27
dez

Gestão Calvet Filho espalha a magia do Natal em Rosário

Pelo Jornalista Domingos Costa

Gestão Calvet Filho espalha a magia do Natal em Rosário

Com intuito de resgatar o verdadeiro espírito do Natal, promovendo um espetáculo de músicas, danças, luzes, promoção de empreendedorismo, muita alegria e sorriso no rosto de cada Rosariense. Assim foi a programação do Natal da Nossa Gente, organizado pela gestão do prefeito Calvet Filho, com uma vasta programação, focada no povo Rosariense, sua cultura e talentos.

A abertura aconteceu na segunda-feira (20) e a programação oficial seguiu até quinta-feira (23), na Estação Ferroviária que este ano recebeu iluminação especial pela primeira vez, além de várias apresentações com atrações locais e feirinha cultural. Já na Praça da Matriz, onde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito também recebeu iluminação especial, o ponto alto ocorreu na terça-feira (21), com apresentações culturais das escolas da rede municipal, show especial do Papai Noel e princesas na Jardineira natalina que percorreu vários bairros na mesma noite, na companhia do prefeito Calvet e família.

Além de comentar a programação especial de Natal, a primeira já realizada na cidade, o prefeito Calvet Filho anunciou boas notícias.

“Como estamos neste período do Natal, preparamos com muito carinho esse momento para nosso povo. Nossa programação tem de tudo um pouco, além de louvores para trazemos reflexão. Nos próximos dias vamos fazer as entregas de obras e anunciar outras”, informou o prefeito de Rosário.

Gestão Calvet Filho espalha a magia do Natal em Rosário

27
dez

REVEILLON 2022: Em comunicado, prefeitura de Raposa proíbe soltura de foguetes e fogos com ruídos

Pelo Jornalista Domingos Costa

A Prefeitura de Raposa por meio de um “comunicado” em suas redes sociais informou esta semana a população local que está proibida a soltura de qualquer tipo de fogos de artifícios que emitem barulho.

O “comunicado” não é claro quanto a data de vigência, mas conclui-se que seja nesse período de fim de ano. “Está sujeito a multa quem violar a determinação”, diz o comunicado.

De acordo com a prefeitura, existe um processo no TJ-MA que determina a fiscalização e impede qualquer morador de soltar os fogos de artifício com ruídos.

A justificativa, segundo o Executivo Municipal, é que “63% das pessoas autistas não suportam estímulo acima de 80 decibéis.”

27
dez

Paulo Ramos: Prefeito Adaílson Machado mente e não cumpre acordo com professores

Pelo Jornalista Domingos Costa
Adailson Machado segue os passos de sua esposa e maltrata servidores públicos...

Adailson Machado segue os passos de sua esposa e maltrata servidores públicos…

O prefeito do município de Paulo Ramos, Adailson Machado, segue os mesmos passos da sua esposa, a ex-prefeita de Satubinha Dulcinha e atrasa vencimentos dos servidores públicos municipais.

As verbas salariais referentes ao mês de dezembro e terço de férias, não pagas pelo ex-prefeito Deusimar Serra, foram objeto de acordo entre o prefeito eleito Adaílson Machado e SIMPROESSEMMA, entidade representativa dos docentes.

O prefeito acordou em pagar os professores em três parcelas, organizando os mesmos em ordem alfabética.

Porém, após os pagamentos alcançarem os representantes da classe, Adailson Machado e o SIMPROESSEMMA silenciam acerca do assunto.

Silêncio também no que diz respeito aos pagamentos dos demais servidores do município que não tiveram seus direitos garantidos pelo ex-prefeito, e também pelo atual.

Adailson tem adotado a mesma tática já utilizada por Dulcinha quando era prefeita de Satubinha, de mudar as datas dos pagamentos sempre para a dezena seguinte, da seguinte forma: quem recebia dia 30 passa a receber dia 10, logo depois passa a receber dia 20 e poucos meses depois já no dia 30 novamente, fazendo com que o servidor fique com um mês de salário em atraso.

O Blog do Domingos Costa foi informado que já tem servidores com dois meses de atraso.

O que chama atenção é o silêncio do SIMPROESSEMMA do município de Paulo Ramos que parece estar fechando os olhos para o desrespeito aos seus associados.

O Blog do DC apurou que essa situação já foi levada ao conhecimento do Ministério Público Estadual.

27
dez

Sistema Penitenciário do Maranhão é 1° lugar em educação e trabalho, segundo ranking da Depen

Pelo Jornalista Domingos Costa

O Maranhão alcançou o total de 7.614 reeducados inseridos em atividades de trabalho interna ou externa

Segundo o novo levantamento de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o sistema prisional do Maranhão alcançou o 1º lugar a nível nacional no percentual de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) inseridas em atividades de educação e trabalho no primeiro semestre de 2021.

O Maranhão alcançou o total de 7.614 reeducados inseridos em atividades de trabalho interna ou externa, o que representa o percentual de 64,99%. Para o secretário Murilo Andrade, da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), o Maranhão continua sendo referência no requisito ressocialização no sistema penitenciário, já que o estado alcança a 1º colocação nos dois parâmetros.

“O resultado divulgado mais uma vez concretiza os esforços implementados pela SEAP com total apoio do Governo do Estado para a implementação de políticas que realmente venham a impactar e transformar a vida dos internos que cumprem pena no sistema penitenciário”, disse.

Já na segunda e terceira posição, seguem os estados de Rondônia com 44,75%, e Mato Grosso do Sul com 41,21%. Em educação, foram 18.042 atividades que foram desenvolvidas pelos reeducados, um percentual de 153,99%.

O estado de Santa Catarina ficou em segundo com 96,46%, e o Mato Grosso em terceiro com 83,13%. Em relação à taxa de ocupação no sistema prisional, o Maranhão ficou em segundo lugar, com apenas 113,4%. Isso significa que o Maranhão possui a segunda menor taxa em ocupação do país.

O sistema penitenciário do Maranhão, em 2015, ao ser assumido pelo então secretário da SEAP, Murilo Andrade, saiu de uma crise, de manchetes com rebeliões, para exemplo modelo para o país. A transformação é notória com os investimentos realizados em infraestrutura, com a criação de cinco novas unidades prisionais, o que proporcionou a expansão de mais de 6 mil vagas criadas.

Foram entregues as Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs) Godofredo Viana, de Santa Inês, Viana, a Penitenciária Regional de Governador Nunes Freire, e a Unidade Prisional de Segurança Máxima (UPMAX), além das reformas e readequações concretizadas.

A implantação de mais de 100 oficinais de trabalho, que geram profissionalização e renda, com 70 fábricas de blocos sextavados e a inserção de mais de 1.000 internos trabalhando. Além das fábricas de móveis planejados, dez malharias, fábrica de estofados, reforma e produção de conjuntos de carteiras escolares, lavanderia, entre outras.

Assim como em educação, com a inserção dos internos em aulas de alfabetização, ensino fundamental e médio, ensino superior e Remição pela Leitura, além de cursos profissionalizantes, com mais de 26 mil cursos de qualificação já realizados.

Resultados também alcançados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com crescimento de 93,75%, no número de internos inscritos para o exame em relação a 2018. E no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com crescimento de 111%.

Sobre o levantamento: por meio do Sistema de Informações do Depen, que é a plataforma de estatísticas do sistema penitenciário brasileiro, o Departamento sintetiza as informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária. Os dados são periodicamente atualizados a partir de dados enviados pelos gestores das unidades prisionais desde 2004.

27
dez

Bombeiros maranhenses ajudam no combate as chuvas na Bahia

Pelo Jornalista Domingos Costa

A Defesa Civil confirmou 18 mortos, 286 feridos, 4,2 mil desabrigados e 11 mil desalojados.

Já estão na Bahia, os 17 integrantes do Corpo de Bombeiros que  o Governo do Maranhão enviou ao sul da Bahia, para auxiliar no socorro às vítimas das inundações. A região tem sido castigada por fortes chuvas, sendo que 66 cidades estão em situação de emergência. A Defesa Civil confirmou 18 mortos, 286 feridos, 4,2 mil desabrigados e 11 mil desalojados.

De acordo com o coronel Célio Roberto, os maranhenses vão atuar em Ilhéus. “O desejo que nós carregamos é o desejo de toda corporação, é o de estar lá representando a nossa corporação, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o Governo do Estado do Maranhão, e vamos com esse sentimento de ajudar os nossos irmãos bombeiros militares da Bahia para salvar vidas. Não importa qual é o território, se é dentro do nosso estado, se é fora, nós desempenhamos o trabalho com o mesmo afinco, com a mesma devoção”, declarou.

Num primeiro momento 17 militares já se deslocaram de avião para o território baiano. Eles são especialistas em intervenção em áreas inundadas, resgate em águas rápidas e irão mapear as cidades assoladas pelas enchentes para definir o plano de ação das equipes de resgate do Maranhão.

Outra equipe com 12 militares do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) está em deslocamento, transportando um bote inflável e equipamentos de resgate, como roupas de mergulho, botas, capacetes e coletes de salvamento aquático, cordas e material de salvamento em altura e soterramento.

“Nosso sentimento é de servir ao próximo, de servir ao nosso Maranhão e servir também ao povo brasileiro. Ressalto ainda o apoio que o governador Flávio Dino tem nos dado. É sempre ele quem decide em que missões vamos atuar e me repassa para que os bombeiros do Maranhão apoiem. Um exemplo clássico disso é Brumadinho, em 2019, quando participamos com uma equipe naquele que infelizmente foi o maior desastre com perdas de vidas humanas”, completou o coronel.

As persistentes tempestades estão arrasando o sul da Bahia desde o início do mês. E as coisas podem ficar ainda mais complicadas. Barragens romperam nas cidades como Itambé, Vitória da Conquista e Jussiape. Moradores de algumas localidades estão sendo orientados pelas prefeituras locais a deixar suas casas.

26
dez

Velório de Canindé Barros acontece na Pax União do Centro

Pelo Jornalista Domingos Costa

Ex-secretário tinha 70 anos e morreu neste domingo na capital. Ele estava internado em um hospital particular da capital.

Morreu na manhã deste domingo (26), aos 70 anos, o ex-secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, Canindé Barros. Ele estava internado há mais de três meses em um hospital particular da capital e morreu de insuficiência renal.

Canindé Barros era engenheiro civil e foi responsável por várias melhorias em sinalizações de ruas e avenidas de São Luís. Ele esteve no comando da Secretaria de Trânsito e Transportes desde a gestão de Tadeu Palácio, passando por Castelo e Edivaldo Holanda Júnior. Ele era formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão, Pós Graduado em Gestão de Trânsito e Transportes pela Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, no Paraná.

Canindé Barros era casado e deixa quatro filhos. O velório acontece na Pax União situada no Centro da capital e o sepultamento será nesta segunda-feira (27), às 16h, no Cemitério Parque da Saudade, no bairro Vinhais, em São Luís.

Por meio de uma rede social, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, emitiu uma nota manifestando profundo pesar e tristeza pela morte de Canindé Barrros. Canindé foi secretário na gestão do Edvaldo de 2015 a 2020.

25
dez

Feliz Natal !!!

Pelo Jornalista Domingos Costa

O Blog do Domingos Costa deseja a todos os seus leitores um feliz natal, repleto de bençãos e alegrias. Que o ano que se aproxima seja de muitas realizações e conquistas!!

25
dez

Mais empregos: Simplício comemora mais de 41 mil empregos formais no Maranhão em 2021

Pelo Jornalista Domingos Costa

O secretário Simplício Araújo, da Seinc, parabenizou o Governo do Maranhão pela conquista

Mais de 41 mil novos postos de trabalho. Este é o resultado anunciado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre o Maranhão em 2021, entre janeiro e novembro.

De acordo com os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quinta-feira (23), foram geradas 41.567 novas vagas em todo o Estado.

O secretário Simplício Araújo, da Seinc, parabenizou o Governo do Maranhão pela conquista – o Estado obeteve a maior variação relativa do Nordeste: de 8,44% (referente aos meses de janeiro a novembro/2021).

“Estamos em constante atuação para investir na recuperação da nossa economia e promover, cada vez mais, a geração de emprego e renda no Maranhão. Comemoro estes dados pois é a certeza de que estamnos no caminho para que possamos voltar a crescer e nos desenvolvermos ainda mais”, pontuou Simplício.

O Caged destacou, ainda, outro dado relevante: somente no mês de novembro de 2021, foram 2.848 novos postos de trabalho gerados no Maranhão.

Desenvolvimento das cadeias produtivas

A geração de novas vagas é fruto das diversas ações articuladas pelo secretário Simplício Araújo ao longo do ano. Uma delas, por exemplo, é o hub de combustíveis, com os 80 empregos gerados e 200 milhões em investimentos no novo terminal de armazenamento de líquidos, feito pelo grupo Terminais Marítimos de Pernambuco (Temape) e com tratativa da Seinc.

Com apoio da Seinc, outras cadeias produtivas também foram impulsionadas: a retomada da produção de alumínio pela Alumar, com investimento de R$ 400 milhões e mais de 2 mil empregos; a chegada da primeira fecularia do Estado em Humberto de Campos, com mais de 300 empregos; além da área do polo metal mecânico em Açailândia.

24
dez

Duarte Júnior vai ser papai…

Pelo Jornalista Domingos Costa

Deputado Duarte e Karen são casados há um ano…

Homem de 216 mil votos apenas em São Luís, o deputado estadual Duarte Júnior (PSB) vai ser pai pela primeira vez.

A diretora geral do Procon-MA Karen Barros está grávida, eles são casados desde dezembro do ano passado.

Publicamente nenhum dos dois ainda se manifestou sobre a gravidez.

23
dez

Flávio Dino vai até Carlos Siqueira e acerta filiação de Carlos Brandão no PSB

Pelo Jornalista Domingos Costa

Dino e Siqueira reunidos na sede do PSB em Brasília…

O governador do Maranhão Flavio Dino reuniu nesta quinta-feira (23) em Brasília com o presidente nacional do PSB Carlos Siqueira.

Na pauta, alianças, federalizações partidárias entre outros assuntos, segundo publicou Dino por meio de suas redes sociais.

O Blog do Domingos Costa, porém, apurou que a ida do chefe do Palácio dos Leões ao comandante do Partido Socialista Brasileiro tem, também, relação direta com a chegada do vice-governador Carlos Brandão na sigla.

Dino irá filiar Brandão no PSB e sacramentar a aliança com o PT visando as eleições 2022.

1 817 818 819 820 821 2.338