jan
Em defesa da união, os que apoiam a ideia no PSB lembram que duas consultas foram feitas para que a posição fosse reforçada.

Federalização possibilitará união de Lula e Flávio Dino nas eleições 2022…
A maioria dos integrantes do PSB é a favor de que o partido forme uma federação com outros partidos de esquerda, como o PT, o PCdoB e o PV.
Em defesa da união, os que apoiam a ideia lembram que duas consultas foram feitas para que a posição fosse reforçada.
A primeira foi com deputados federais do partido. “Em reunião antes do recesso parlamentar, com a presença de 25 integrantes da bancada, 24 se posicionaram favoravelmente à proposta”, lembra o líder da sigla na Câmara, Danilo Cabral, em conversa com CartaCapital nesta terça-feira 4.
“A direção nacional também consultou os diretórios estaduais. Neste caso, dos 26 presidentes estaduais, 21 foram favoráveis à mesma federação”, acrescenta o deputado.
Apesar da posição majoritária, há resistências no partido. O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, em entrevista recente, ressaltou a complexidade das tratativas.
“Em primeiro lugar, nós não vamos fazer federação com ninguém, principalmente com o PT, antes de ter um acordo geral sobre os apoios que nós precisamos do PT. Em segundo lugar, a rigor, nós não precisamos de federação alguma para disputar as eleições.” disse Siqueira em entrevista à Rádio CBN no fim de dezembro.
Na conversa, o dirigente partidário ainda afirmou que as conversas em estágio mais avançado envolvem PCdoB e PV.
“Aliança pressupõe acordo entre partes e temos disposição para fazer esse acordo, mas isso pressupõe a reciprocidade de ambos os lados. Há muitos meses colocamos para o PT as demandas do PSB e até agora não tivemos resposta sobre nenhuma delas”, declarou.
Já em entrevista ao jornal O Globo nesta quarta, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que é secretário-geral do PSB, disse ser contra o partido integrar uma federação com outras legendas, pois o acordo poderia “acomodar” os dirigentes do partido.
Por outro lado, o governador do Maranhão, Flávio Dino, publicou em uma rede social que “quando os partidos progressistas se unem, o Brasil avança e a vida do povo melhora”.
“Por isso, defendo que o nosso PSB caminhe junto com o PT, PCdoB e outros partidos aliados, o que depende de perseverança, diálogo e concessões recíprocas”, escreveu.
jan

Cerrado no Maranhão
A cidade de Balsas, no Sul do Maranhão, foi o município que mais desmatou o Cerrado no último ano, é o que aponta um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), divulgado nesta sexta-feira (7). Além de Balsas, outros três municípios maranhenses estão na lista das 10 cidades do Brasil que mais desmataram o cerrado, são eles Grajaú, Caxias e Aldeias Altas.
Segundo o IPAM, Balsas suprimiu 241,64 km² de vegetação nativa da área de cerrado brasileiro, entre agosto de 2020 e julho de 2021. Já Grajaú, desmatou 95,42 km²; Caxias, 86,79 km² e Aldeias Altas 83,64 km².
Veja a lista completa dos 10 municípios do Brasil que mais desmataram o cerrado:
- Balsas (MA) com 241,64 km² de vegetação nativa
- São Desidério (BA), com 207,84 km² desmatados
- Formosa do Rio Preto (BA), 157,31 km²
- Paranã (TO), 135,43 km²
- Jaborandi (BA), 116,44 km²
- Grajaú (MA), 95,42 km²
- Caxias (MA), 86,79 km²
- Aldeias Altas (MA), 83,64 km²
- Correntina (BA), com 76,41 km²
- Santa Maria das Barreiras (PA), que desmatou 77,74 km²
Juntos, os dez municípios que mais desmataram o Cerrado concentram 15% (1.278,66 km²) de toda a perda de vegetação no bioma entre agosto de 2020 e julho de 2021. Deles, nove estão na região chamada de Matopiba, que compreende os Estados da Bahia, do Maranhão, do Piauí e de Tocantins. O único município fora do Matopiba que se destaca no desmatamento do cerrado é Santa Maria das Barreiras (PA).
De acordo com o IPAM, a Matopiba bateu recorde de desmatamento e responde por 61,3% (5.227,32 km²) do total de 8.523,44 km² suprimidos no período. A região superou o ano de 2017, quando foi responsável por 61,1% da derrubada no Cerrado.
“Há uma elevada atividade agropecuária na região do Matopiba, por isso precisamos colocar em prática soluções conjuntas para dissociar a produção do desmatamento. Desmatar não é e nunca foi uma necessidade para melhorar a produtividade agrícola”, diz Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM.
A análise de pesquisadores do IPAM tem como base a consolidação dos dados do Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que mapeia a supressão de vegetação nativa no Cerrado. A área desmatada em todo o bioma foi a maior desde 2015 e corresponde quase seis cidades de São Paulo.
No Maranhão, as áreas de proteção integral no Cerrado se encontram principalmente no Parque Estadual do Mirador (766.781,00 hectares) e no Parque Nacional das Chapadas das Mesas (160.046,00 hectares). Outras áreas como, a Reserva Extrativista Chapada Limpa (11.971, 00 ha) e as APAS (Áreas de Proteção Ambiental) são classificadas como unidades de conservação de uso sustentável do cerrado.
Desmonte do Inpe para o Cerrado
Nessa quinta-feira (6), foi anunciada a descontinuidade do monitoramento do bioma Cerrado pelo Inpe, por falta de verba.
O Brasil vai ficar sem referências sobre os dados de desmatamento no Cerrado a partir de abril. Sem recursos, o Inpe desmobilizou a equipe de pesquisadores focados no monitoramento do bioma, e os dados devem ser mantidos até abril. Depois disso, o projeto vai ser descontinuado.
“O trabalho da equipe de monitoramento do Cerrado no Inpe é fundamental para que a gente conheça a realidade do que está ocorrendo no bioma, o quanto está ameaçado e o que ainda pode ser feito para controlar e evitar sua devastação. São dados oficiais e de referência que norteiam não só políticas públicas, mas também a atuação de outros setores da sociedade”, comenta Julia Shimbo, pesquisadora no IPAM e coordenadora científica da iniciativa MapBiomas.
De acordo com o Inpe, a verba que mantinha a equipe de monitoramento do Cerrado se encerrou em 31 de dezembro, mas o órgão não tem orçamento para continuidade do programa. Para manter a equipe e o projeto de pé seriam necessários R$ 2,5 milhões ao ano.
Segundo o balanço mais recente divulgado pelo Inpe, divulgado em dezembro, o desmatamento no Cerrado aumentou 7,9% entre agosto de 2020 e julho de 2021, alcançando a marca de 8.531 km². A extensão corresponde a cinco vezes a cidade de São Paulo.
Financiamento
Desde 2016, o monitoramento era feito com financiamento do Forest Investment Program (FIP), administrado pelo Banco Mundial. A verba de US$ 9 milhões era dividida entre o Inpe, para a pesquisa, e outras duas universidades. Em 31 de dezembro, o financiamento se esgotou.
Cerrado brasileiro
Maior que o México, o Cerrado ocupa uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados e é o segundo maior bioma do Brasil. Como hotspot de biodiversidade, apresenta diferentes tipos de vegetação nativa. É a savana mais biodiversa do mundo e está sob elevado grau de ameaça. Quase metade já foi desmatada: 54,5% de seu território ainda é coberto por vegetação nativa, sendo que 44% se encontra no Matopiba.
O Cerrado concentra oito nascentes das 12 bacias importantes para o consumo de água e geração de energia no país. É um bioma importante para a distribuição de água no Brasil. Por ter o solo mais alto, absorve a umidade e leva água para 8 das 12 bacias importantes para o consumo de água e geração de energia no país.
jan

Edmar Cutrim, Fernando Sarney e Manoel Ribeiro aniversariam na mesma data…
Nesta sexta, dia 07 de janeiro, três ilustres maranhenses apagam as velinhas em comemoração a mais um ano de vida.
O primeiro é o ex-deputado estadual, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim. Atual Conselheiro do TCE-MA, Edmar é considerado um dos homens mais influentes da política do Maranhão.
Outro que troca de idade hoje é Fernando Sarney, filho do ex-presidente da República José Sarney, irmão da ex-governadora Roseana Sarney, e do deputado federal Sarney Filho. Fernando é dono do Sistema Mirante – maior empresa de comunicação do Maranhão.
É também atual membro do Comitê Executivo da Fifa, cargo que acumula juntamente com a vice-presidência da CBF.
O terceiro a mudar a idade é o ex-deputado estadual Manoel Ribeiro, ex-presidente da Assembleia Legislativa. O político atualmente sem mandato, chegou ocupar a cadeira mais cobiçada do Palácio dos Leões, quando exerceu temporariamente o cargo de governador.
‘Manel’ é irmão do deputado federal Pedro Fernandes e proprietário vários veículos de comunicações espalhados pelo Maranhão.
jan

Por força de Resolução, Deputada Mical está proibida de entrar na ALEMA…
Por conta de não ter vacinado contra o coronavírus, a deputada estadual Mical Damasceno (PTB) está proibida de entrar nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA) e até adentrar em seu gabinete.
A restrição começou a ser válida nesta quarta-feira (06) após o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, divulgar o teor da Resolução Administrativa nº 076/2022, que dispõe sobre protocolo administrativo e sanitários visando a prevenção e o combate à Covid-19 e as síndromes gripais no âmbito da ALEMA.
De acordo com a resolução, será obrigatório o uso de máscaras, apresentação do comprovante de vacinação, com o ciclo das duas doses concluídos, entre outras precauções para ingresso nas instalações da Assembleia Legislativa.
Conforme a resolução, durante o período de 10 a 31 de janeiro do corrente ano os serviços e atividades presenciais na Assembleia Legislativa serão realizados na forma de revezamento de servidores conforme a necessidade de cada setor, obedecendo as normas estabelecidas na resolução.
– “Não estou a fim de me vacinar”
Por meio de ligação telefônica, nesta sexta-feira (07) o Blog do Domingos Costa falou com a deputada Mical que confirmou ainda não ter se vacinado contra o coronavírus e disse, ainda, desconhecer a Resolução Administrativa nº 076/2022 de autoria da Mesa Diretora da Assembleia.
“Vou procurar saber, mas até agora não vacinei e desconheço a Resolução Administrativa que proíbe entrada de não vacinados na Assembleia”, disse a parlamentar ao titular do Blog do DC.
Em julho do ano passado, a mesma deputada afirmou durante entrevista na rádio Nova FM (93.1 Mhz) em São Luís que não vai tomar vacina contra a doença, mas que essa era uma decisão que respondia por ela e não pelos outros.
‘Não estou preparada psicologicamente para tomar vacina. [É uma] questão minha que não estou querendo me vacinar. Seu estou incentivando que bom! Mas eu respondo por mim e não respondo pelos outros’, revelou a parlamentar.
LEIA TAMBÉM:
– Deputada Mical Damasceno: “Não estou a fim de me vacinar, se estou incentivando o povo, que bom”
jan

Corte do bolo
Nina Rodrigues comemorou seus 60 anos de emancipação política no último dia 30 de dezembro e, para comemorar a data, a prefeitura realizou uma vasta programação, que incluiu corte de bolo, hasteamento de bandeiras, sorteio de prêmios, entrega de viaturas, show com Toca do Vale, dentre outros.
https://youtu.be/uc1NbUhzGTs
https://youtu.be/Qi7G6OwBSHQ
https://youtu.be/4d2opnC_7ic
https://youtu.be/aEkJVbPXxlI
jan

Vice-governador percorrerá as quatro cidades atingidas pela chuva…
O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) segue, nesta sexta-feira (7), em missão a quatro cidades maranhenses atingidas pelas fortes chuvas no Maranhão,
Acompanhado dos secretários Carlos Lula (Saúde), Clayton Noleto (Infraestrutura) e Coronel Célio Roberto (Corpo de Bombeiros), o vice-governador Carlos Brandào estará em Mirador, Colinas, Grajaú e Imperatriz.
“Bom dia! O Governo do Maranhão segue agora para Mirador, Colinas e Grajaú. Ainda hoje, estaremos em Imperatriz. Seguimos Carlos Lulas, Clayton Noleto e Coronel Célio Roberto para atender a população, os gestores e minimizar ainda mais os efeitos das enchentes nas cidades, com medidas efetivas”, destacou.
Essa é a segunda vez que o Governo do Maranhão envia equipes às cidades atingidas pelas fortes chuvas e tem entregue cestas básicas e medicamentos nestas regiões, além de comandar as ações para a retirada das famílias dos locais de riscos.
jan

Garantida do apoio do PT a Brandão foi dada pelo governador Flávio Dino…
É certa a filiação do vice-governador Carlos Brandão ao PSB, partido liderado pelo governador Flávio Dino no Maranhão.
No âmbito da política nacional, o Partido Socialista Brasileiro indicará o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Planalto.
E por decorrência dessa aliança nacional entre PSB e PT, as duas siglas discutem acordos em sete estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Acre, Pernambuco e Maranhão), em pelo menos três desses o pacto está firmado.
É o caso do Maranhão, onde o candidato será o vice-governador Brandão que já tem as devidas garantias do apoio do PT e do ex-presidente Lula em seu palanque.
Aliás, por falar em candidato a vice, o mais cotado para ser indicado, até o momento, é o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão…
jan
A sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão em São Luís, localizada na avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau, será a central de recolhimento de doações para atendimento às famílias desalojadas e desabrigadas pelas enchentes que castigam o estado. A Famem lançou a campanha “União pelo Maranhão” e tem mobilizado a classe empresarial do estado e todos que queiram ajudar com cestas básicas, água mineral, kits de higiene para os desabrigados.
A ideia de instalar uma central de recolhimento na entidade municipalista partiu do presidente Erlanio Xavier que tem acompanhado de perto os estragos causados pelas fortes chuvas que tem se precipitado no estado desde o fim do ano passado. Percebendo que muitos querem e podem ajudar, mas não sabem como fazer sua doação chegar aos que precisam, a Famem se torna um elo entre quem quer ajudar e as pessoas na ponta.
Erlanio Xavier vem mantendo contato permanente com os gestores municipais no levantamento das necessidades mais urgentes para dar suporte aos necessitam. Pelo menos 200 famílias tiveram de deixar suas casas devidos às enchentes. A situação mais grave acontece no município de Mirador, onde o rio Itapecuru alcançou nível bastante elevado atingindo casas e estabelecimentos comerciais, entre eles a agência do Banco do Brasil que teve que suspender suas atividades.
“Neste momento em que estamos atormentados pela pandemia da Covid-19 que ensaia uma nova onda com essa nova variante que alarma o mundo, e pelos casos de pessoas acometidas com a gripe Influenza H3N2, necessitamos da solidariedade de todos”, comentou o presidente Erlanio Xavier.
O prefeito de Igarapé Grande está contatando com a classe empresarial do estado no sentido de despertar a solidariedade do setor no atendimento das vítimas das enchentes. A Famem também colocou o Departamento Jurídico de plantão para atendimento dos gestores em todos os aspectos legais para superação dos entraves que possam aparecer neste momento grave.
jan

Em Santa Helena, Othelino vistoria obras de recapeamento asfáltico, ao lado do prefeito Zezildo e do vice Joãozinho Pavão
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), esteve, nesta quinta-feira (6), nos municípios de Santa Helena e Turilândia, na Baixada Maranhense, para a vistoria de obras que estão sendo realizadas por indicação e solicitação do parlamentar, respectivamente.
Em Santa Helena, acompanhado do prefeito Zezildo Almeida, do vice Joãozinho Pavão e de uma comitiva de vereadores, Othelino acompanhou o início dos trabalhos de recuperação asfáltica da Avenida Duque de Caxias, principal via de acesso à cidade. A obra de recapeamento é fruto de indicação do chefe do Legislativo maranhense e está sendo realizada pelo Governo do Estado por meio do programa ‘Mais Asfalto’.
“Estamos colocando um asfalto novo na Avenida Duque de Caxias, que já havia passado por diversas intervenções de tapa-buraco. Agora, está sendo feita a restauração total da via e, em breve, será entregue à cidade. É uma importante obra que se soma a muitas outras realizadas em benefício dos helenenses”, afirmou Othelino Neto.
Além dessa obra de infraestrutura urbana, outros serviços estão em andamento no município, frutos de indicações do parlamentar junto ao Governo do Estado, entre eles a revitalização da Beira Rio, a construção da Praça da Família, no povoado Morada Nova; e uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, destacou a forte atuação do parlamentar no município. “Agradeço ao deputado Othelino e ao governador Flávio Dino por viabilizarem tantas melhorias para a nossa cidade. E quem ganha com essa parceria é a população”, declarou.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Helena, vereador Marcelo Marques, ressaltou o apoio dado pelo deputado Othelino Neto em prol do bem-estar dos helenenses. “Ele tem trazido muitas obras para o município e fazendo jus a esse povo que sempre o acolheu. Nós agradecemos por ele ter nossa cidade em seu coração”, disse.
Turilândia
No final da manhã, o presidente do Parlamento Estadual esteve também em Turilândia, onde conferiu o andamento da obra de construção do Hospital Municipal Pedro Lucas Dias Fonseca, ao lado do prefeito Paulo Curió, da vice Janaína Lima e de vereadores. O serviço está sendo realizado pelo Governo do Estado, após solicitação do parlamentar. A inauguração da nova unidade de saúde está prevista para início de março deste ano.
Ainda em Turilândia, Othelino visitou o local onde está sendo construída a Praça da Família, também fruto de sua indicação. “Uma parceria importante com o prefeito Paulo Curió, que, neste primeiro ano de gestão municipal, tem concretizado grandes benefícios para a população turilandense”, afirmou.
O prefeito Paulo Curió lembrou que o município já foi contemplado com outras ações viabilizadas com apoio do parlamentar, como obras do programa ‘Mais Asfalto’, entrega de cestas básicas e kits de equipagens esportivas.
“A população de Turilândia reconhece todo o esforço do deputado Othelino para concretizar sonhos da nossa cidade, como a construção do nosso Hospital Municipal, uma importante conquista e que não tem preço. Somos gratos por tantas obras destinadas ao nosso município”, completou.
jan

Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual do PL…
Que o deputado federal e presidente estadual do PL Josimar de Maranhãozinho é uma das mais altivas lideranças políticas locais não se discute, é fato!
Cabe ao parlamentar liderar outros três deputados federais: Pastor Gildenemir, Júnior Lourenço e Júnior Marreca.
Na Assembleia Legislativa, ele comanda um trio: a esposa Detinha, Hélio Soares e Vinicius Louro.
Na Câmara de Vereadores da capital possui apoio do seu sobrinho Aldir Júnior e de outros três vereadores: Chaguinhas, Beto Castro e Daniel Oliveira.
E espalhado nos 217 munícipios maranhenses, o “Moral” como é apelidado, conta com apoio de mais de 40 prefeitos (entre esses, muitos familiares de primeiro e segundo grau).
Sem contar as centenas de vereadores nas mais distintas regiões. Além de ex-prefeitos, segundas e terceiras forças políticas municipais e demais lideranças.
Diante dos exitosos números acima, naturalmente, Josimar tem “moral” para gritar nos quatro cantos do Maranhão que é candidato ao governo nestas eleições de 2022.
Mas dificilmente Josimar aceitará entrar nessa ácida briga…
É público que nos últimos meses de 2021 o presidente estadual do PL teve gigante desgaste político por conta de duas operações – uma da Polícia Civil e outra da Polícia Federal -, somada a outra primeira da PF deflagrada em dezembro de 2020 por questões ligadas recursos da Saúde.
Por consequência, o parlamentar responde a Inquéritos e processos na esfera estadual e federal. Logo, arriscar ficar sem mandato é um perigo desnecessário que pode resultar até em prisão, seja arbitrária ou não.
Josimar tem sofrido não apenas na política estadual, como também tem sido exposto na mídia nacional por fazer parte do mesmo partido de Jair Bolsonaro. Por óbvio, “bater” no “Moral” é desgastar o presidente da República!
Então, quais as opções de Josimar caso não seja candidato ao Palácio dos Leões?
Vejamos…
A primeira é disputar a reeleição de deputado federal e manter a esposa estadual;
Segundo, é negociar e indicar a esposa como candidata a vice na chapa de um dos candidatos a governadores;
Em terceiro é “descer” para disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa, fazer um acordo com um candidato a governador e tentar ser o próximo comandante do Sítio do Rangedor;
E entre as dúvidas e perguntas que apenas serão respondidas com o passar dos meses, o “Moral” sabe o tamanho do seu grupo político, sabe também que não possui chances de vencer a eleição ao governo do Maranhão, o que o força a buscar composição com outra força política.
A pergunta que fica é a seguinte: quem receberá o apoio do “Moral”?

