10
mar

Vice-prefeito de 33 anos herdará prefeitura de São Pedro dos Crentes após renúncia de Lahesio Bonfim no fim deste mês

Pelo Jornalista Domingos Costa
Romulo Costa Arruda, do PT, de apenas 33 anos, assumirá o comando da prefeitura de São Pedro dos Crentes no final deste mês, quando Lahesio Rodrigues do Bonfim (PTC) denunciará o mandato para concorrer ao governo do estado do Maranhão nas eleições deste ano.

Lahesio do Bonfim e o vice Rômulo entregam cheque para uma moradora de S. P. dos Crentes..

Rômulo Costa Arruda, do PT, de apenas 33 anos, assumirá o comando da prefeitura de São Pedro dos Crentes no final deste mês, quando Lahesio Rodrigues do Bonfim (PTC) renunciará o mandato para concorrer ao governo do estado do Maranhão nas eleições deste ano.

O bolsonarista Lahesio do Bonfim é obrigado por força da Lei – seis meses antes das eleições – a se desincompatibilizar do cargo eletivo que ocupa, e assim, fica elegível para enfrentar as urnas de 2022.

Caberá, portanto, ao jovem Rômulo conduzir os caminho do povo de São Pedro dos Crentes. Aliás, o vice-prefeito é fervoroso evangélico pentecostal.

10
mar

Partido de Weverton é derrotado no STF e Lei da Ficha Limpa é mantida sem alterações

Pelo Jornalista Domingos Costa
Senador Weverton em sua motocicleta BMW com a bandeira do PDT...

STF rejeita ação do PDT, partido do senador Weverton [de motocicleta], e mantém prazo de inelegibilidade…

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 9, por 6 votos a favor, rejeitar recurso que afrouxaria as regras de punição para políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Ação movida pelo partido do senador Weverton Rocha, o PDT, pedia a alteração de um dos artigos da legislação, para reduzir o prazo de proibição de o condenado poder disputar uma eleição.

Os ministros indeferiram o pedido do PDT sem sequer analisar o mérito das demandas. A decisão do Supremo mantém a Lei da Ficha Limpa nos moldes atuais, ou seja, políticos se tornam inelegíveis por oito anos somente “após o cumprimento da pena”, como diz o texto da legislação. Com base nesta determinação, os condenados ficam com os direitos políticos suspensos durante o tempo de prisão e se tornam inelegíveis ao conquistarem a liberdade. Ou seja, um político condenado a cinco anos de prisão fica com direito suspenso por esse período e não pode se candidatar nos outros oito anos, ficando, portanto, fora da disputa eleitoral por 13 anos.

A ação do PDT questionava especificamente o termo “após o cumprimento da pena”. O partido solicitou ao Supremo que o tempo de eventual prisão fosse contato. Assim, o político condenado a cinco anos de prisão, ficaria esse período com direitos suspensos e mais três anos impedido de disputar uma eleição, somando os oito anos previstos na Lei da Ficha Limpa.

O julgamento foi retomado com dois votos proferidos a favor da admissibilidade do processo. Em setembro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista (mais tempo para análise) para avaliar o dispositivo, quando o relator da ação, Kassio Nunes Marques, e Luís Roberto Barroso já haviam se posicionado sobre o caso.

Partiu de Moraes a proposta de rejeitar a ação. Em seu voto, o ministro apontou a possibilidade da criação de problemas regimentais como consequência do processo, uma vez que o PDT solicitou a declaração de inconstitucionalidade de um artigo da Lei da Ficha Limpa, que, em julgamento de 2012, foi declarada integralmente constitucional.

10
mar

VÍDEO: Irmãos, filha, esposa e demais familiares do ex-governador Jackson Lago declaram apoio a Carlos Brandão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Na manhã desta quinta-feira (10) familiares do saudoso Jackson Lago reuniram-se em São Luís na residência da dona Clay Lago, viúva do pedetista ex-governador do Maranhão, para declararem apoio ao vice-governador Carlos Brandão (PSB), visando as eleições deste ano.

No encontro, que ainda acontece neste momento, estão presentes irmãos e irmã, a filha, primos e muitos outros Lagos que decidiram externar apoio de toda a família ao candidato apoiado pelo governador Flávio Dino.

“Recebi o apoio da família do ex-governador do Maranhão, o saudoso Jackson Lago. Entre os presentes: a viúva Clay Lago, ex-deputado Aderson Lago, os irmãos Nonato Lago (ex-conselheiro do TCE) e Wagner Lago (ex-deputado federal); a filha Ludmila Lago Noronha; o genro Julinho Noronha (ex-presidente da ACM) e o sobrinho Rodrigo Lago (secretário de Estado)”, publicou Brandão.

Em tempo, Jackson foi eleito em 2006 numa articulação comandada pelo ex-governador José Reinaldo – com apoio decisivo de Brandão, então seu principal auxiliar, na Casa Civil.

10
mar

RETROSPECTO: Weverton Rocha jamais conseguiu ser eleito sem apoio de Flávio Dino

Pelo Jornalista Domingos Costa
Weverton Rocha nunca conseguiu ser eleito sem apoio de Flávio Dino...

Weverton nunca conseguiu ser eleito sem apoio de Dino…

De quando entrou na política partidária até os dias atuais, o hoje senador pedetista Weverton Rocha jamais conseguiu ter mandato eletivo sem o apoio de Flávio Dino.

Nas eleições de 2010, apoiado pelo ex-governador Jackson Lago, Weverton candidatou-se a deputado federal e obteve pouco mais de 47 mil votos, tornando-se apenas primeiro suplente.

Quatro anos após, nas eleições de 2014, o pedetista contou com o apoio de Flávio Dino e saiu das urnas com mais de 81 mil votos, conseguindo, portanto, ser eleito pela primeira vez.

Na eleição estadual seguinte, em 2018, novamente com o apoio do governador Dino, Weverton foi eleito senador pelo Maranhão.

Desde vez, nas eleições de 2022, o pedetista irá disputar o governo do estado e não contará com Flávio Dino, que irá apoiar o vice-governador Carlos Brandão como seu sucessor.

E, agora, sem as bênçãos de Dino, qual será o resultado de Wevertton?

09
mar

IMAGEM DO DIA: Gardênia e Gardeninha Castelo declaram apoio a Carlos Brandão

Pelo Jornalista Domingos Costa

Filha e a esposa de Castelo estiveram reunidas com Brandão nesta tarde…

A ex-prefeita de São Luís Gardênia Castelo e sua filha, a ex-deputada estadual Gadeninha, respectivamente, esposa e filha do saudoso João Castelo, declararam apoio ao vice-governador Carlos Brandão nesta quarta-feira (09).

Castelo foi governador do Maranhão, Senador, deputado federal e prefeito de São Luís. Era amigo e correligionário de Brandão; os tucanos  faziam parte da cúpula do PSDB estadual e foram deputados juntos na mesma legislatura na Câmara Federal.

09
mar

Mara Pavanelly e Cláudia Leitte no aniversário de Santa Inês neste final de semana

Pelo Jornalista Domingos Costa


Durante a abertura da Feirinha Santa Inês, nesta terça-feira, 8, o Prefeito do município, Felipe dos Pneus, anunciou as atrações que complementarão a programação festiva dos 55 anos de emancipação política da “Princesa do Vale”.

Na Sexta, 11, haverá culto e shows gospel com as bandas Levada Santa e Som & Louvor; o início está previsto para às 19h.

Sábado, 12, a festa começa com as atrações locais, valorizando o artista da terra: Dj Angel Vitti, Carlos Cantor e Juninho e Banda; Completando a programação especial: Mara Pavanelly e Cláudia Leitte.

“Temos muitos motivos para celebrar bem esses 55 anos. E isso está sendo possível porque avançamos no combate à Covid e parte dos cachês já estavam pagos. Então, por se tratar de recurso público, fizemos o resgate porque nossa gente merece festejar todo o crescimento de Santa Inês” – explica o Prefeito, Felipe dos Pneus.

As festividades relacionadas aos 55 anos de Santa Inês foram iniciadas no dia 4 de março com um festival de dança; no dia 5 teve a Cãomiada; domingo, 6, a zona rural do município foi contemplada com Gincana Cultural; dia 7, programa Mexa-se; dia 8, abertura da Feirinha Santa Inês, que ocorre até esta quinta-feira, 10, tendo como atração principal o Espetáculo Pão Com Ovo.

No domingo, 13, haverá Cavalgada na Zona Rural; já na sede, haverá competição de ciclismo e corrida.

As festividades serão encerradas na segunda-feira, 14, com alvorada pelas ruas da cidade, ás 5h; Missa às 7h30 na igreja Matriz; e ainda programação cívica em frente à Prefeitura às 9h.

Segundo o Prefeito, Felipe dos Pneus, ainda serão entregues à comunidade algumas obras como postos de saúde, escolas e praça.

09
mar

Rigo Teles e Abigail participam de homenagens às mulheres de Barra do Corda

Pelo Jornalista Domingos Costa

Rigo ao lado da esposa e homenageadas…

O Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, foi marcado por uma extensa programação em Barra do Corda.

Através de várias secretarias, a prefeitura promoveu eventos voltados para homenagear as mulheres. O prefeito Rigo Teles, acompanhado da primeira-dama Abigail Cunha, vice-prefeito Marcos Unillar, vereadores e secretários marcaram presença nos eventos.

Por volta das 8h da manhã um delicioso café foi oferecido no Hospital Materno Infantil. Em seguida, Rigo Teles, Abigail Cunha e comitiva se fizeram presentes na Clínica da Mulher, momento em que homenagens foram prestadas as mulheres presentes.

09
mar

VÍDEO: Enquanto famílias passam fome em São Luís, gestão Braide manda cestas básicas para aliados de Aluísio Mendes em Tuntum

Pelo Jornalista Domingos Costa

“Só o básico”. É assim que famílias ludovicenses em situação de vulnerabilidade descrevem como tem sido a alimentação nos últimos tempos na capital maranhense. Depois de quase dois anos de pandemia, com diminuição da renda e aumento na conta do mercado a cada mês, elas relatam a dificuldade de colocar comida no prato.

A situação, entretanto, poderia ser outra a gestão do prefeito Eduardo Braide (Podemos), não estivesse usado toneladas de alimentos como moedas de troca de votos para o deputado federal, Aluísio Mendes.

Essa semana, por exemplo, um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa (PDT), pegando cestas básicas no deposito da da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) nem São Luís. Na legenda, o próprio gestor tuntuense faz questão de agradecer ao parlamentar federal pelas doações dos alimentos que deveriam ser destinados às famílias ludovicenses.

Desde o ano passado, a capital maranhense vem recebendo caminhões cheio de esperança. No entanto, os alimentos que deveriam combater a fome na cidade, estariam sendo usados para beneficiar a candidatura à reeleição do deputado Aluísio.

– Episódio já mobilizou a PF

Situações semelhantes vem sendo combatidas pela Polícia Federal (PF) em várias cidades do país. Em todos os casos, as investigações suspeitavam de que as cestas básicas seriam utilizadas para comprar votos.

Em um dos episódios, o inquérito policial indicou que havia a intenção de usar programas assistenciais do governo, como a distribuição das cestas e kits de higiene, para compra de votos. Os inquéritos não apontaram candidato seria beneficiado.

Diferente da capital maranhense em que o vídeo expõe indícios de que o deputado federal Aluísio Mendes estaria usando a estrutura da prefeitura ludovicense para beneficiar prefeitos do interior.

Se for denunciado, tanto o prefeito Eduardo Braide, como o secretário Junior Vieira e o deputado Aluísio Mendes podem responder a processos na justiça por eventuais crimes justamente num período vedado, por ser um ano eleitoral.

– Brasil Fraterno

As cestas fazem parte do programa Brasil Fraterno, uma rede de solidariedade que une o Poder Público e a sociedade civil para arrecadar alimentos, em caráter emergencial, e distribuí-las às famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa vem colecionando parceiros e ampliando o alcance. O Ministério da Cidadania integra as políticas públicas de assistência e desenvolvimento social, além de fazer a articulação de organismos públicos e privados. O Sistema S entra com a capacidade de captação de recursos e capilaridade para envolver os setores industrial e comercial. O Pátria Voluntária utiliza seu poder de mobilização junto à sociedade civil. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento agrega a força da agroindústria e suas diversas entidades.

09
mar

TERRA SEM LEI: Lahesio Bonfim inicia campanha eleitoral e bota adesivos perfurados na rua; assista o vídeo

Pelo Jornalista Domingos Costa

Para o prefeito do município de São Pedro dos Crentes, Lahesio Rodrigues do Bonfim (PTC) que é pré-candidato ao governo do Maranhão, a campanha eleitoral já começou… e nas ruas!

Nesta quarta-feira (09), por exemplo, o Blog do Domingos Costa recebeu um vídeo feito em uma movimentada avenida de São Luís no qual um veículo tipo picape apresenta adesivo perfurado por toda a extensão que compreende o vidro traseiro, devidamente com a foto do pré-candidatos e aliados políticos.

O adesivo é uma completa afronta a legislação eleitoral vez que configura campanha antecipada. E não é de hoje que Lahesio age como se o Maranhão fosse terra sem lei. O pré-candidato coleciona infrações eleitorais como implantação de outdoor por diversas regiões maranhenses.

09
mar

VÍDEO: Flávio Dino, “tenho dito e repito, eu vou lutar para o Brandão vencer a eleição”

Pelo Jornalista Domingos Costa

Durante o evento do PSB realizado na noite desta terça-feira (08) no qual marcou a filiação dos deputados estaduais Antônio Pereira (ex-DEM) e Adelmo Soares (ex-PCdoB), do empresário Florêncio Neto e da ex-prefeita Iracema Vale, o governador Flávio Dino (PSB) fez uma declaração contundente em favor do vice-governador Carlos Brandão.

Dino reafirmou seu compromisso com Brandão ao afirmar que não vai medir esforços para reeleger seu sucessor.

“Eu tenho dito e repito: Eu vou lutar para que o Brandão vencer a eleição e seja um governador melhor do que eu fui, claro, porque eu quero o progresso do Maranhão. E aquilo que não consegui fazer, eu quero que ele faça”, disse.

1 789 790 791 792 793 2.338