jan

Morreu na manhã desta terça-feira (04) o delegado da Polícia Civil do Estado do Maranhão Maymone Barros Silva.
Ele estava internado no hospital Carlos Macieira após sofrer um AVC – Acidente Vascular Celebral.
O delegado atuou por muitos anos na Delegacia de Homicídios onde ficou conhecido pela elucidações de muitos crimes.
Pelas redes sociais o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, lamentou o falecimento do delegado.
“Informo, com pesar, o falecimento do nosso Colega, Amigo e Irmão Delegado Maymone Barros. Nosso Irmão retornou agora há pouco ao Plano Superior. Está na Casa do Pai, no lugar reservado aos justos. Missão cumprida guerreiro da paz. Hoje mesmo contemplarás a face luminosa”, escreveu o titular da SSP-MA.
– Francisco das Chagas
Maymone juntamente com os delegados Marcos Antônio (falecido pelo Covid) e o Del. Jeffrey Furtado realizaram um serviço primoroso à frente da Delegacia de Homicídios, quando esta funciona no Olho D’Água.
Dentre vários crimes investigados, realizaram um trabalho investigativo primoroso juntamente com os Peritos Criminais da época, rente ao caso dos meninos Emasculados. Onde descobriram que o autor dos crimes contra as várias crianças, era maníaco Francisco das Chagas.
– Acusado pela OAB de tortura
Em outubro de 2009, a OAB-MA entrou com representação criminal no Ministério Público contra membros da Polícia Civil sob acusação de tortura. Segundo a entidade, a vítima é Elvis Presley Aroucha de Carvalho, um dos acusados do assassinado de Joaquim Felipe dos Santos, o “Joaquim Laurixto”.
Na representação protocolada na Promotoria de Investigações Criminais de São Luís, a OAB-MA afirma que houve confissão mediante tortura dirigida pelo delegado Maymone Barros Silva, e também violência de ordem psicológica contra os familiares da vítima. O documento ainda lista confisco ilegal de bens por parte de policiais e omissão sobre exames de corpo de delito no momento da prisão para dificultar a identificação da tortura.
jan

Governador Flávio Dino…
O governador Flávio Dino (PSB) deu entrada na manhã desta terça-feira (4), no Hospital São Domingos, em São Luís para a realização de exames médicos.
Flávio Dino foi diagnosticado com Covid-19, ontem à noite e passa bem. A informação foi confirmada pela Secom do Governo do Maranhão em nota.
“O Hospital São Domingos e a Secretaria de Estado de Comunicação informam que, em face do diagnóstico de COVID-19 divulgado na noite de ontem (3), o governador Flávio Dino deu entrada no Hospital São Domingos para a realização de exames de forma eletiva”, diz a nota.
Flávio Dino aguarda os resultados dos exames e em seguida retornará ao isolamento domiciliar.
jan
O vice-prefeito do município de Caxias e atual suplente de deputado federal Paulo Marinho Júnior, do PL, foi flagrado na noite desta segunda-feira (3) pela própria esposa, Rosi Lopes, com outra mulher em uma Villa Food na capital maranhense.
Rosi que deixou o então prefeito de São Benedito do Rio Preto por Marinho, expôs a traição em sua rede social, onde apontou uma mulher chamada de Andressa como suposta amante do seu marido.
A esposa do político disse ainda que foi agredida e que é tratada mal em casa. “Ontem (dia 3) me agrediu verbalmente e foi pra cima de mim […] me trata mal e é cavalo dentro de casa”.
LEIA TAMBÉM:
– Vice-prefeito do Leste Maranhense ‘toma’ mulher de prefeito do Baixo Parnaíba
– Mais um capítulo envolvendo o prefeito de São Benedito do Rio Preto e o vice de Caxias
– Denúncias contra prefeito Mauricio Fernandes partiram da ex-mulher Rosi Lopes
jan

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) usou suas redes sociais anunciar que, após fazer o teste do Covid-19, o mesmo apresentou positivo para o novo coronavírus.
De acordo com o governador, o seu quadro de saúde não impede de realizar despachos internos, em isolamento domiciliar. Flávio Dino afirmou que está bem e que qualquer alteração no seu quadro de saúde será avisado.
Após o anuncio, diversos políticos manifestaram apoio e lhe desejaram recuperação.
jan

Políticos maranhenses torcem e trabalham para Carlos Brandão e Weverton Rocha lançarem candidaturas…
É unanimidade entre a classe política estadual que a união do vice-governador Carlos Brandão e do senador Weverton Rocha não é boa “coisa” para o gigante e plural grupo que os cercam.
Isso porque o grupo ficaria muito inchado e concentraria variadas forças políticas rivais nos municípios espalhados pelo interior. O que resultaria em constante conflitos, o chamado “fogo amigo”.
Para além disso, se Weverton indicar o vice de Brandão e “selar a paz”, o PDT ficaria com um “pedaço” muito grande do governo Estadual o que, obviamente, inviabilizaria a acessão e a expectativa de muitos aliados de Brandão.
Trocando em miúdos é dizer que quando Brandão assumir o governo, caso faça aliança com o PDT, o “bolo” será dividido em minúsculos pedaços a fim de contemplar cada vez mais aliados.
E mais, a união de Brandão e Weverton – como prega a cúpula do Palácio dos Leões – praticamente definiria a eleição e, por tabela, muitos lideres políticos da base não seriam tão procurados e cortejados como estão sendo.
Portanto, a se concretizar a eminente divisão e, de fato as candidaturas de Brandão e Weverton, a classe política estadual será mais “prestigiada”, mais paparicada, mais procurada e mais valorizada.
De forma que todos torcem pela desunião!
jan
Porém, o TSE acrescentou algo na resolução. O registro não obrigará o instituo a divulgar os números da pesquisa. Mas para divulgar, se faz necessário o registro.
Foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a resolução que trata do registro e da divulgação de pesquisas de opinião pública sobre as Eleições 2022 e eventuais candidaturas. A decisão unânime ocorreu na sessão administrativa do dia 16 de dezembro e modifica trechos da Resolução TSE nº 23.600.
A partir de 1º de janeiro de 2022, as entidades e empresas que realizarem pesquisas eleitorais serão obrigadas a registrá-la no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) até cinco dias antes da divulgação.
O ministro Edson Fachin, relator da resolução, destacou que as propostas feitas por entidades públicas e a sociedade, na audiência pública sobre o tema, contribuíram para a melhoria das regras. “Muitas das propostas examinadas resultaram no aperfeiçoamento do texto”, destacou Fachin, ao agradecer também ao grupo do TSE que trabalhou na minuta.
Novidades
A resolução traz inovações como a integração do instituto da federação partidária e dispositivos destacando que a Justiça Eleitoral não realiza controle prévio sobre resultado de pesquisa, nem gerencia ou cuida da divulgação. Esclarece, ainda, que o registro da pesquisa não obriga a divulgação do resultado.
Outra novidade é que a enquete apresentada ao público como uma pesquisa eleitoral será reconhecida como pesquisa sem registro. A norma também aponta que compete ao juízo da fiscalização eleitoral o exercício do poder de polícia contra a divulgação de enquetes.
Informações para o registro
O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deverá conter as seguintes informações: quem contratou a pesquisa e quem pagou, com os respectivos números no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), valor e origem dos recursos, metodologia usada e período de realização do levantamento.
Outros dados necessários são o plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado, assim como o questionário completo aplicado ou a ser aplicado, e nome do estatístico responsável pela pesquisa.
Divulgação dos resultados
Na divulgação dos resultados, o texto afirma que serão obrigatoriamente informados: o período de realização da coleta de dados, a margem de erro, o nível de confiança, o número de entrevistas, o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou, bem como o número de registro da pesquisa.
Acesso ao sistema de controle
Ministério Público, candidatas e candidatos, partidos, coligações e as federações partidárias poderão acessar o sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgarem pesquisas eleitorais. A solicitação de acesso deverá ser enviada à Justiça Eleitoral.
Impugnações
Partidos, candidatas e candidatos, coligações, federações partidárias e o Ministério Público também são partes legítimas para impugnar o registro ou a divulgação de pesquisas eleitorais, quando detectarem eventual descumprimento das regras sobre o assunto.
Comunicação da decisão
Em caso de suspensão da divulgação da pesquisa, a decisão será comunicada a quem for responsável pelo registro do levantamento, bem como a quem contratou a pesquisa
dez

Marcos Brandão, irmão do vice-governador posa na foto com Deputado Ricardo Rios, ambos com o “boné de apoio”.
O deputado estadual Ricardo Rios, do PDT, é mais um que pulou do foguete do senador Weverton Rocha e aderiu ao grupo político liderado pelo governador Flávio Dino e que tem o vice-governador Carlos Brandão como candidato ao Palácio dos Leões nas eleições 2022.
Nesta quinta-feira, dia 30, o Blog do Domingos Costa recebeu uma foto do parlamentar sorridente ladeado do empresário Marcos Brandão, irmão do vice. Na imagem, tirada na residência do líder político e ex-prefeito de Lago do Junco, Aroldo Léda, eles usam bonés com o nome de Brandão, deixando evidente o apoio.
Rios, até então, era aliado do senador Weverton. A saída de Ricardo do grupo pedetista causa grande abalo na pré-candidatura de Rocha.
E não para por aí, o Blog do DC tomou conhecimento que outros nomes ligados ao PDT deverão anunciar adesão a Brandão.
E do jeito que as articulações de bastidores caminham parece que o “foguete sem ré” não vai sequer decolar…
dez
– Texto de autoria do professor Celso Marques

Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo…
A ditadura ressurge (mascarada), nos porões da Secretaria de Educação de Paço do Lumiar. Que pena!
A Sra. Paula da Pindoba ganhou a eleição com o apoio dos amigos e governa com os inimigos. Tem nomeado para gestar a Semed (Secretaria Municipal de Educação), pessoas que tiveram pouco ou nenhum empenho na sua campanha, e estes, tem feito uma administração marcada pelo arbítrio, coação, intimidação, ameaças(tudo veladamente), solicitação injustas de exoneração de pessoas que não fazem parte do seleto grupinho que, até então, são beneficiadas e desfilam com nariz empinado, bradando ordens, e ainda se acham no direito de criticar a incauta prefeita, que a olhos nus, tem se tornado refém de muitos. Que pena! Como se não bastasse, a jaburu de chocalho que atende pelo nome de Hilberlene (arrogante, falsa, breguíssima, e não adianta suas puxa-sacos que são agraciadas por ela, dizerem que é competente, pois competência não tem nada a ver com caráter, lisura de comportamento, e é sobre isso que estamos falando).Estamos falando do seu mau caráter, trato hipócrita, maldade velada destinada aos que não lhe rendem homenagens e “ousam” contradizê-la, pois a “maga”, da educação, não pode ser contrariada.
Será que a Pindoba sabe que, enquanto pessoas capazes, que estudaram para o exercício da função, comprometidos com os seus fazeres pedagógicos e administrativos, com uma folha de serviços prestados ao município, inclusive à sua gestão, estão sendo perseguidas, enquanto se nomeia coordenadores de escolas apenas por ser “cacho” de alguém do cordão dos puxa-sacos? Já deu uma olhadinha no currículo do coordenador de uma certa UEB na Vila Cafeteira?
E o senhorzinho Venancinho que torce o narizinho arrogante, para algumas pessoas pelo simples fato de ouvir fofocas e não ter nenhuma maturidade para lidar com situações adversas?
Ah! Senhora Paula, a população ainda quer saber sobre os inúmeros desvios de cestas básicas (enquanto muitos pratos de alunos estavam vazios), inclusive para um certo interior do estado, onde parente da sra. jaburu de chocalho, estava em plena campanha eleitoral. Ou a sra jaburu de chocalho acha que todo mundo no Paço é cego e apenas ela tem informantes?
Queremos saber também senhora prefeita, quem tem rabo preso com quem, para uma certa ex-adjunta, ser exonerada numa onda de desconfiança, juntamente com o titular da pasta, e dias depois ser nomeada para um cargo de confiança num colégio tradicional do estado que se estabeleceu no Paço, e viver entrando e saindo da Semed rotineiramente, como se ainda cumprisse expediente nesta casa?
Quem é o chefe de gabinete da SEMED, que quer ser mais importante do que a própria prefeita? O mesmo alardeia que veio para Paço do Lumiar com cartas brancas, e não faz outra coisa a não ser tratar mal quem o procura, perseguir funcionários doentes que estão afastados, sendo desrespeitoso com estes e outros servidores, ao ponto de fazer acenos obscenos nas costas destes, que considera que o importuna? O camarada, igual dona jaburu de chocalho, se acha. O cara é tão “fera” que na sua trajetória da vida pública, constam alguns processos, inclusive por Improbidade Administrativa. Vamos dar um “spoiler” abaixo. Para quem duvida, pesquise que encontrará mais.
“Processo 0040286-42.2015.8.10.0001 1 VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE SÃO LUIS 28/08/2015 AÇÃO CIVIL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA”. Uma pergunta senhora prefeita: quem responde Processo por Improbidade Administrativa, pode ocupar cargo público, principalmente de confiança? Estamos de olho.
A senhora já mandou investigar quantas matrículas seu povo que faz parte do “staf” da vaca leiteira chamada Semed tem, a começar pela dona jaburu de chocalho, sendo seguida por sua corja?
A senhora, dona Paula da Pindoba, se tornou uma figura marcante na política luminense, e para muitos, representa os anseios do povo por mudanças, mas é preocupante que tenhas nomeado pessoas que usam o poder que a senhora lhes deu para arruinar sua gestão e intentos futuros com a política, tramam pelas suas costas, lhe usam. Pobre dos candidatos que se aliarem a senhora, se o cenário não mudar urgentemente, pois o povo tá cansado dessa comandita que se estabeleceu nas secretarias de Paço, principalmente na educação, que tem sobrevivido de incansáveis formações à base do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, num cumprimento de agenda deles, em detrimento a agenda das próprias escolas que viraram reféns das ordens diárias deles, como se os gestores/coordenadores, não fossem detentores de nenhum conhecimento, tendo que por e tirar os pés sob as ordens da corja que na Semed se instalou com a sua permissão.
A senhora ainda tem tempo de provar através de uma honrosa limpeza em alguns setores, nomeando pessoas que não destoem tanto do seu perfil de mulher simples, guerreira, que não nega suas origens, e que busca melhorias sociais para seu povo com sinceridade. No meio dessa cambada sem caráter e que conspiram em suas costas, ainda têm pessoas que não desistiram de vivenciar no seu mandato, uma administração justa, humana, sincera, diferente de tudo que já se viu até agora.
Estamos de olho!!!
dez

Prefeito abraçado por uma multidão em Coelho Neto…
O prefeito Bruno Silva (PP), conseguiu reunir milhares de pessoas no Corredor da Folia, durante a realização da primeira edição do Réveillon do Povão em Coelho Neto.
O evento contou com a presença do deputado estadual Glalbert Cutrim, do vice-prefeito Antônio Lustosa, do presidente da Câmara Rafael Cruz com os 12 vereadores da base do governo, além de secretários, lideranças políticas e da população em geral, tanto da cidade, quanto da zona rural.
O prefeito veio pelo meio da multidão e foi carregado para chegar ao palco, oportunidade em que falou para a multidão. Em sua fala, Bruno Silva fez um balanço dos desafios e dos avanços do primeiro ano de governo, além de destacar o apoio recebido da base aliada do governo e dos deputados Glalbert Cutrim e André Fufuca – que não pôde comparecer em razão de compromissos em Brasília.
Durante a programação, o prefeito realizou o maior sorteio da história com mais de 200 prêmios, incluindo vales cestas básicas, vale compras, geladeira, fogão, televisão, som, ferro, tablets, liquidificador e 01 moto 0 km.
A programação cultural ficou a cargo dos cantores locais Dj. Guga Mix, Taty Araújo, Forró Xique, além da participação especial de Bruno Shinoda.


