Durante a campanha eleitoral do ano passado, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) se esforçou para associar sua imagem à do ex-presidente Lula em busca de votos. A estratégia, no entanto, não deu certo e a emedebista acabou derrotada logo no primeiro turno. Como fracasso nas urnas, Roseana e demais membros do clã Sarney decidiram apoiar Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno.
O apoio político começou a dar frutos. Nesta quinta-feira (4), o oligarca José Sarney mostrou que tem força até no governo Bolsonaro e conseguiu emplacar um aliado para cargo no alto escalão do governo Bolsonaro.
Trata-se de João Manoel Santos Souza, pastor evangélico neopentecostal, escolhido para ser o novo secretário Nacional de Esporte de Alto-Rendimento. Por ter mais viabilidade, o cargo é o mais importante a Secretaria de Esporte.
Nas eleições gerais de 2018 o grupo político de José Sarney sofreu a maior derrota da história do grupo. Além de Roseana, também perderam as eleições o ex-senador Edison Lobão (MDB) e o ex-deputado federal Sarney Filho (PV).
Mesmo aposentado, Sarney luta para manter nomes da oligarquia no poder. Além do secretário Nacional de Esporte, o oligarca maranhense conseguiu manter a cadeira da Presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a apadrinhada Kátia Bogéa.
0 Comentários