17
fev

RECORDE! Em pouco mais de um ano de gestão, Eduardo Braide contabiliza sete greves e evidencia o fracasso de seu governo

Pelo Jornalista Domingos Costa

Seguidas greves contra a gestão Braide revela a inabilidade política do prefeito e o completo fracasso do governo municipal.

Eduardo Braide, o prefeito das greves...

Eduardo Braide, o prefeito das greves…

Não é mais segredo que a gestão Eduardo Braide na prefeitura de São Luís fracassou. Em mais de um ano do governo municipal, o prefeito mostra a cada dia que nunca esteve preparado para administrar a capital maranhense.

Para atestar o que é notório, o Blog do Domingos Costa fez um levantamento que constata a total incapacidade administrativa de Braide: Nesses pouco mais de 12 meses de gestão, a prefeitura enfrentou nada menos que sete greves de diversas categorias. Um recorde!

Vejamos…

1 – Paralização na Saúde

A primeira greve durante a gestão Braide aconteceu no mês de agosto de 2021, oito meses após o início do governo municipal. Na ocasião, trabalhares da Saúde ocuparam a porta da prefeitura em manifestação e levaram um caixão do Chefe do Executivo, com direito a foto e decoração fúnebre. A greve foi em decorrência da falta de atendimentos de saúde no Projeto Viva Bem Mais, que contempla moradores dos bairros Turú, Divinéia e Vila Luizão. Braide deixou de fazer os repasses a entidade que gerenciava o projeto.

2 – Escolas comunitárias 

Em setembro do ano passada, diretores, professores e funcionários de escolas comunitárias de São Luís fizeram uma manifestação na porta da Prefeitura. Com cartazes e muitos gritos, os membros das escolas comunitárias reclamaram de nove meses de salário em atrasados. Alegaram que Braide não autorizou os repasses às entidades. De acordo com os representantes das Escolas Comunitárias, foram mais de 100 na mesma situação. As entidades fizeram o cadastro do Ministério da Educação, colocam os nomes desses alunos no sistema, bem como a frequência escolar, no entanto, o dinheiro veio, só que ainda não chegou nas contas das escolas.

3 – Primeira greve dos rodoviários 

No mês de outubro de 2021, deu inicio a primeira greve dos trabalhadores rodoviários. Foram 11 dias ininterruptos deixando sem ônibus as ruas da Região Metropolitana de São Luís e um prejuízo incalculável à população e o setor comercial da capital.

4 – Funcionário da Santa Casa

Em janeiro deste ano foi a vez dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia que decidiram entrar em greve. A decisão foi comunicada pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (Sindsaúde/MA) ao diretor da unidade, Abdon Murad. A manifestação ocorreu por conta de atraso no pagamento dos salários do mês de dezembro, 13º salário de 2021, bem como pagamento de férias.

5 – Agentes de limpeza pública 

No final do mês de janeiro os agentes de limpeza pública entraram em greve em razão do descumprimento de um acordo trabalhista. Os trabalhadores reivindicaram o pagamento de uma diferença salarial referente a três meses do ano de 2021. O total seria em torno de R$ 300, somando o valor referente ao tíquete-alimentação.  Segundo o Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC-SLZ), aproximadamente 1.180 trabalhadores paralisaram as atividades em São Luís, o que representou a paralisação de 100% da categoria. Com isso, a capital maranhense ficou sem coleta de lixo.

6 – Greve dos vereadores 

No inicio deste mês de fevereiro, algo inusitado jamais visto na histórica política da capital: greve dos vereadores de São Luís. Isso mesmo! Paralelamente a solenidade de abertura de mais uma legislatura no plenário Simao Estácio da Silveira, na Câmara Municipal, 18 dos 31 vereadores se ausentaram da sessão em sinal de greve contra a interferência do prefeito Eduardo Braide na eleição da Mesa Diretora da Casa. Em vez do Plenário, os “grevistas” escolheram a galeteria do vereador Astro de Ogum no bairro do Turu para o ato de greve.

7 – Segunda greve dos rodoviários 

E nesta quinta-feira (17) sem acordo entre o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), chega ao segundo dia a segunda greve dos rodoviários na Região Metropolitana de São Luís em menos de quatro meses. A paralisação afeta, diretamente, cerca de 800 mil passageiros que utilizam o sistema urbano e semiurbano. A categoria, que pede um reajuste salarial de 15%, alega que não chegou a um acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET).

16
fev

PROGNÓSTICO: Veja os sete deputados federais que devem alcançar mais de 100 mil votos e renovar o mandato com folga

Pelo Jornalista Domingos Costa
André Fufuca (PP), Juscelino Filho (União Brasil ou PDT), Edilazio Júnior (PSD), Marcio Jerry (PCdoB), Pedro Lucas (União Brasil), Cleber Verde (Republicanos) e Aluísio Mendes (PSC).

André Fufuca (PP), Juscelino Filho (União Brasil ou PDT), Edilazio Júnior (PSD), Marcio Jerry (PCdoB), Pedro Lucas (União Brasil), Cleber Verde (Republicanos) e Aluísio Mendes (PSC).

Aproxima-se as eleições 2022 e começa afunilar a disputa pelas 18 cadeiras de deputados federais pertencentes ao Maranhão.

Levando em consideração apoio/histórico político, fundo eleitoral e expectativa de estrutura de campanha em torno dos partidos, o Blog do Domingos Costa faz neste post o prognóstico dos atuais deputados federais que deverão ser reeleitos com folga.

Dos atuais 18 em exercício, pelo menos sete deles têm reeleição garantida: André Fufuca (PP), Juscelino Filho (União Brasil ou PDT), Edilazio Júnior (PSD), Marcio Jerry (PCdoB), Pedro Lucas (União Brasil), Cleber Verde (Republicanos) e Aluísio Mendes (PSC).

– Vejamos…

André Fufuca, presidente nacional do PP e líder da terceira maior bancada do Congresso Nacional – possui apoio de mais de duas dúzias de prefeituras, entre elas, muitas regionais é cotado para ser um dos mais votados nestas eleições.

Juscelino Filho, que ainda luta para presidir o União Brasil, mas que tem a possibilidade de filiar no PDT é o candidato a federal oficial do senador Weverton Rocha e possui apoio de dezenas de prefeitos;

Edilazio Júnior, presidente estadual do PSD, é outro que possui apoio de inúmeros prefeitos sem contar o fato de ser o federal do candidato ao governo Edivaldo Holanda Júnior.

Marcio Jerry é o presidente estadual do PCdoB, atual secretário de Estado das Cidades, ele é outro que possui algumas dúzias de prefeitos e ex-prefeitos em seu torno, isso, sem contar o trabalho como titular da Secid.

Pedro Lucas Fernandes é favorito para presidir no Maranhão o “União Brasil”, maior e mais rico partido do Brasil. O jovem parlamentar que tem o pai como prefeito de Arame deverá sair da capital com votação gigante.

Cleber Verde, presidente do partido Republicanos, possui trabalho consolidado em inúmeras cidades maranhenses e contabiliza apoio de dezenas de prefeitos.

E por, último, Aluísio Mendes, presidente estadual do PSC conta com apoio de mais de 20 prefeitos espalhados pelo interior do Maranhão. Só precisará montar o partido com bons candidatos ou trocar de partido.

16
fev

Márcio Jerry faz análise sobre as duas pesquisas divulgadas: “Brandão caminha rapidamente para a liderança”

Pelo Jornalista Domingos Costa

O secretário de Estado das Cidades, Márcio Jerry, usou as redes sociais nesta quarta-feira (16) para analisar as pesquisas eleitorais divulgadas esta semana. Segundo Jerry, as pesquisas da Exata e do DataIlha apontam para vitória do vice-governador Carlos Brandão nas eleições deste ano.

“Pesquisas divulgadas e outras reservadas que examinei indicam claramente o crescimento seguro e consistente do nome do vice governador Carlos Brandão. Caminha rapidamente para a liderança da corrida sucessória desde que teve seu nome apresentado pelo governador Flávio Dino”, escreveu Márcio.

16
fev

RAPOSA: Vereadores começam a receber o dobro do salário

Pelo Jornalista Domingos Costa
Os 11 vereadores de Raposa na atual legislatura...

Os 11 vereadores de Raposa na atual legislatura…

Este ano de 2022 começou muito bem para os 11 (onze) vereadores do município de Raposa. Eleitos em 2020, os parlamentares raposenses começaram a receber o dobro dos seus subsídios.

O vencimento subiu dos antigos R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para os atuais R$ 7.000,00 (sete mil reais).

O projeto de Lei Municipal que aumentou os subsídios deveria começar a valer em 2021, porém, por conta da pandemia da Covid-19 só vigorou a partir deste ano.

Mês passado, janeiro, foi o primeiro que os vereadores receberam. De forma que os parlamentares aumentaram em 100% seus ganhos mensais. E agora não tem mais desculpa para deixar de ajudar o povo.

16
fev

Em nota, gestão Braide alega que deu R$ 20 milhões para dono de empresas de ônibus; mas greve continua

Pelo Jornalista Domingos Costa

A gestão Eduardo Braide (Podemos) por meio de nota da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT sustenta que a prefeitura de São Luís já transferiu para a conta do Sindicato dos Empresários do Transporte Público e com o Sindicato dos Rodoviários, mais de R$ 20 milhões.

Ocorre que mesmo com essa fortuna entregue aos donos de empresas de ônibus, a greve dos ônibus continua e sem data para acabar.

“O Município de São Luís vem cumprindo o acordo firmado em novembro do ano passado com os sindicatos dos empresários e rodoviários, no repasse do auxílio emergencial ao sistema de transporte público, no valor de R$ 4 milhões mensais. A SMTT também informa que o auxílio emergencial foi prorrogado por mais dois meses (fevereiro e março), totalizando R$ 20 milhões ao setor em cinco meses.” Diz a nota.

16
fev

Câmara de São Luís convoca secretário da SMTT para prestar esclarecimentos em 24h sobre a greve de rodoviários

Pelo Jornalista Domingos Costa
Plenário da Câmara de São Luís...

Plenário da Câmara de São Luís…

Nesta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento de convocação do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz, para prestar esclarecimentos aos parlamentares e à sociedade sobre a real situação da greve que acontece em toda a capital.

Por iniciativa do vereador Marquinhos, com o apoio inicial de mais 17 vereadores, o documento exige a apresentação da planilha de custo da operação do transporte coletivo municipal, além de detalhes sobre a fonte de recurso destinado ao auxílio emergencial concedido ao transporte público de São Luís e informações sobre a tarifa da operação do transporte coletivo municipal. O secretário deve comparecer à sessão de quinta-feira (17).

A greve foi anunciada nesta última terça-feira (14), após assembleia geral entre os rodoviários. A categoria, que pede um reajuste salarial de 15%, alega que não chegou a um acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET).

Além do reajuste nos salários, a categoria reivindica ainda tíquete-alimentação no valor de R$ 800, inclusão de um dependente no plano de saúde, regularização dos salários atrasados e ainda que sejam assegurados os empregos dos cobradores de ônibus.

Marquinhos afirmou que a Casa precisa de uma resposta contundente sobre mais essa greve.

“A gente entende que existe uma CPI tramitando nesta Casa sobre o transporte público, mas, de forma urgente, precisamos saber da Prefeitura de São Luís, do governo municipal, quais providências estão sendo tomadas para resolver esse problema que é um gargalo. A Câmara Municipal de São Luís, enquanto representante da população ludovicense, tem a responsabilidade de fazer essa interlocução”, pontuou.

Paulo Victor destacou a necessidade de transparência.

“De fato, a gente precisa de informações. Isso não é um ato de politicagem ou perseguição, mas a sociedade precisa acompanhar o que está acontecendo, pois já é a segunda greve deflagrada em curto espaço de tempo, algo sério. Então essa Casa convoca o secretário para que dê esclarecimentos e, principalmente, apresente as estratégias da prefeitura para agir nesse momento e garantir a retomada do transporte público em São Luís”, ratificou.

16
fev

Glalbert e Gil Cutrim participam do aniversário de Matinha

Pelo Jornalista Domingos Costa

A população ganhou um núcleo da DPE, fruto da articulação dos irmãos Cutrim.

Deputados estiveram ladeados do governador Flávio Dino no evento…

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Glalbert Cutrim (PDT) e o deputado federal Gil Cutrim (Republicanos), participaram nesta terça-feira (15), do aniversário de 73 anos de emancipação política do município de Matinha.

Logo pela manhã, ao lado de amigos e com as presenças de autoridades locais e do estado, entre eles, o governador Flávio Dino (PSB), foi inaugurado o núcleo da Defensoria Pública do Estado, fruto de emenda parlamentar do deputado Gil Cutrim.

Durante a inauguração, Gil fez questão de destacar a importância do núcleo para a cidade.

“Atendendo solicitação de diversmos amigos e em conversa com meu irmão, deputado Glalbert, destinamos emenda paralamentar para que fosse possível a construção da Defensoria aqui em Matinha, garantindo assim, acesso jurídico a toda população”, destacou o deputado federal.

Em seguida, ao lado de lideranças locais, Glalbert e Gil participaram de uma confraternização popular, destinada aos amigos de Matinha, que contou com a presença de nomes importantes da política local, como o ex-prefeito Dr. Emano, os vereadores Mastrangelo e Ulisses Silva, os ex-candidatos Keké Pinheiro, Léo do Povo, Betiane Penha e o líder político Cabeça de Sebastião.

Em suas redes sociais, Glalbert falou da amizade e carinho que tem por Matinha.

“Festa boa tem que ser entre amigos, por isso aproveitei o aniversário da nossa querida Matinha para rever grandes amigos que a vida me deu.” concluiu o deputado.

16
fev

Polícia Federal deflagra operação contra prefeitura de Santa Helena em esquema de R$ 6,3 milhões

Pelo Jornalista Domingos Costa

A empresa investigada possui como contador o prefeito do município de Santa Helena/M; esquema era feito por meio da contratação de serviços de transporte escolar.

Polícia Federal e CGU dentro da prefeitura de Santa Helena…

A Polícia Federal, com o apoio daControladoria-Geral da União, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 16/02/2022, nas cidades de SÃO LUÍS/MA, SANTA HELENA/MA e PINHEIRO/MA, a Operação CONTABILISTA, com a finalidade de desarticular grupo criminoso organizado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito do Município de Santa Helena/MA envolvendo recursos públicos federais(PNATE e FUNDEB) disponibilizados para o custeio do serviço de transporte escolar.

A investigação teve início através de análise deRelatório de Inteligência Financeira, encaminhado pelo COAF, onde foi verificado a existência de operações financeiras suspeitas realizadas por uma empresa que presta serviço no ramo de transporte escolar para o município de SANTA HELENA/MA.

A movimentação da empresa seria incompatível com o faturamento declarado e teria suspeita de sonegação fiscal, além de desvio de recursos públicos e favorecimento em processos licitatórios, visto que houve recebimento de recursos do município de Santa Helena/MA e posterior repasse de valores a servidores públicos sem justificativa aparente.

Por meio de diligências realizadas pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal e, pela análise técnica daControladoria Geral da União/MA sobre os procedimentos licitatórios, constatou-se a existência de indícios de irregularidades envolvendo a empresa alvo da operação e sua relação com a Prefeitura Municipal de Santa Helena/MA, posto que a referidaempresa foi a única empresa habilitada em todos os processos licitatórios em que participou no referido município. Nenhuma das empresas que forneceram orçamento para validar a pesquisa de preço de mercado participaram de algum outro certame.

Soma-se que a empresa investigada nunca apresentou funcionários cadastrados no CAGED(Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o endereço cadastrado como sendo a sede da empresa é o mesmo endereço cadastrado como sendo a residência de todo o núcleo familiar dosproprietários da empresa.

Ainda, os proprietários da empresa nunca possuíram vínculo empregatício registrado no CAGED, nem empresas prévias à abertura da empresa investigada a qual possui elevado capital social, o que indica que não possuíam capacidade financeira para constituir empresa deste porte.

Os contratos firmados pelo município de Santa Helena/MA com a empresa investigada somam R$ 6.354.270,00 (seis milhões, trezentos e cinquenta e quatro mil, duzentos e setenta reais).

Ao todo 50 (cinquenta) policiais federais e 03 (três)servidores da CGU cumpriram 12 (doze) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que decorreram derepresentação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 90, daLei 8.666/93), desvio de recursos públicos (art. 1, inciso I do Dec. Lei 201/67), lavagem de dinheiro (art. 1º – Lei 9.613/1998) e constituição deorganização criminosa (art. 2º – Lei 12.850/20130, crimes que as penas somadas podem chegar a 34anos de prisão, além de outros que porventura forem constatados no curso da investigação, especialmente crimes contra a Administração Pública.

A denominação CONTABILISTA faz referência ao termo que designa profissionais que atuam no setor contábil, de forma ampla, como bacharéis, técnicos ou quaisquer outras funções semelhantes. A empresa investigada possui como contador o Prefeito do município de Santa Helena/MA. A partir da eleição do gestor alvo da operação, a empresa investigada sagrou-se vencedora de todos os Pregões Presenciais realizados desde então, formalizados para contratação de serviços de transporte escolar. A análise de tais licitações apontou para indícios de restrição da competitividade e de direcionamento das contratações.

15
fev

Juiz Raimundo Neris é a indicação do Des. Froz para diretor do Fórum Des. Sarney Costa

Pelo Jornalista Domingos Costa
Juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira é da 9ª Vara da Fazenda Pública.

Juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira é da 9ª Vara da Fazenda Pública.

O juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira é a indicação do Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, José de Ribamar Fróz Sobrinho – Corregedora-Geral da Justiça eleito – para o Fórum de São Luís no biênio de 2022-2023.

O magistrado, até então, é titular da 9ª Vara da Fazenda Pública e agora terá de se afastar da jurisdição para se dedicar exclusivamente ao cargo de diretor do Fórum.

Nesta quarta-feira (16) o pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão deverá confirmar o nome do Juiz Neris para o comando do Fórum Desembargador Sarney Costa.

A aprovação deverá ser unânime…

15
fev

Carlos Brandão recebe apoio de lideranças de Balsas

Pelo Jornalista Domingos Costa

Pré-candidato ao governo do Estado do Maranhão, o atual vice-governador Carlos Brandão, recebeu o apoio do vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique; e do vereador e secretário de Articulação Política, Sargento Lusivaldo.

O vice-prefeito de Balsas reconheceu a importância da atuação de Brandão ao lado de Flávio Dino e aposta em sua sucessão para dar continuidade às políticas públicas desenvolvidas em sete anos de mandato.

“Estamos aqui declarando apoio ao nosso vice-governador e futuro governador Brandão, para que o Maranhão continue com o grande trabalho que vem sendo feito, e que Balsas continue cada vez mais sendo priorizada como foi ao longo de todo esse tempo de administração do governador Flávio Dino e do vice-governador Brandão”, pontuou Celso Henrique.

Para o vereador Lusivaldo, ter Brandão como chefe do Executivo é a certeza de que Balsas continuará tendo o apoio estadual com ações que possibilitem o desenvolvimento do município.

“Momento de alegria, momento de decisão. Estamos fechando uma parceria pensando no povo da nossa cidade de Balsas”, resumiu.

O vice-governador agradeceu o apoio e sinalizou para o agronegócio e movimentos sociais que as parcerias com o governo do Estado não vão parar de gerar desenvolvimento para a cidade.

“Quero aproveitar para mandar o meu abraço a todo segmento do agronegócio, dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada. Podem contar com o nosso apoio. Com certeza vamos trazer o desenvolvimento de Balsas e de toda a região”, afirmou Brandão.

Brandão é defensor de pautas municipalistas e político que agrega a maioria das lideranças pelo interior do estado, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

1 797 798 799 800 801 2.338