maio
2025
“Pedro Lucas é um dos melhores quadros na Câmara”, dispara Antonio Rueda

Deputado Federal Pedro Lucas Fernandes.
Em entrevista à Revista Veja, o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, revelou os bastidores de uma das decisões mais simbólicas da atual legislatura: a recusa do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) a uma vaga no comando do Ministério das Comunicações. A justificativa, segundo Rueda, revela a dimensão do compromisso político e da liderança que o parlamentar maranhense tem exercido no Congresso Nacional.
“Pedro Lucas é um dos melhores quadros na Câmara e foi corajoso ao entender os anseios da bancada, que, dois meses antes, o havia legitimado na liderança. Imagina o que é, ele sendo do Maranhão, onde a esquerda é muito forte, preterir esse ministério para atender aos colegas. A decisão foi muito difícil, e tenho certeza que foi acertada, porque ele conseguiu uma sinergia que nunca existiu”, declarou o dirigente partidário.
A fala de Rueda sintetiza o momento vivido por Pedro Lucas, que em 2025 assumiu a liderança da Federação União Progressista (UP) — aliança entre União Brasil e Progressistas — ao lado do deputado Dr. Luizinho (PP-RJ). O posto, um dos mais estratégicos da Câmara Federal, o colocou no centro das articulações políticas de uma das maiores bancadas do Congresso.
Reconhecimento por atuação – A atuação destacada do parlamentar tem sido reconhecida por diferentes instituições. De acordo com o site independente Ranking dos Políticos, Pedro Lucas figura na 17ª colocação entre os 512 deputados federais do país, com uma pontuação de 8,44. O levantamento considera critérios objetivos como presença nas sessões, uso responsável de verbas públicas, ficha limpa e participação em votações estratégicas.
Ele também foi condecorado com o troféu “Ótimo Parlamentar”, concedido pelo próprio ranking, e está entre os parlamentares que concorrem ao Prêmio Congresso em Foco, uma das premiações mais respeitadas da política nacional.
Entre os “Cabeças” do Congresso – Outro reconhecimento importante veio do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que em 2021 incluiu Pedro Lucas na lista dos “Cabeças do Congresso Nacional” — grupo formado por deputados e senadores que se destacam pela capacidade de articulação, formulação de propostas e influência nas decisões legislativas.
Segundo o DIAP, são considerados “cabeças” os parlamentares que exercem protagonismo real no processo legislativo, seja pela capacidade de liderança, condução de debates, habilidade para compor acordos ou pela formulação de ideias que pautam o debate público.
Se Pedro Lucas é um dos melhores quadro, imagina os piores. Tamo lascado
Brazil!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK CONCORDO!!!