21
dez

Flávio Dino se diz animado com candidatura de Carlos Brandão

Pelo Jornalista Domingos Costa

O governador Flávio Dino disse que acredita que o seu grupo político possa partir unido para a eleição em 2022.

O governador Flávio Dino (PSB) reafirmou, em entrevista ao Bom Dia Mirante, na TV Mirante que o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) tem as condições necessárias para agregar todo o seu grupo político em torno da sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão.

“O meu posicionamento, que eu apresentei a esse colegiado, é de que o vice-governador Carlos Brandao teria, e na minha ótica tem, as condições de agregar, politicamente, eleitoralmente, e nos representar nessa batalha eleitoral vindoura. É um processo em curso, é um processo que, inclusive, está sintonizado com o calendário eleitoral. Às vezes, tem muita agonia, muita ansiedade, mas se você olhar nacionalmente, nos outros estados, ainda estão no momento de definições”, afirmou.

Flávio Dino se disse se disse animado com a possibilidade do vice-governador Carlos Brandão ser escolhido candidato do grupo ao Governo do Maranhão. Para Dino, Brandão representa probidade e honestidade.

“Me cabe opinar. Não me cabe decidir de modo unilateral. Não é nenhuma imposição, é uma posição. Acho que no dia 31 de janeiro nós vamos ter melhores condições ainda de aferir o pensamento da maioria. Estou muito animado com essa ideia de que o vice-governador Brandão representará, ao mesmo tempo, mudanças, porque é normal, é outra pessoa; mas, sobretudo, a manutenção da linha de probidade, de honestidade, de investimentos públicos e de políticas sociais, que acho que é o principal que nós conseguimos estabelecer nesses sete anos”, acrescentou Dino.

O governador Flávio Dino disse que acredita que o seu grupo político possa partir unido para a eleição em 2022.

“Eu tenho muita confiança na união e mudara, claro, minha posição se a maioria a rejeitasse. É uma mesa de partidos: nós temos 13 partidos, hoje, que integram o governo, existem os prefeitos que nos apoiam, existem os deputados estaduais que nos apoiam, a bancada federal. Esses são os núcleos decisórios principais. Eu apresentei uma opinião, vou aferir. A maioria dos partidos concorda ou discorda? A maioria dos prefeitos concorda ou discorda? Dos deputados? Então, se a maioria considerar que a minha posição está errada, é óbvio que eu seria o primeiro a revê-la. Agora, se a maioria estiver concordando com a minha opinião, é claro que as bases da união, democraticamente, estão estabelecidas. E, por esse critério objetivo, prático, eu tenho muita confiança de que as dissensões são normais, o debate é normal, é até saudável, acho importante que ele ocorra, mas nós vamos conduzi-lo sempre assim, com muita calma, muita tranquilidade, muita serenidade, porque nós temos um tempo, um prazo, e o principal é manter a união para vencer a eleição, eleger maioria de deputados federais, estaduais, tem a eleição do Senado, há eleição presidencial, são várias eleições em verdade, mas nessa temática do governo acho que nós avançamos muito nesse ano. Eu estou muito confiante, muito otimista de que a gente vai conseguir, se não 100% de união, mas a imensa maioria do grupo se mantendo unida no mesmo caminho agora na eleição para o Governo do Estado”, finalizou o governador.

21
dez

Assembleia Legislativa publica edital de concurso para 55 vagas

Pelo Jornalista Domingos Costa

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva, discursiva, títulos e prática.

A Assembleia Legislativa do Maranhão publicou edital para realização de concurso público com vagas em diversas áreas. Serão 55 oportunidades imediatas para níveis médio e superior, além da formação do cadastro de reserva. O certame era muito esperado e foi concretizado com o apoio do presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

As inscrições podem ser feitas entre 10 de janeiro e 14 de fevereiro de 2022. As taxas para participar vão de R$ 95 a R$ 140, dependendo do cargo de interesse. As provas serão aplicadas em 24 de abril, conforme o edital.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva, discursiva, títulos e prática.

As remunerações iniciais variam de R$ 7.249,59 a R$ 14.178,80. Além disso, o órgão pode oferecer benefícios adicionais. A estimativa para o concurso é que cerca de 35 mil pessoas se inscrevem para tentar uma das vagas.

A instituição organizadora do concurso é a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ).

21
dez

CEADEMA muda posicionamento e Mical ganha companhia de Enos Ferreira; marido de Eliziane Gama fica de fora

Pelo Jornalista Domingos Costa
Enos será candidato apoiado pela CEADEMA, assim como Mical...

Enos será candidato apoiado pela CEADEMA, assim como Mical…

A CEADEMA – Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus que tinha escolhido em setembro durante a 28ª Escola Bíblica de Obreiros – realizada no município de São Mateus – a deputada estadual Mical Damasceno como candidata única do segmento ao Parlamento Estadual nas eleições de 2022, mudou de posicionamento.

Após acolher um “recurso” do pastor Enos Ferreira, o plenário da 82º Convenção Geral Ordinária da entidade, realizada em São Luís, aprovou na última sexta-feira (17) o nome do filho do ex-deputado Costa Ferreira como pré-candidato a deputado estadual.

Enos Henrique Nogueira Ferreira é Pastor da Assembleia de Deus em São Luís (IADESL), coordenador da UMADESL, vice-coordenador da UNILIDER e advogado. Ele também é secretário de Estado de Relações Institucionais do governo do Maranhão.

Portanto, além da deputada Mical que concorre a reeleição, a Ceadema também terá oficialmente Enos Ferreira. Já o deputado federal único da entidade é o também pastor Gildenemir, que concorre a reeleição.

– Ficou de fora 

Quem ficou de fora foi Inácio Cavalcante Melo Neto, marido da senadora Eliziane Gama e considerado o dono do mandato da esposa.

Gama é evangélica da Assembleia de Deus e tinha sonho de emplacar o marido como candidato da CEADEMA, porém, o discurso dela não entusiasmou os pastores que sequer levaram a ideia a sério.

Aliás, é bom que se diga: a senadora Eliziane Gama está altamente “queimada” dentro das igrejas maranhenses por conta de seu posicionamento no Congresso Nacional. Mas esse é outro assunto que conto depois…

20
dez

Josimar Junior coloca o título eleitoral para Zé Doca e poderá se tornar prefeito com 21 anos

Pelo Jornalista Domingos Costa

Josimar Júnior, estudante de medicina e o filho do deputado federal mais votado do Maranhão, tornou-se nesta segunda-feira (20) eleitor do município de Zé Doca, reduto eleitoral do pai, Josimar de Maranhãozinho (PL) e onde a tia, Josinha Cunha é prefeita reeleita.

“Meu sobrinho Josimar Junior, mais um eleitor de Ze Doca, parabéns pelo título de eleitor. Esse documento representa a importância do processo democrático, é uma ferramenta para as mudanças e transformações que desejamos como cidadãos e cidadãs.” Escreveu a bem avaliada prefeita em suas redes sociais.

Vale destacar que no mês de fevereiro deste ano, o também filho da deputada estadual Detinha (PL) completou seus 18 anos e pelas regras eleitorais ganhou idade mínima para ingressar na política partidária e disputar cargos eletivos.

Vislumbrando as eleições municipais de 2024, até lá, Júnior terá completado 21 anos e poderá disputar o cargo de prefeito em substituição a sua tia.

Aliás, é bom que se diga, sobrinho é parente de 3º grau e pela Lei Eleitoral, Júnior, poderá disputar a sucessão da tia normalmente.

Estaria Josimar de Maranhãozinho preparando o filho para substituir a irmã no comando da prefeitura de Zé Doca?!


LEIA TAMBÉM:

Josimar Júnior entra na idade de elegibilidade, mas Maranhãozinho não quer o filho na política

20
dez

Duarte Junior garante um restaurante popular para zona rural de São Luís

Pelo Jornalista Domingos Costa

O parlamentar, foi também o responsável por levar para a zona rural o programa Saúde na Praça

Na última terça-feira, após uma reunião com o governador Flávio Dino, o Deputado Duarte Jr garantiu um verdadeiro presente para a zona rural de São Luis: um novo restaurante popular.

Agora os moradores da região mais populosa de São Luís poderão fazer refeições por apenas R$ 1,00 . Tudo isso, porque a proposta do restaurante é amenizar a situação de crise em meio à pandemia. Garantindo um importante equipamento social, com alimentação de qualidade à população que vive certamente um momento de vulnerabilidade econômica e social.

O deputado Duarte Jr, já se destaca como o parlamentar que mais serviços e benefícios garantiu para esta importante região. Podemos destacar a inauguração de uma unidade do PROCON, do VIVA e de um posto polícial dentro das instalações do Terminal de Integração do Distrito Industrial, além da reforma completa e da instalação de Wi-Fi no local.

O parlamentar, foi também o responsável por levar para a zona rural o programa Saúde na Praça, a pavimentação nas ruas e a recente inauguração do primeiro econúcleo da Defensoria Pública no local.

Duarte Jr, ressaltou a importância dessa entrega à população: “A Zona Rural de São Luís é bastante populosa. Precisamos garantir cada vez mais independência a esta importante região da nossa cidade e melhorar a qualidade de vida de todos que moram lá. Por isso, buscamos garantir mais acesso à direitos e a serviços com menor custo, mais qualidade e segurança. Tenho certeza que o restaurante popular, com almoço e jantar servidos por apenas R$ 1, será a realização de um sonho”.

20
dez

Deputada Daniella Tema e Amanda Gentil participam de abertura do Natal Iluminado de Caxias

Pelo Jornalista Domingos Costa

Daniella Tema com o prefeito Fábio Gentil e a secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, na abertura do Natal Iluminado de Caxias

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Daniella Tema (DEM) destacou a gestão do prefeito Fábio Gentil, que vem incentivando a retomada da economia local ao mesmo tempo em que embeleza a cidade com o “Natal Iluminado”, organizado pela Prefeitura Municipal.

Para a parlamentar, o “Natal Iluminado” tem sido um fator importante para a movimentação da economia, impactada pela pandemia do coronavírus.

“Estive em Caxias, na última semana, e tive a oportunidade de ver a cidade movimentada, os hotéis cheios, os restaurantes sem lugares suficientes para acomodar tanta gente, os trabalhadores informais espalhados pela cidade para garantir sua renda e, sobretudo vi o brilho no olhar das pessoas. Tudo isso é resultado do ‘Natal Iluminado’, um espetáculo de fé muito bonito e tenho certeza que jamais visto no Maranhão”, enfatizou.

O “Natal Iluminado” conta com vários pontos de luz, casa de Papai Noel e várias árvores natalinas. O Mirante, ponto turístico da cidade, também recebeu iluminação especial, assim como a Avenida Senador Alexandre Costa e a BR-316, que passa por dentro de Caxias. A prefeitura preparou uma programação especial para atrair caxienses e visitantes até o dia 6 de janeiro, dia de Reis, oportunidade em que toda estrutura é desmontada.

Para encerrar o pronunciamento, Daniella Tema parabenizou todos os servidores municipais envolvidos na realização do projeto. “Parabenizo, em nome de secretária Municipal de Governo, Amanda Gentil, todas as pessoas que se dedicaram diretamente na execução do ‘Natal Iluminado’, que é um verdadeiro presente para o povo de Caxias”.

20
dez

Pedro Lucas entrega patrulhas agrícolas para as cidades de Lagoa do Mato, Chapadinha e Jenipapo dos Vieiras

Pelo Jornalista Domingos Costa

Pedro Lucas entrega patrulhas agrícolas paras as cidades de Lagoa do Mato, Chapadinha e Jenipapo dos Vieiras

O deputado federal, Pedro Lucas Fernandes, entregou nesta segunda-feira (20), na Codevasf, mais três patrulhas agrícolas, adquiridas com emenda parlamentar. Desta vez, as cidades beneficiadas foram Lagoa do Mato, Chapadinha e Jenipapo dos Vieiras. Os equipamentos vão fortalecer o trabalho e a produção dos pequenos agricultores dessas cidades do interior.

Pedro Lucas destacou que o empenho de melhorar o trabalho desses pequenos trabalhadores tem gerado bons frutos. “Nós recebemos relatos de muitos pequenos agricultores, que já receberam esses equipamentos, destacando como a produção local melhorou”, destacou o parlamentar. Pedro Lucas ressaltou que já foram entregues dezenas de patrulhas, e que a política de fomento à pequena agricultura deveria ser maior em todo o país.

O ex-prefeito de Jenipapo dos Vieiras, Moisés Ventura comemorou a entrega dessa patrulha para melhorar a produção da comunidade indígena da cidade e destacou a parceria com o deputado. “Mais uma conquista que o Pedro Lucas leva para Jenipapo dos Vieiras. Hoje, esse benefício é para a área indígena com a destinação dessa patrulha agrícola”, destacou o ex-prefeito.

Na cidade de Lagoa do Mato, os agricultores da Associação Povoado Caraíbas foram os beneficiados. Estavam presentes, o presidente Amilton e as lideranças políticas Adailton Duarte, Juarez Neto Jandaia e o vereador Raimundo do Gêjo. Em Chapadinha, a Associação de Produtores Rurais do Vale do Riacho foi beneficiada com o equipamento. Estavam presentes, o presidente da associação, Abraão Victor e as lideranças políticas, George e Georgiano. De Jenipapo dos Vieiras, a Associação Comunitária da Aldeia El-Betel de Jenipapo dos Vieiras recebeu uma patrulha agrícola. O equipamento foi entregue para a presidente, Dona Alice.

20
dez

Visando vaga de Federal em 2022, Fábio Macedo fecha com Leonardo Sá em Pinheiro e Cleomar Tema em Tuntum

Pelo Jornalista Domingos Costa

Fábio Macedo e Leonardo Sá em Pinheiro este final de semana.

O deputado Fábio Macedo segue firma na pré-campanha com o objetivo de ocupar uma cadeira de federal nas eleições de 2022. Recentemente o parlamentar fechou mais duas parceiras estratégicas no interior do Maranhão.

Na cidade de Pinheiro, Macedo ganhou o apoio do deputado estadual Leonardo Sá que levará o nome de Fábio por toda a baixada maranhense.

Pela redes sociais, o deputado publicou a foto de um encontro realizado este final de semana no qual contou também com a presença do vice-governador Carlos Brandão.

“Extensa agenda em Pinheiro ao lado do vice-governador, Carlos Brandão e do nosso anfitrião, deputado Leonardo Sá, uma das principais lideranças daquela região. Concedemos entrevista na Rádio Cultura e participamos de um almoço com lideranças locais. A noite também estive um divertido Campeonato de futebol, promovido pelo vereador, Riba do bom viver. Finalizei o dia muito feliz, pude sentir o carinho dos pinheirenses e recebi de forma oficial, o apoio de Leonardo Sá e todo seu grupo político para o nosso projeto eleitoral de 2022”, externou Fábio.

– Cleomar Tema em Tuntum

Cleomar Tema levanta os braços de Macedo em Tuntum...

Cleomar Tema levanta os braços de Macedo em Tuntum…

Ainda no final de semana, Macedo esteve na cidade de Tuntum em evento que reuniu o ex-prefeito Cleomar Tema e a sua esposa deputada estadual Daniela Tema.

Na cidade, o grupo político de Tema também decidiu externar apoio a Fábio na condição de pré-candidato a deputado federal.

O evento serviu também para inaugurar a obra de pavimentação asfáltica ligando a cidade ao povoado Arroz. Obra fruto de emenda parlamentar da deputada Daniela.

“Fomos recepcionados de forma calorosa pelos grandes líderes da região, Cleomar Tema deputada Daniella Tema, vereadores e por uma multidão que nos acompanhou em uma bela caminhada e motociata. A festa contou com a distribuição de presentes para as crianças, muita música e alegria para todos que participaram. Foi emocionate sentir a acolhida, o carinho e a energia do nosso povo! Na ocasião recebemos com muita alegria o apoio político do grupo tema. Nosso mandato está a disposição total do povo de Tuntun.” escreveu Fábio em suas redes sociais.

20
dez

Após três anos sem água, prefeito Rigo Teles inaugura poço artesiano no povoado Barro Branco

Pelo Jornalista Domingos Costa

Os últimos anos da gestão anterior a comunidade do Barro Branco clamou pela perfuração de um poço artesiano e não foi atendida.

O prefeito de Barra do Corda Rigo Teles inaugurou no último sábado, 18 de dezembro, o poço artesiano do povoado Barro Branco.

Os últimos três anos(2018-2020) a população daquele povoado foi altamente castigada com a falta de água nas torneiras. Segundo relatos dos moradores, eles se sentiam na obrigação de comprar água em carros pipas.

Os últimos anos da gestão anterior a comunidade do Barro Branco clamou pela perfuração de um poço artesiano e não foi atendida.

Para tentar fantasiar de que estaria perfurando um novo poço, a gestão anterior iniciou em 2020, vésperas das eleições, uma obra no povoado Barro Branco. Porém, não deu em nada. Ficou apenas na ilusão.

Ainda na campanha eleitoral de 2020 durante um comício no povoado Barro Branco, o então candidato a prefeito Rigo Teles garantiu que, se eleito fosse, ainda no seu primeiro ano de governo perfuraria um poço artesiano naquele povoado.

Assumiu o mandato em janeiro de 2021 e iniciou o projeto para construção do novo poço. Deu início logo em seguida, pediu urgência e a obra encontra-se concluída.

O poço foi inaugurado pelo prefeito Rigo Teles no último sábado, 18 de dezembro e contou com a presença de secretários, líderes comunitários e vários vereadores, dentre eles, Rubem França, que representa o povoado Barro Branco na Câmara Municipal. Os vereadores professor Abraão, Dedé e Pedro da Melancia.

“Fiz um compromisso de campanha e hoje estou cumprindo. Me sinto feliz em resolver este que era um grave problema. Nos esforçamos e nos planejamos. Vamos corrigir os problemas na rede de distribuição, já que os canos encontram-se ressecados devido o longo período sem água. Nossa gestão tem compromisso e respeito pelo povo, estou provando na prática”, disse Rigo Teles.

20
dez

Flavio Dino inaugura primeiro posto que carrega carros e bicicletas elétricas

Pelo Jornalista Domingos Costa

Governador Flávio Dino

São Luís inaugurou o primeiro para veículos elétricos no último sábado (18), no Parque do Rangedor. O posto funciona para o carregamento para veículos elétricos, além de contar com uma estação de bicicletas elétricas que disponíveis gratuitamente para a população.

A universitária Vanessa Aguiar foi uma das que teve oportunidade de testar as bicicletas elétricas no parque. “Percebi que a gente não precisa fazer tanta força e ela é bem mais rápida que as biciletas convencionais”, diz Vanessa.

De acordo com o governador Flávio Dino, o posto ainda tem caráter experimental. A estação conta com dez bicicletas elétricas para uso dentro do Parque, por meio do compartilhamento via aplicativo de celular. O eletroposto também funciona sem burocracia, basta chegar e plugar o veículo, sem custo.

O eletroposto permitirá que a população carregue carros elétricos gratuitamente, utilizando como uma das fontes de alimentação a energia solar, limpa e renovável. Além disso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas como alternativa de lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular; e um carro elétrico será doado à Secretaria de Governo para fiscalização e vistoria dos parques.

Para abastecer um carro como esse em uma “carga rápida”, leva cerca de 40 minutos. Depois desse tempo, o veículo está pronto para circular novamente.

O Parque do Rangedor funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h, com quadras de esporte, parquinhos, uma pista para caminhada e ciclovia de 3,5km.

1 819 820 821 822 823 2.338