01
jun
2024

Prefeito de Rosário responsabiliza Titara por tragédia que matou três funcionários

Pelo Jornalista Domingos Costa

Em um pronunciamento oficial, o prefeito de Rosário Cavelt Filho responsabilizou diretamente a Central de Gerenciamento Ambiental Titara pela morte de três funcionários, ocorrida nesta sexta-feira (31). Os trabalhadores faleceram asfixiados dentro de um tanque de composto químico de amônia, enquanto realizavam a limpeza do local sem os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A tragédia, confirmada pelo Blog do Domingos Costa, gerou uma reação imediata do prefeito, que acusou a Titara de negligência e descaso com a segurança de seus funcionários. “Trabalhadores estavam em condições desumanas, sem EPIs, sem técnico de segurança. A Titara é uma empresa que não valoriza seus funcionários e tampouco o seu nome. Ao invés disso, tem trazido inúmeras mazelas para nosso povo”, declarou o prefeito.

Desde a instalação do aterro sanitário, o prefeito e sua administração se posicionaram contra o empreendimento, argumentando que ele não trazia benefícios para a cidade e, pelo contrário, acarretava graves problemas ambientais e sociais. “Nós sempre fomos contra a instalação desse empreendimento que não traz benefício nenhum para nossa cidade. Pelo contrário, trouxe morte e luto”, afirmou.

O prefeito destacou que a administração municipal tem enfrentado dificuldades para fiscalizar a Titara, com diversas tentativas de inspeção sendo barradas pela empresa. “A Secretaria de Ambiente Municipal já tentou fiscalizar e foi barrada. A imprensa local também tem sido impedida de fazer seu trabalho”, relatou, demonstrando frustração com a falta de cooperação da empresa.

Ele também mencionou que, em 2021, mais de 40 cabeças de gado foram encontradas mortas nas proximidades do aterro, atribuindo as mortes à poluição causada pelo lixão. “Sem dúvidas, em consequência da poluição, do chorume, de todas as mazelas que aquele lixão traz para o nosso povo.”

Em resposta ao ocorrido, a Titara emitiu uma nota lamentando profundamente o falecimento dos três colaboradores e afirmou que está prestando toda a assistência às famílias das vítimas. A empresa também informou que uma investigação interna foi instaurada para apurar as causas do acidente.

A Polícia Civil do Maranhão abrirá um inquérito para investigar o caso. Além disso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) estão acompanhando a situação.

O prefeito concluiu seu pronunciamento expressando solidariedade às famílias das vítimas e reafirmando o compromisso de lutar por um ambiente mais seguro e saudável para a população de Rosário. “Nós estamos tristes, revoltados e indignados com essa situação. Continuaremos sendo ativos nas ações que decorrerão daqui para frente, junto ao Ministério Público, à Secretaria de Meio Ambiente do Estado e ao Delegado de Polícia Civil”, finalizou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!