (PSB), que focou os esforços para os atendimentos no mês de março como uma forma de homenagem ao mês da mulher.
“Dessa forma, seguimos trabalhando para o desenvolvimento de políticas públicas permanentes, e, fazendo do Maranhão um estado mais justo e igualitário para as nossas mulheres”, destacou o deputado.
Os serviços de saúde ofertados são: mamografia, preventivo, aferição de pressão, teste de glicemia, nutricionista, distribuição de preservativos, testes rápidos, dentista, vacinação, fisioterapia, dentre outros.
Nesta terça-feira, 15, a Carreta da Mulher estará no Bairro de Fátima das 8h às 17h; e no dia 16, das 8h às 17h, no São Raimundo. Durante a ação, é obrigatório o uso de máscaras.
mar

Na manhã desta terça-feira (15), centenas de produtores, demais empreendedores rurais e mais de 18 associações de diversas comunidades de Rosário participaram da análise dos alimentos e assinatura dos contratos para o PNAE – Programa Nacional de Alimentos Escolares, promovido pela Prefeitura Municipal de Rosário, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMED) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEAGRI).
Vale ressaltar que os gestores públicos são obrigados por força da lei 11.947/2009 a investir 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a compra de produtos da alimentação escolar na aquisição de produtos frescos e naturais cultivados por famílias agricultoras que vivem e produzem nas proximidades das escolas, porém o município de Rosário na gestão Calvet Filho superou a meta e repassa mais de 51%, ou seja, muito mais, por isso, já virou referência estadual.
O ato também marcou a primeira visita técnica do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para avaliação do município junto ao prêmio Prefeito Empreendedor do qual Rosário está concorrendo.
Além das famílias beneficiadas, estiveram presentes, o prefeito Calvet Filho, acompanhado da primeira-dama Estela Calvet; a secretária municipal de Educação, Lícia Calvet; o secretário municipal de Agricultura, Valter Costa; a gerente regional do SEBRAE, Ester Silva; o líder do Governo na Câmara, vereador Kiko, demais vereadores da base governistas; secretários, superintendentes e sociedade.
Para Luzenilma Oliveira, produtora rural e presidente da Associação do povoado Mato Grosso, a expectativa são as melhores possíveis. “Temos recebido boas notícias de que a Prefeitura está cada vez mais ampliando os investimentos locais, o que nos permite ampliar nossa produção e sonhar com dias ainda melhores, pois nunca se investiu tanto na agricultura familiar em Rosário como agora, com tantos programas e demais políticas públicas sendo aplicadas”, frisou.
Segundo o prefeito de Rosário, Calvet Filho, metas como essa são importantes para a segurança alimentar, melhorar a educação, avançar na agricultura familiar e fortalecer a economia local. “Agora os alunos não assistem mais a aula com fome, elas chegam na escola contentes, pois sempre temos merenda de qualidade, o que é um grande incentivo para melhorar a nossa educação. Enquanto no campo os investimentos fazem Rosário entrar no mapa da agricultura familiar do Maranhão. E com todas ações que estão sendo feitas, hoje podemos afirmar que a Prefeitura de Rosário não é mais só compradora de alimentos, é fomentadora de empreendedorismo, pois estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades”, enfatizou o prefeito Calvet Filho.
A secretária de Educação, Lícia Calvet se mostrou satisfeita com a notícia de que mais agricultores de Rosário foram beneficiados e que mais alimentos oriundos da agricultura familiar serão comprados. “É gratificante contribuir cada vez mais para melhorar a merenda escolar, enquanto geramos emprego na zona rural e renda no município”, comemorou a secretária Lícia Calvet.
Já o secretário de Agricultura, Valter Costa, se diz contente como os investimentos do PNAE na agricultura familiar que favorecem não só os alunos, como toda a população rosariense, principalmente da zona rural. ““Fazer parte deste relevante projeto e poder ajudar tanto os pequenos produtores rurais como os alunos valoriza muito nossos esforços, pois estamos viabilizando a comercialização de produtos de qualidade e fortalecendo a economia local. Assim todo mundo sai ganhando”, – destacou o secretário Valter Costa.
mar
VÍDEO: Brandão anuncia apoio de Othelino, diz que deputado não filiará no PDT e permanecerá no PCdoB
Durante o ato de comemoração dos 100 anos do PCdoB realizado na noite desta terça-feira (15) no Rio Poty Hotel em São Luís, o vice-governador Carlos Brandão anunciou o apoio do presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto.
O anúncio veio durante o pronunciamento de Brandão que classificou a decisão de Othelino como acertada e afirmou também o destino partidário de deputado, que não irá filiar no PDT e sim permanecer no PCdoB.
“Othelino, fiquei feliz em saber que tu irá se mentir nesse partido, o PCdoB. Foi uma decisão sabia! Desde a época que você tatuou seu braço com Che Guevara eu sabia que essa tatuagem ficar por muito tempo”, brincou Brandão ao fazer a revelação.
O anúncio de Brandão é a última pá de cal na pré-campanha do senador Weverton Rocha ao governo do Maranhão, daqui pra frente é “salve-se quem puder”.
mar
Durante a comemoração dos 100 anos do PCdoB em ato organizado no Rio Poty Hotel na noite desta terça-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PDT) integrou o palanque ao lado do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão.
Essa é mais uma demonstração de aproximação do parlamentar com o Palácio dos Leões. Othelino é, até então, aliado de primeira hora do senador Weverton Rocha – pré-candidato ao governo do Maranhão.
Pessoas próximas ao pedetista juram de pés juntos que não existem a possibilidade do presidente da ALEMA pular do foguete, já aliados de Brandão alegam que a declaração oficial de apoio é apenas questão de dias.

