Pelo menos duas diferentes associações criminosas vêm agindo em São Luís, uma que atua na clonagem de cartões de créditos, e a outra, especializada em fraudes contra o INSS.
Informações obtidas pelo Blog do Domingos Costa apuraram que a investigação policial começou a partir de uma denúncia anônima, na qual um grupo de “belos jovens” chamou atenção pelo uso de cartões em estabelecimentos comerciais em São Luís, sobretudo, lojas de roupas, eletrônicos, supermercados e festas.
Os “boas pintas” sem atividade profissional aparente fazem questão de exibir nas redes sociais as gastanças realizadas em camarotes de festas na capital maranhense e em outros estados, a exemplo de Teresina e Fortaleza.
A polícia, então, passou a monitorar o grupo e o caso está em plena fase de investigação, portanto, a deflagração de uma operação nesse sentido é só questão de tempo.
No primeiro caso, o mais intrigante é que todos os pagamentos são realizados por meio de cartão de crédito no qual o limite parece ser infinito.
Já a segunda quadrilha, sempre usa cartão em nome de terceiros, que pode ser resultante de fraudes Previdenciárias.
A polícia já sabe que o esquema é sofisticado, um desses jovens, por exemplo, possui pelo menos 20 cartões.
As práticas criminosas desse grupo apontam para lavagem de dinheiro, estelionato, associação criminosa e furto qualificado.
São Luís chega nem perto do montante de clonadores de cartão que existe no interior.